Felicidade Genuína: prefácio de Lama Padma Samten

por 30/06/2015 2 comentários

Lama Padma Samten escreveu o prefácio à edição brasileira do mais recente lançamento da Lúcida Letra, o livro Felicidade genuína: meditação como o caminho para a realização, do professor Alan Wallace.

Prefácio à edição brasileira

Ao longo do texto, o professor Alan Wallace constrói um caminho muito interessante, apresentando vários métodos, visões e passagens de sua própria vida e de sua interação com grandes mestres de diferentes tradições, cientistas notáveis e praticantes verdadeiros. Ele recebeu ensinamentos e treinou com 60 mestres do Oriente e do Ocidente, em sua maioria mestres tibetanos, mas também mestres de meditação Teravada da Birmânia, da Tailândia e do Sri Lanka, consolidando, assim, uma visão ampla e não sectária.

Aqui, o foco de seus ensinamentos é atingir a felicidade genuína treinando a atenção no cultivo da quiescência meditativa, explorando as quatro aplicações da atenção plena, as quatro incomensuráveis, a ioga dos sonhos e o Dzogchen, culminando no repouso na consciência absolutamente pura do presente imediato.

Baseado em sua própria experiência, introduz também conselhos muito úteis para estabelecer o Darma do Buda no contexto da vida e estabilizar a lucidez pela maturação progressiva da motivação correta e de bodicita. O seu conhecimento profundo de ciência e da mente ocidental permite que esses ensinamentos preciosos sejam apresentados com autoridade e precisão, em meio a um diálogo intercultural muito rico, com paralelos e exemplos que nos tocam diretamente. O autor fala transpirando a maturidade de sua própria prática, conectando-a com fontes escriturais selecionadas.

Para as pessoas em geral interessadas no tema, bem como para praticantes de abordagens específicas budistas e não budistas e os alunos do CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva), o texto é muito interessante por ampliar sua visão e sua base de compreensão acerca das múltiplas abordagens da prática de meditação. Ele pode ser usado ainda como um programa progressivo e completo de formação no tema. Trata-se de um precioso referencial para a observação comparativa entre a presente prática de cada um e as várias descrições aqui contidas, a motivação adequada, o posicionamento adequado da mente e da energia de ação e o foco em meio à vida.

Temos hoje no Brasil uma diversidade de escolas tradicionais e muitos professores independentes trazendo contribuições que, mesmo originando-se da mesma raiz dos ensinamentos do Buda, muitas vezes parecem difíceis de harmonizar. Vejo o surgimento da presente publicação como uma abordagem unificadora que traz uma linguagem comum a todas essas expressões.

A Sanga brasileira tem sido muito beneficiada pela presença regular do professor Alan Wallace entre nós, que já percorreu o Brasil de norte a sul e tem também dialogado com o nosso ambiente universitário em diferentes capitais. A sua abordagem, que é especialmente hábil por conhecer em profundidade as origens e os meandros da cultura contemporânea, e por sua inteligência brilhante e compassiva, ajuda poderosamente a configuração da presença do Darma no Brasil. Muitos agradecimentos!

Lama Padma Samten.

Centro de Retiros do CEBB Darmata,

20 de junho de 2014.

Sobre o livro “Felicidade Genuína”

felicidade-genuina-alan-wallace-capa-capa

Baseado em seus trinta e cinco anos de estudo e prática sob a orientação de sessenta professores do Oriente e do Ocidente, Alan Wallace descreve um conjunto de técnicas de meditação tibetanas desde a mais simples atenção plena na respiração até os elevados métodos do Dzogchen. Abrangendo os princípios mais promissores dos ensinamentos budistas,o livro delineia as cinco meditações essenciais tibetanas que lhe ajudarão a alcançar maior felicidade:

  • Quiescência meditativa: atenção plena na respiração, acomodando a mente em seu estado natural e cultivando a consciência de simplesmente estar consciente.
  • As quatro aplicações da atenção plena: os ensinamentos fundamentais sobre o cultivo do insight contemplativo.
  • As quatro qualidades incomensuráveis: compaixão, bondade amorosa, alegria empática e equanimidade. O caminho do coração para a felicidade genuína.
  • Ioga dos sonhos: práticas diurnas e noturnas.
  • Dzogchen: a Grande Perfeição.

Cada capítulo começa com uma meditação guiada, material introdutório e pensamentos para contemplação adicional.

O livro está disponível para Kindle e também em sua versão impressa. Compre aqui →

Blog Widget by LinkWithin

Gustavo Gitti é aluno do Lama Padma Samten. Pode ser encontrado às quintas no CEBB São Paulo. | Leia outros posts de


Receba o próximo texto

2 comentários »

  • Dorival Vieira disse:

    Sou Dorival Vieira.
    Psicólogo-Psicoterapeuta.
    Zen Budista. Amigo de Monja Coen.
    Gostaria de saber como poderia escrver nesse gracioso espaço.
    Tenho uma Pagina no Face Book – Psique e Arte.
    Grato.
    Dorival Vieira.

  • alceu jose pinto disse:

    Eu Alceu, tenho muita sede de justiça, daí minha infelicidade de conviver em uma sociedade que olham o mundo barranco abaixo e no entanto, vemos páginas e páginas (enormes e coloridas) de gente milionária desde todo o tipo de esporte, até jornalístas e gente de televisão (emocionando o povo brasileiro) totalmente desavisado e despreparado para que consigem (olharem-se) (conscientizarem-se) de que (povão) não é campeao de nada, são apenas vítimas desta burquesia que aí está a mais de quinhentos anos, enganando o povo nestas eleições à cada 4 anos que sómente faz uma troca de quadrilha pois, o sistema de corruptos e corruptores é (o mesmo de sempre) depois de cada Eleição à cada 4 anos.
    É UMA JUDIARIA O QUE FAZEM COM O POVO BRASILEIRO.
    —> Salários e aposentadorias que (NÃO DURAM 5 DIAS !!!
    —-> Custo de vida bandido de tão caro já que, todo o comerciante MESMO ANTES DAS ELEIÇÕES, os candidatos antes mesmo de serem eleitos, já recebem UM CAMINHÃO DE DINHEIRO, para que fiquem á vontade junto aos prefeitos e gonvernadores de ÑÃO FISCALIZAREM NADA DOS COMERCIANTES, em troca do caminhão de dinheiro que dram para (suas campanhas eleitoreiras) É um caso de polícia mas como, depois de eleitos… ELES TAMBÉM TORNAM-SE CHEFES DA POLÍCIA. E quem pode denunciar isso aí, não deduncia por ESTAR TAMBÉM (numa muito boa) com —> altos salários e por isso vivendo no Brasil mas como se estivessem em UM PRIMEIRO MUNDO —> Mais viajando do que mesmo morando no Brasil.
    Deus que tudo vê, seja Louvado !!!

Deixe seu comentário!

Esse site usa o sistema Gravatar. Para que sua foto apareça, basta se cadastrar.