| | | | |

Um lama que fala a língua da gente

por 9/11/2009 6 comentários

lamaatarde1O Lama Padma Samten foi motivo de uma matéria na revista Muito, encarte do jornal A Tarde, de Salvador-BA de 1º de novembro.

O Lama fala do poder da linguagem e comunicação, dá exemplos de como se comunica e explica a abordagem de S. S. o Dalai Lama, uma forma especial de passar os ensinamentos budistas para a sociedade contemporânea.

Deixo um trechinho abaixo, mas leia lá a matéria completa.

“Para o lama, o segredo do sucesso é simples: a adequação dos ensinamentos aos temas cotidianos. Em suas palestras ele fala que cada um deveria analisar suas próprias ações, perguntando a si mesmo: “O que posso fazer para não ferir as outras pessoas? O que posso fazer de bom para as outras pessoas?”. Simples assim.

Esta é a fórmula miraculosa também de Sua Santidade, o Dalai Lama, um comunicador nato que faz esta conexão entre os ensinamentos do Buda e o cotidiano de gente comum, que nem tem religião ou tem pouco acesso ao conhecimento. Ele vem fazendo isso através de seus livros, no Brasil publicados por várias editoras. Para Padma Samten, o Dalai Lama vem contribuindo para popularização do budismo no mundo.

“Sua Santidade o Dalai Lama é o Prêmio Nobel da Paz. Ele executa muito bem a sua função. Está construindo uma cultura de paz. Ele está criando pontes entre as culturas, linguagens que nos permitem aproveitar o melhor de cada cultura – e não só da tradição budista, das várias tradições religiosas. Ele tem essa postura maravilhosa.”

Blog Widget by LinkWithin

| Leia outros posts de


Receba o próximo texto

6 comentários »

  • Gustavo Gitti
    Gustavo Gitti disse:

    Valeu, Miguel!

    Muito bom saber que mais e mais gente está valorizando os ensinamentos do Lama e o Darma em geral.

    Abraço!

  • Ana Luiza disse:

    Maravilhoso título!
    Numa outra oportunidade poderá ser acrescentado: O LAMA que ouve o coração da gente.
    Não sei porque nem como, mas o fato é que a energia do LAMA fica repercutindo em nossas vidas.
    Vida longa ao Lama Samten!

  • Carlos Ernesto de Oliveira
    Carlos Ernesto disse:

    Miguel, meu irmão, que beleza de lembrança, de postar esta mensagem; se eu tivesse que resumir a prática e seus milagres em pouquíssimas palavras, seria exatamente com estas palavras do nosso querido Lama Samten: “O que posso fazer para não ferir as outras pessoas? O que posso fazer de bom para as outras pessoas?. Simples assim”.

  • Claudio Roberto disse:

    Não posso deixar de lembrar a importância, de Lama Samten, ser um Lama Brasileiro e com uma formação ocidental. Isso é muito importante para a aproximação do Budismo à nossa realidade.
    Abraços,

  • Sandra Leite disse:

    Ser um lama que fala a língua da gente com imensa e transbordante compaixão por todos os seres,transpirando paz, alegria, compreensão, acollhimento …. este foi o sentimento que se formou em minha alma ao ouvir anos atrás o Lama Padma Santem aqui em Fortaleza.

    Grata por traduzir e compartilhar isto em palavras….

  • fernanda disse:

    qual é a lingua falada pelos budistas.

Deixe seu comentário!

Esse site usa o sistema Gravatar. Para que sua foto apareça, basta se cadastrar.