| | | | | | |

Nova edição da Bodisatva: “Dimensões Ocultas da Consciência”

por 4/10/2009 10 comentários

bodisatva-siteNo editorial da Bodisatva número 1, exatos 19 anos atrás, José Fonseca escrevia:

“O leitor notará que alguns textos lembram mais um capítulo de livro do que um artigo de revista (…) o que importa é que nada se perderá com sua leitura”.

E seguia expressando a missão de que todas as correntes do budismo vejam Bodisatva como um veículo de sua própria expressão.

Desse tempo aos dias de hoje, tivemos o surgimento do aparelho celular, da internet, emails e redes de comunicação. O budismo tornou-se conhecido mundialmente, começa a ser incorporado a nossa cultura de várias formas e progressivamente assume responsabilidades frente aos desafios globais contemporâneos. Nesta edição podemos ver a Bodisatva do budismo dos tempos que correm.

A seção 12 Elos aborda o sétimo elo, vedana, nossa mente limitada ao comportamento binário de “gostar” ou “não gostar” ou à indiferença. A coluna Meditando a Vida apresenta o propósito da Escola Caminho do Meio — e do cebb como um todo — de introduzir a educação como caminho para a lucidez no mundo.

No tema de capa, Liane Alves fala da presença de Alan Wallace entre nós e das dimensões ocultas da realidade simplista do samsara, tanto na ciência como no mundo. Na entrevista de José Fonseca, o professor Alan Wallace aborda, entre outros assuntos, a unificação da ciência e espiritualidade, a prática de meditação shamata e os benefícios dos ensinamentos diretos da Grande Perfeição (Dzogchen) para o povo brasileiro.

Ricardo Aveline nos fala das várias formas de ação que diferentes mestres têm encontrado para trazer benefícios de forma coletiva. Clítia Martins reflete sobre a crise ambiental e a quebra de paradigma baseada no surgimento de uma cultura de paz. Bhante Rahula, em seus ensinamentos no CEBB Caminho do Meio, apresenta o caminho do ouvinte e dialoga sobre as diferentes escolas budistas.

Thareja Fernandes, na seção Corpo, aborda a prática de ioga e os vários métodos de silenciar a mente, esclarece as dúvidas mais comuns e relaciona os benefícios e funções dessa atividade. O texto clássico desta edição apresenta Instruções para o Tenzo, de Dogen, mestre que levou o budismo da China para o Japão e criou o Soto Zen.

Veja também as dicas da seção Aliás, humor em Vida Leve e a participação dos leitores na seção Janela.

Que todos leiam, se alegrem e se encham de ideias e sonhos positivos para suas próprias vidas. Escrevam para nós com suas sugestões de como a Bodisatva poderá ser melhor, agora que está na maioridade. Nos ajudem a levar seus sonhos e a energia do Darma do Buda para todas as direções e para todos os seres.

Preview em PDF: páginas iniciais de cada seção.

Para adquirir: vá até o CEBB mais próximo ou compre online.

Assine: receba esta e mais 3 edições.

Blog Widget by LinkWithin

Físico, com mestrado pela UFRGS, foi ordenado lama por Chagdud Tulku Rinpoche em 1996. Desde então conduz retiros e oferece ensinamentos em várias cidades do Brasil, Uruguai e Argentina. Acompanhe a agenda do lama! | Leia outros posts de


Receba o próximo texto

10 comentários »

  • Tweets that mention Nova edição da Bodisatva: “Dimensões Ocultas da Consciência” | Bodisatva: meditação, budismo, arte e ciência -- Topsy.com disse:

    […] This post was mentioned on Twitter by Fabio Rodrigues and vanessa, Lama Padma Samten. Lama Padma Samten said: Nova edição da revista Bodisatva traz entrevista com o físico e ex-monge Alan Wallace: http://migre.me/96mm […]

  • arlucia andrade disse:

    compartilhando: aqui em salvador, Bahia, iniciamos um grupo de estudos budista doméstico para estudo da Bodisativa. Os primeiros passos ~serão uma análise da revista ao longo dos anos, suas modificações articuladas com as mudanças dos paradigmas do mundo tecnologico contemporâneo.Um grande abraço a todos e que possam todos se beneficiarem!

  • Dalila lubiana disse:

    Quero assinar a revista com os textos do Lama Samten, entrevista com Allan Walace, etc
    Contato para assinatura Com Nathali (27)3031-4122 ou escolayoga@gmail.com
    Grata,
    Dalila Lubiana-ES

  • Moacyr Tolentino disse:

    Meus cumprimentos pelo lançamento da revista. Há alguns anos atrás era eu assíduo leitor dessa revista. Felizmente ela retorna com novos esclarecimentos que, sem dúvida, trarão auspiciosos conhecimentos que muito facilitarão nossa longa caminhada no preparo para ampliarmos os beneficios aos seres sencientes.

  • Míriam Morata Novaes disse:

    Olá, Parabéns pelo trabalho maravilhoso que todos realizam.
    Quero assinar a revista, mande o valor e o procedimento.
    Paz a todos,
    Míriam

  • Denise Cabral disse:

    Gostaria de assinar a revista mas moro no Texas.
    Como posso fazer?
    Há versão eletrônica?
    Custaria excepcionalmente muitíssimo mais caro para eu receber aqui?
    Se possível, gostaria de receber informações.
    Obrigada.

  • nea maria setúbal de castro disse:

    OI, gente, como é bom ter a revista Bodisatva. Achei linda a idéia dos praticantes da sanga na Bahia de fazer um grupo de estudos dela, na nossa bibliotequinha do CEBB-RG temos alguns dos examplares antigos, e realmente é toda uma história especial. Pra quem tá estudando o Dimensões ocultas, do Alan Wallace, a matéria da Liane Alves dá um resumão, uma espécie de vôo panorâmico, um roteiro sobre as idéias essenciais do professor. Abraço, no DArma, ciao, ciao, Nea.EvémasRelíquias2010.

  • Glauco Ferreira disse:

    Olá. Há algum grupo de estudos no Brasil – e talvez de tradução – em torno do trabalho de Alan Wallace? Estou lendo o livro Genuine Happiness e acho que disponibilizar este texto ao leitor em português seria de grande valia, complementando a obra A Revolução da Atenção. Há outros textos e artigos interessantes sobre a definição de “atenção plena” (sati) e “introspecção” (samprajna)e a prática de shamatha que precisam chegar e ser distribuída entre nós. Poderíamos avaliar algo?

    No Dharma,

    Glauco Ferreira
    Brasília – DF

  • Gustavo Gittig disse:

    Glauco,

    Pelo que sei, não. Crie um! ;-)

    Seria bom contar com a orientação de algum mestre próximo ao Alan Wallace, como o Lama Padma Samten.

    Se criar, me avise, pois tenho muito interesse em acompanhar e eventualmente ajudar.

    Abraço.

  • Glauco Ferreira disse:

    Oi, Gustavo. Éhhh! As andorinhas estão por aí, como fazer o verão?. Se vcs puderem discutir a proposta, o apoio de uma sangha seria muito importante para a iniciativa, uma vez que foi o Lama Padma que recebeu Wallace no Brasil. Meu e-mail pessoal é glauco.br@gmail.com para contato e coloco abaixo o índice do livro Genuine Happiness, que não trata especificamente do conceito de felicidade, mas dos métodos de meditação. Inseri alguns endereços de entrevistas de Wallace, inclusive uma bem interessante em espanhol. Posso fornecer os arquivos digitais. Ok

    CONTENTS

    Foreword By His Holiness The Dalai Lama
    Acknowledgments
    Introduction

    Part One – Refining the Attention
    1. Mindfulness of Breathing
    2. Settling the Mind in Its Natural State
    3. The Awareness of Being Aware

    Part Two – Insight through Mindfulness
    4. Mindfulness of the Body
    5. Mindfulness of the Feelings
    6. Mindfulness of the Mind
    7. Mindfulness of Phenomena

    Part Three – Cultivating a Good Heart
    8. Loving-Kindness
    9. Compassion
    10. Empathetic Joy and Equanimity

    Part Four – Exploring the Nature of Consciousness
    11. Bodhichitta: The Spirit of Awakening
    12. Daytime Dream Yoga
    13. Nighttime Dream Yoga
    14. The Great Perfection

    Appendix: The Santa Barbara Institute For Consciousness Studies
    Notes
    Recommended Reading
    Bibliography
    Index

    Entrevistas:
    1) http://www.bosquetheravada.org/index.php?option=com_k2&view=item&id=692:el-balance-consciente-¿qué-realmente-entendía-el-buda-por-la-“atención-consciente”?&Itemid=573

    2)http://www.alanwallace.org/Within You, Without You:
    Like a telescope launched into orbit beyond the distortions of the earth’s atmosphere, shamatha meditation provides a platform for exploring the deep space of the mind.” In Tricycle: The Buddhist Review, Winter, 2009:
    78 – 83, 119.

Deixe seu comentário!

Esse site usa o sistema Gravatar. Para que sua foto apareça, basta se cadastrar.