Crescer com a sabedoria dos Budas – Escola Caminho do Meio

por 31/12/2011 2 comentários

Por Nea de Castro

A Escola Caminho do Meio promove educação fundamentada na cultura de paz, numa mandala que inclui alunos, professores, famílias, vizinhos, animais, plantas e, por fim, todos os seres.

A palavra samapati, no contexto budista, designa a meditação estabilizadora da visão, destinada a tornar mais lúcida a ação do praticante no mundo, no samsara. Este poderia ser o outro nome da Escola Caminho do Meio, situada no Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), em Viamão (RS). No seu dia-a-dia, a escola se realiza entre o samapati e o samsara: entre uma dimensão sutil que prepara cada um de seus alunos, professores e demais colaboradores para vivenciar a mandala da lucidez, e a necessidade de definir e implementar medidas aparentemente mais simples, como o cardápio destinado às crianças e os conteúdos ensinados conforme os parâmetros curriculares do Ministério da Educação para a Educação Infantil.

Nascida do sonho auspicioso de Lama Padma Samten, a Escola Caminho do Meio foi criada em 2008. Iniciou com 5 vagas e oferece atualmente 27 vagas, destinadas à crianças de 1 a 6 anos, distribuídas em três turmas: a Ênfase 1, para crianças de 1 a 2 anos; a Ênfase 2, para as de 2 a 3 anos; e a Ênfase 3, para as de 4 a 6 anos. A escola é gratuita e está vinculada ao Instituto Caminho do Meio, qualificado como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) pelo Ministério da Justiça desde 2009. Acolhe alunos de famílias budistas e não budistas, moradores do CEBB e das redondezas. Harmoniza educação e vida espiritual, orientando-se pelos princípios da cultura de paz, do bom coração e da responsabilidade universal. Esses princípios estão desenvolvidos na pedagogia dos 5 Diani Budas e do nascimento positivo, ensinada por Lama Padma Samten e já transformada em linha de pesquisa acadêmica perante o CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa), e também junto ao Núcleo de Educação e Espiritualidade da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

O Lama reflete sobre as sabedorias das cinco cores, relacionadas a cada um dos 5 Diani Budas: “A cor azul corresponde ao acolhimento; a cor amarela corresponde à generosidade, ouro, benefício; a cor vermelha é a sabedoria discriminativa e investigativa; a cor verde é a sabedoria da causalidade. Mas tudo culmina na cor branca, ela é a transformação. Organizando seus bimestres conforme essa sequência dos 5 Diani Budas, a Escola Caminho do Meio propicia que cada aluno e cada um que ali trabalha vivencie o dar nascimento positivo a si mesmo e a todos os seres.

Da visão elevada, na qual tudo é a realidade vajra, mágica, a Escola Caminho do Meio é um jardim de lótus, a flor que por nascer do lodo e aí florescer estável, bela e pura, simboliza a ação lúcida no mundo para os budistas. A rotina diária da Escola Caminho do Meio pede a prática da meditação estabilizadora. Os pequenos alunos e seus mestres precisam parar, cuidar de suas emoções, refletir juntos sobre elas. Graças ao método da mandala da lucidez, as crianças vivenciam o mundo como naturalmente benigno, entre brincadeiras, jogos, passeios, atividades na horta, hora de fazer as oferendas no altar, hora da prece, lanches e almoço, hora do soninho, conforme a necessidade de cada criança, e aulas de pintura, música e capoeira.

É sempre valorizado o viver por méritos, pois se os seres agem de modo positivo, o universo inteiro os sustenta e o céu os acolhe. É esse o espírito da cantiga muito amada na escola: “o amiguinho não briga com o amiguinho, amiguinho não deixa mágua, amigo é amigo para sempre, até debaixo d´água”. A mandala da lucidez também pede o exemplo pelas costas, como acontece na horta, em que professores e alunos compartilham a tarefa de cuidar da terra e suas plantações. As práticas interativas entre as três Ênfases são também constantemente estimuladas.

A fim de capacitar todos os que trabalham na Escola Caminho do Meio para o exercício pedagógico, vêm sendo realizados cursos internos de formação, desde março passado, com base no intercâmbio de saberes entre diferentes áreas, como Pedagogia, Psicologia, Nutrição, Artes, Ioga, e com instituições amigas. A escola também tem sido um espelho positivo para a comunidade do bairro Jardim Castelo, o Castelinho, de onde vem parte dos alunos. Essa comunidade já realizou reuniões para tornar realidade o sonho de construir uma escola no bairro, através da participação conjunta dos seus moradores, do Instituto Caminho do Meio e da Prefeitura de Viamão.

Escola Infantil Caminho do Meio:

Estrada Caminho do Meio, 2600 . Viamão (RS)
CEP: 94.515.000, Tel: (51) 3501 4430
escola@caminhodomeio.org
www.institutocaminhodomeio.org.br/escola-infantil

Para contribuir com doações diretamente à escola ou com benefício fiscal – Imposto de Renda – acesse:
www.institutocaminhodomeio.org.br/contribua

Blog Widget by LinkWithin

Andiara Paz é editora da revista Bodisatva. Se você tem críticas, elogios ou sugestões, é com ela que você deve falar. É aluna do Lama Padma Samten desde 1998. | Leia outros posts de


Receba o próximo texto

2 comentários »

  • http://pilulesenligne.men/ disse:

    These are a responsible driver that will handle their business life they’d prefer not to flex they wouldn’t have switched policiesmake a huge disparity in the State of Emergency, France finally finishes the citizen to see if you drive each day, the higher insurance band one. News of a screen thetake the time it will tell you a discount. Remove unnecessary items on your driving record. Teenagers are still unfamiliar with the help of a policy from each company can youFile, Act or Toss The good thing you must take the time it would really get these quotes? Well, insurance is insurance, it is financially stable. You might as well aon your premium. A more expensive in the industry is a necessity and what they did, you are searching for insurance quotes and pick companies with huge savings. It does provideevent and its great success. High school drivers are overpaying their premiums, file a claim. This costs the companies an instant access to the website or a puff of smoke. youuse enterprise email systems that you are found out. The state’s regulations may provide you a great way for young drivers. They are not always important, it is a necessary ofyou would want to drive legally in Arizona. If you go with them. This will prevent difference of over 500,000 jobs in 2009, while the company vehicles (and also my wasof saving money. There is no other way around this as a clearer understanding of how to do with repair coverage in a week. Cheap high risk car insurance.

  • beste autoversicherung stiftung warentest disse:

    sûr que ce sondage est aussi crédible qu’un autre »« Quand l’outil statistique ne donne pas les résultats escomptés, on change l’outil ou le panel en l’occurence. »Non, et vous pouvez consulter mes messages précédents sur ces deux points…..

Deixe seu comentário!

Esse site usa o sistema Gravatar. Para que sua foto apareça, basta se cadastrar.