Lama Samten abre “108 Horas de Paz” com lançamento de cartilha

por 29/12/2011 Comente!
O encontro 108 Horas de Paz teve início ontem, no Cebb Caminho do Meio, em Viamão, com uma palestra do lama Padma Samten sobre a importância de uma visão ampla de saúde e a noção budista de vida humana preciosa. Outro destaque foi o lançamento da Cartilha de Práticas para uma Vida Mais Saudável, produzida pela ONG Ação Darmata, em Recife, dentro de um projeto financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O lama ressaltou que a ênfase na cura dos sintomas, com diagnósticos, medicamentos e cirurgias, não é suficiente para que o ser humano realize todo seu potencial.

“Se pudermos usufruir da saúde durante a vida, teremos mais tempo para meditar, estudar, fazer retiros, compreender os ensinamentos mais elevados. Mas há obstáculos. Estamos dentro de um ambiente adoecedor e a visão dominante é voltada para consertar as pessoas depois que adoecem. Seria melhor olhar de forma ampla e eliminar os fatores de adoecimento”, alertou.

A cirurgiã pernambucana Maria José Freitas, a Zita, contou como surgiu a ideia de promover encontros de narrativas e troca de saberes entre as famílias do entorno do Cebb Darmata, na área rural de Timbaúba. O resultado foi a descoberta de um grande acervo de usos e práticas envolvendo plantas medicinais. Segundo Zita, trata-se de um tesouro bem guardado por mulheres sábias como dona Carminha, autora dos versos de cordel que abrem a cartilha, e dona Zefinha, que por acaso fez o primeiro contato com o Cebb Darmata, ao tentar localizar os donos de um jumento que havia invadido sua plantação.

“Muito sonhos surgiram e se desdobraram a partir daquelas conversas e a cartilha e o documentário foram uma maneira deles se darem nascimento como agentes de cura”, comentou ela.

O “108 Horas de Paz” será encerrado no dia 1o de janeiro, ao meio-dia, depois de uma palestra do lama Padma Samten, que vai falar um pouco mais sobre a noção de vida humana preciosa.

Veja fotos do evento neste link: http://www.flickr.com/photos/cebb/sets/72157628642762747/.

Blog Widget by LinkWithin

A revista Bodisatva foi criada na primavera de 1990 e parou de ser publicada em 1998. Em 2007, voltou a ser editada devido a uma nova fase do Budismo no Brasil, na qual se torna prioritário responder aos desafios culturais e sociais contemporâneos. O conteúdo continua oferecendo um olhar budista para todas as áreas da vida, da economia à ecologia, das artes à psicologia, dos relacionamentos amorosos aos corporativos. | Leia outros posts de


Receba o próximo texto

Deixe seu comentário!

Esse site usa o sistema Gravatar. Para que sua foto apareça, basta se cadastrar.