Bodisatva 32

Ano XXX | Verão 2020

Ao completar 30 anos, a Bodisatva publica uma edição dedicada a Educação e Transformação de Mundo. E não é à toa que isso acontece. A educação é um dos temas de diálogo mais efervescentes nos encontros e eventos promovidos pelo CEBB, que muitas vezes é descrito como uma escola. Muitos de nós talvez já tenhamos ouvido as seguintes palavras do Lama Padma Samten: “O CEBB é uma escola aberta, de alunos livres”. Como veículo ligado ao CEBB e à visão do Lama Samten, mergulhar nesse tema transversal e crucial do nosso tempo foi natural. 

Composta por uma multiplicidade de vozes de educadores, pais, alunos, especialistas em educação e mundo interno e grandes mestres da atualidade, a Bodisatva 32 propõe-se a explorar os caminhos que podemos trilhar em direção a uma educação voltada ao reencantamento da vida

E, em uma perspectiva de reencantamento, qual é o papel da escola? – indaga o Lama Padma Samten em Palavras do Lama. 

Sua pergunta é a mesma feita pelas adolescentes Greta Thunberg e Ana Julia, que ao lado de milhares de jovens em todo o planeta têm deixado desconcertados os adultos deste nosso tempo. Isso é o que nos conta a educadora Carolina Senna em Reencantar a educação e transformar o mundo.

A boa notícia é que as crianças não estão sozinhas. Em face de desafios tão grandes como a possível extinção da vida na Terra, têm surgido muitas abordagens que propõem uma Educação para si, para o outro e para o mundo. Este é o caso do SEE Learning, metodologia revolucionária elaborada pela Universidade de Emory e pelo próprio Dalai Lama.

Além desses temas, a Bodisatva 32 traz também ensinamentos do Lama Zopa Rinpoche nos lembrando que uma educação verdadeiramente transformadora deve englobar o universo emocional dos pais, e uma entrevista exclusiva com Elizabeth Mattis Namgyel.

Reencantar a educação e transformar o mundo

Por Carolina Senna

Para fazer nascer uma nova escola, os adultos deveriam indagar: como precisamos viver para que seja realmente possível ensinar às crianças aquilo que é necessário que elas aprendam? Quando essa pergunta surge dentro de uma comunidade escolar, a separação entre transformação interna e externa começa a se diluir, e a educação passa a transcender a própria escola.

É a partir desse lugar que, como orientação direta às duas escolas ligadas ao CEBB, o Lama Padma Samten tem proposto um olhar sobre o tema do reencantamento da vida. Este tema surge da necessidade de se repensar, de modo complexo e amplo, as nossas formas de viver na escola e para além dela. Dentro da escola, a visão de reencantamento impulsiona o processo educacional a gerar uma reflexão interna sobre a condição humana e a busca por felicidade, e também desafia a comunidade escolar a agir a partir das noções de auto-organização e vida em rede. Na visão e nas iniciativas que o Lama Padma Samten tem desenvolvido, há as escolas e há as aldeias. É necessário que as aldeias coloquem em marcha, a partir da atuação dos adultos, as transformações que aspiram que as novas gerações possam dar seguimento.

 

“Na visão e nas iniciativas que o Lama Padma Samten tem desenvolvido, há as escolas e há as aldeias. É necessário que as aldeias coloquem em marcha, a partir da atuação dos adultos, as transformações que aspiram que as novas gerações possam dar seguimento.”
- Carolina Senna

REVELAR.SI

Texto por Maria Liberal

Imagens por REVELAR.SI – Coletivo de Fotógrafas do Coque

O que se esconde e o que se revela sob o olhar de jovens mulheres da periferia do Recife?
Quais histórias guardam as mulheres pobres? E se pudéssemos ouvir o que está inscrito nas marcas de sua pele? Se cada ruga, cada marca do tempo, nos permitisse captar tudo pelo que já passaram: todas as histórias de dor, de luta, de enfrentamento, de coragem?

 

“Elas gritam? Gritam! Elas se aperreiam? Com certeza! Mas, como guerreiras que são, resistem. Muitas
perdem os filhos, mas alguma força brota lá dentro e as faz continuar — uma devoção ao cuidado com os outros.”

- Maria Liberal

Ensinando os sete fundamentos

Por Lama Zopa Rinpoche

A Bodisatva está prestes a publicar o livro Pais lúcidos, filhos bem-sucedidos (Joyful Parents, Successful Children). Nele, Lama Zopa Rinpoche oferece-nos conselhos preciosos sobre como criar filhos no contexto da prática budista. Rinpoche enfatiza a responsabilidade dos pais de oferecer bons exemplos às crianças e explica, de forma clara e profunda, como podemos planejar e orientar a criação dos filhos ensinando-os a gerar um bom coração.

 

“Assim como um mendigo na rua não é nutrido pela pessoa que está comendo uma refeição deliciosa em um restaurante caro, seus filhos não serão felizes como resultado do bom carma que você mesmo cria; em vez disso, eles mesmos têm de estabelecer carma positivo.”
- Lama Zopa Rinpoche


Entrevista com Elizabeth Mattis Namgyel

Por Lia Beltrão

Uma palavra aparece frequentemente quando outros professores do Darma se referem a Elizabeth Mattis Namgyel: humildade. No Brasil, nós a conhecemos especialmente por meio de seus dois livros, O poder de uma pergunta aberta e A lógica da fé (ambos da Lúcida Letra), e a linguagem queeles trazem aponta nessa direção. Sua escrita é simples e honesta, não apenas por estar repleta de exemplos pessoais, mas porque Elizabeth faz questão absoluta de revelar, aparentemente sem muita edição, os caminhos internos que cruzou para enfim fazer o que considera fundamental que nós todos façamos: contar o Darma para si mesma. Com humildade e honestidade, ela está compartilhando conosco a sua própria realização.

Em outubro de 2019, Lia Beltrão realizou uma entrevista por video conferência com esta grande professora. A versão editada está publicada na Bodisatva 32 e aqui em nosso site você poderá conferir em breve o vídeo e a entrevista sem cortes.

 

“Em certo sentido, nós estamos no comando, estamos aprendendo, somos parte desse processo criativo de encontrar o nosso lugar na natureza das relações interdependentes. Mas também não sabemos. E isto nos torna muito humildes. É um aspecto comovente da condição humana o fato de que nós não podemos dizer o que acontecerá a seguir.”
- Elizabeth Mattis Namgyel

Saiu na Bodisatva On-line

Revista Bodisatva

30 anos e muita história para contar

 

  • Duas edições por ano - para você ter tempo de contemplar cada detalhe da Revista Bodisatva.
  • Edições limitadas - produzimos uma pequena tiragem, e os exemplares são enviados com carinho do Rio Grande do Sul para todo o Brasil.
  • Conteúdo inédito e atemporal - os textos da revista impressa não estão disponíveis on-line e seus temas tocam diferentes áreas da vida.
  • Obras de arte - matérias ricamente ilustradas e ensaios fotográficos selecionados a dedo.

Na Bodisatva 32, você vai ler

A Bodisatva 32 foi gentilmente apoiada por

Artboard
banner-pg-especial-32-bodhisattva-immeasurable

Conheça quem colaborou nesta edição

Idealizador do projeto:
Lama Padma Samten

Equipe editorial e de redação:
Lia Beltrão, Janaína Araújo, Elise Bozzetto, Daniel dos Santos Leite, Luís Indriunas e Caroline Souza

Consultoria editorial para esta edição:
Carolina Senna e Fernando Leão

Jornalista responsável:
Lia Beltrão DRT 5855 PE

Projeto gráfico, diagramação e ilustração:
Diego Navarro

Comunicação on-line:
Lilian Tavares, Polliana Zocche, Élen Cezar, Geovana Colzani e Bruna Crespo

Revisão final:
Dirlene Ribeiro Martins, Caroline Souza e Daniel dos Santos Leite

Nesta edição:

PALAVRAS DO LAMA | Transcrição por Gracinha Melo e Carolina Senna; Edição por Carmen Navas-Zamora e Daniel Leite; Revisão por Dirlene Ribeiro Martins; Ilustrações por Diego Navarro

ESPECIAL | Reencantar a educação e transformar o mundo: Texto por Carolina Senna; Edição por Lia Beltrão; Revisão por Caroline Souza e Dirlene Ribeiro Martins; Ilustrações por Diego Navarro | Há escolas que são asas: Apuração e texto por Elise Bozzetto; Edição por Lia Beltrão e Luís Indriunas; Pesquisa sobre iniciativas de educação não formal no Caminho do Meio por Claudia Allegro; Revisão por Dirlene Ribeiro Martins | Tantas histórias, quantas perguntas: Texto por Elise Bozzetto; Pesquisa sobre Escola Vila Verde por Elise Bozzetto e Camila Chamon; Decupagem de entrevistas por Madson Moraes; Revisão por Dirlene Ribeiro Martins | Escolas como potência de encontro dos sonhos: Texto por Janaína Araújo; Edição por Caroline Souza e Daniel Leite; Revisão por Dirlene Ribeiro Martins | Educação e mundo interno: Texto por Caroline Souza; Edição por Daniel Leite e Lia Beltrão; Pesquisa por Polliana Zocche, Daniel Leite e Jana Macedo; Revisão por Dirlene Ribeiro Martins | SEE Learning - Educação para si, para o outro e para o mundo: Transcrição por Siene Pacher e Sergio Neveu; Texto por Luís Indriunas e Polliana Zocche; Edição por Lia Beltrão e Caroline Souza; Revisão por Dirlene Ribeiro Martins

ENSAIO - Revelar.si | Fotografias do coletivo de fotógrafas Revelar.si; Texto por Maria Liberal Peixoto; Revisão por Dirlene Ribeiro Martins; Curadoria e edição de imagem por Zé Paiva | Arte e mundo interno: Arte de Valentina Fraiz; Texto por Janaína Araújo; Edição por Daniel Leite; Revisão por Dirlene Ribeiro Martins || Visão - Ensinando os sete fundamentos: Texto de Lama Zopa Rinpoche; Tradução por Josiane Tibursky; Abertura por Guilherme Erhardt e Tatiana Klein; Revisão por Dirlene Ribeiro Martins; Ilustrações por Diego Navarro

ENTREVISTA | Elizabeth Mattis Namgyel: Entrevista e abertura por Lia Beltrão; Perguntas por Lia Beltrão e Stela Santin; Transcrição por Jana Macedo, Márcio Lobo e Lilian Moreira Mendes; Tradução por Ormando M. Neto, Alessandra Granato e Graciela Coelho; Edição por Caroline Souza; Revisão por Dirlene Ribeiro Martins || Darma na vida cotidiana - Como você explica o Darma para si mesma?: Texto por Stela Santin; Edição por Lia Beltrão e Guilherme Erhardt; Revisão por Dirlene Ribeiro Martins

ROTEIRO DE PRÁTICA | Educador ou rotulador? | Texto por Patricia Franco e Etienne Janiake; Revisão por Dirlene Ribeiro Martins

MAHASANGA | A luz do Buda Amitaba no coração de Brasília: Texto por Carmen Navas-Zamora; Edição por Luís Indriunas; Revisão por Caroline Souza

ARTIGO | Espiritualidade, budismo e educação: Texto por Alexandre Simão de Freitas; Revisão por Caroline Souza

ABERTO PARA PERGUNTAS | Transcrição por Bárbara Nóbrega; Edição por Janaína Araújo; Revisão por Dirlene Ribeiro Martins

DARMA E ARTE | Textos por Daniel Leite, Carolina Martins, Kátia Mafra e Laura Fernandes; Revisão por Dirlene Ribeiro Martins

BODISATVA.COM.BR | Entrevista com Yongey Mingyur Rinpoche: Entrevista por Gustavo Gitti, Janaína Araújo e Polliana Zocche; Tradução por Ormando M. Neto; Transcrição por Lilian Moreira Mendes; Revisão por Dirlene Ribeiro Martins

PONTO FINAL | Quadrinhos por Jozz, inspirados em ensinamentos do Lama Padma Samten