| | | |

Dzongsar Jamyang Khyentse – Não temos outra missão senão ajudar e proteger o Dharma

por 29/04/2013 1 comentário

Uma mensagem de Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche, no informativo anual da Khyentse Foundation de 2012, publicado dia 29 de abril de 2013.

O objetivo é nos lembrar: Não temos outra missão senão ajudar e proteger o Dharma, seja qual for a linhagem, não apenas as linhagens da tradição Tibetana, mas seja onde for, em diferentes partes do mundo, todas as diferentes tradições. E a visão e essa missão, de ajudar a proteger, gerar, propagar e fortalecer a vida e o vigor do Darma de Buda, é algo que temos que valorizar, defender e nos lembrar de novo e de novo.

O grande Longchenpa disse que quando a lua nasce e quando há um lago claro, mesmo que você não queira, a lua é refletida no lago. Da mesma forma, contanto que os seres sencientes tenham mérito, a imagem do Buda e seus ensinamentos e a sua bênção se refletem, mesmo se você não procurá-los. Mas se o lago está turvo e contaminado e não está claro, mesmo que a lua esteja brilhando no céu claro, o reflexo da lua não existe.

Da mesma forma, embora a compaixão do Buda é infinita e sempre presente, se não há mérito entre os seres sencientes para os Budas refletirem, então a chance de comunicação com o Buda provavelmente não existe. No entanto, a julgar não apenas por nós, mas por tudo o que está acontecendo em relação à atividade do Dharma, eu sinto que nós, seres sencientes, ainda temos muito mérito.

Temos tantos desafios. Desafios externos, sim, porém mais intensamente temos desafios internos. Vivemos em um mundo tão dinâmico, poderoso, materialista. E ainda assim encontramos praticantes, ainda encontramos pessoas curiosas sobre o que Buda disse, sobre o que Buda fez. E isso por si só é um grande incentivo para que possamos continuar a fazer o que estamos fazendo.

– Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche
Membro do Conselho de Administração da Fundação Khyentse

Tradução: Pema Rinchen

Blog Widget by LinkWithin

| Leia outros posts de


Receba o próximo texto

Um comentário »

  • Marcelo Lamela disse:

    Gostaria de receber textos.

Deixe seu comentário!

Esse site usa o sistema Gravatar. Para que sua foto apareça, basta se cadastrar.