| | | |

Dimensões escondidas: novo livro de Alan Wallace propõe integração entre ciência e budismo

por 17/06/2009 4 comentários

dimensoes-alan-wallace

Livro de Alan Wallace sobre unificação de física e consciência é alternativa lúcida para quem se fascinou ou para quem – como eu – detestou os filmes The secret (“O segredo”) e What the bleep do we know (“Quem somos nós”).

Eu ganhei o original em inglês (Hidden Dimensions) assim que foi lançado. Já admirava o trabalho do Prof. Alan Wallace, então li rápido e logo emprestei para uma amiga. Este ano ele veio ao Brasil para uma série de palestras e um retiro no Templo Caminho do Meio (Viamão/RS). Eu tive a sorte de estar lá neste último feriado. ;-) Em breve publico um relato aqui no blog.

Aproveitando a presença do Alan Wallace, a versão brasileira desta obra foi publicada pelo Instituto Caminho do Meio, em parceria com a editora Peirópolis. A tradução é da Lucia Brito, responsável pelas obras de S. S. o Dalai Lama.

A grande sacada, na minha opinião, não é tanto o paralelo com a física quântica, abordagem que ficou famosa com  O Tao da Física, de Fritjof Capra, e atualmente é distorcida à vontade pelo movimento new age (vide os filmes What the bleep do we know, aqui traduzido como “Quem somos nós”, e The secret). O ineditismo de Dimensões Escondidas está na proposta de uma ciência contemplativa, unindo métodos de primeira e terceira pessoa, com possibilidade de mensurar e replicar resultados cerebrais (biológicos) e mentais (psicológicos).

E isso não é apenas teórico! Antes de sua formação em física e filosofia da ciência, Alan Wallace foi monge budista e praticou por muito tempo sob orientação de grandes mestres tibetanos. Atualmente ele está colocando tudo isso em prática: dá uma olhada no projeto que já está sendo construído na ilha de Phuket.

O professor propõe a criação de um “telescópio para a investigação da mente”, fruto do refinamento da atenção e metacognição que a prática da meditação (especialmente samatha) proporciona. Ele está certo ao perguntar: “O que era a astronomia antes da invenção do telescópio?”. De fato, atualmente não temos ciência alguma dos fenômenos mentais, apenas dos cerebrais e comportamentais. Em vez de investigarmos pensamentos e emoções, só sabemos falar em sinapses e distúrbios de défit de atenção. Qual é o nosso instrumento? Livros do Lacan e EEG? Qual o remédio para nossas aflições? Divã ou pílulas?

No vídeo abaixo (17 minutos em 2 partes), gravado em 9 de junho no CEBB Caminho do Meio, Alan Wallace fala sobre o conteúdo do livro. É possível adquiri-lo online na loja do CEBB.

É possível comprar o livro na loja virtual do CEBB.

* Receba o próximo post por email!

Blog Widget by LinkWithin

Gustavo Gitti é aluno do Lama Padma Samten. Pode ser encontrado às quintas no CEBB São Paulo. | Leia outros posts de


Receba o próximo texto

4 comentários »

  • Ana Maria disse:

    Olá! Muito bons os seus comentários, realmente colocar o Tao dentro do mesmo “saco” do The Secret e afins…. não dá. Eu fui à palestra aqui no Rio, infelizmente não fui ao retiro. Obrigada por compartilhar.

  • Stela disse:

    Oi Gus!
    O livro é realmente ótimo e revolucionário…Abre as portas para uma verdadeira revolução na Ciência e na própria vida das pessoas.

    Afinal, alguém tem que gritar alto e com consistência teórica, como ele faz, que o ser humano não é constuído apenas de sinapses nervosas…
    E que está mais do que na hora de nos autocontemplarmos, para percebermos como DE FATO nossa mente funciona!!!
    beijo!

  • Já está à venda o novo livro de Alan Wallace sobre ciência e budismo | zafu.blog.br disse:

    […] também: • Alan Wallace fala sobre sua proposta | Vídeo em inglês • Livro é alternativa lúcida à abordagem new age | […]

  • Ana Carmen Castelo Branco disse:

    O CEBB de BH tem o livro “Dimensões Escondidas” do Alan Wallace? Quero comprar!

Deixe seu comentário!

Esse site usa o sistema Gravatar. Para que sua foto apareça, basta se cadastrar.