| | | | |

O Tibet invade o Brasil por uma semana

por 23/05/2011 2 comentários

Para quem ainda não sabe, vai rolar a II Semana de Cultura e Arte Tibetana, em Floripa. Tem muita coisa boa e gratuita. O release oficial vai abaixo.

Dalai Lama com Guilherme, Alexandre e Cerys, do CCT

“Eu sinto que a cultura tibetana com seu legado único – nascido dos esforços de muitos seres humanos de bom espírito, de seu contato com mongóis, chineses, indianos, nepaleses e cultura persa, e de seu ambiente natural – tem desenvolvido um tipo de energia que é muito útil no cultivo da paz mental e aproveitamento da vida. Eu sinto que existe um potencial para o Tibete ajudar a humanidade, e particularmente nossos vizinhos do leste, onde milhões de jovens chineses perderam seus valores espirituais. Neste caso, eu sinto fortemente que a cultura tibetana exercerá um papel muito importante no futuro da humanidade.”
–Sua Santidade o XIV Dalai Lama, 1989, Nobel Peace Laureate

Entre os dias 27 de maio e 4 de junho, Florianópolis se transformará na capital brasileira da cultura e arte do Tibete. O Centro de Cultura Tibetana (CCT) realiza, na Universidade Federal de Santa Catarina, a II Semana de Cultura e Arte Tibetana, com palestras, curso, exibição de filmes e exposições. Todas as atividades são gratuitas, exceto o curso.

Mandala de areia

A cerimônia de abertura (27/5, às 18h30) será marcada pelo início da construção de uma mandala de areia. Monges do Namgyal, monastério do Dalai Lama nos Estados Unidos, virão pela primeira vez ao Brasil para a realização desta arte milenar, feita com milhões de grãos de areia coloridos para representar a impermanência. Os participantes poderão acompanhar de perto todo o processo de produção da mandala durante todos os dias de evento, das 9h às 18h. A cerimônia de desmantelamento da mandala será no último dia de programações (4/6), às 15h.

Curso sobre história do Tibete

Inédito no Brasil, o curso “Tibete: história, cultura e sobrevivência” acontece entre os dias 27 de maio e 4 de junho, das 19h30 às 22h, no auditório do prédio da Reitoria da UFSC. Com Lia Diskin (Instituto Palas Athena), Robbie Barnett (Columbia University), Lama Padma Samten (CEBB), Tsewang Phuntso (Tibet Office New York) e outros professores. São 180 vagas. Inscrições pelo site www.semanatibetana.com.br.

Mesa-redonda

A mesa-redonda “Um olhar para dentro: contribuições da Ásia para o mundo atual” (30/5, às 10h) discutirá a expansão e a influência da cultura asiática nos países do Ocidente, abordando temas como ciência, técnicas contemplativas, filosofias e estudos da mente. Com Lama Padma Samten (CEBB), João Lupi (UFSC), monges Joaquim e Gensho (budismo zen), reverendo Joaquim Monteiro (budismo Terra Pura) e Alexandre Vieira (CCT) como moderador. Entrada franca.

Exposições, filmes e palestras

"The missing piece" (artistas criam inspirados pelo Dalai Lama)

Além de uma exposição de thangkas (pinturas religiosas originárias do Tibete), duas exposições fotográficas também podem ser visitadas diariamente, das 9h às 22h. A primeira conta a história do Tibete em imagens de seu próprio povo e The Missing Peace in a Box chega pela primeira vez ao Brasil com 14 posteres doados por artistas famosos que se inspiraram nos ensinamentos do Dalai Lama.

No dia 2 de junho, às 15h, será exibido o filme Fogo na Neve, do diretor Makoto Sasa, sobre a história de Palden Gyatso, monge budista que, durante 33 anos, sofreu torturas e realizou trabalhos forçados em um cativeiro mantido por chineses. No dia 3 de junho, às 17h, Tibete: O que resta de nós, dirigido por François Prévost e Hugo Latulippe, conta a história de uma jovem tibetana canadense em sua jornada, carregando um vídeo do Dalai Lama.


Trailer de “Fire under the snow”

Na palestra “Arte budista do Tibete: introdução e perspectivas” (28/5, às 14h), o tibetano Ogen Shak e a brasileira H. Gyatso abordarão a relação entre arte, técnica e insight contemplativo.

Banquete tibetano

Na noite do dia 1 de junho, será a vez dos participantes saborearem as iguarias típicas da culinária do país. Um jantar preparado pelo chef e artista Ogen Shak oferecerá três tipos de Momos (tradicional pastel cozido no vapor e com diferentes opções de recheio e acompanhamentos), molhos, arroz de açafrão e uma deliciosa entrada.

Além de liderar a equipe que preparará o banquete, Ogen Shak fará uma apresentação de canções típicas do Tibete, com demonstrações de vários instrumentos.

Serviço

Quando: 27 de maio (abertura às 18h30) a 4 de junho, das 9h às 18h.
Onde: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Rua Campos Universitário – Trindade – Florianópolis.
Entrada grátis para todas as atividades, exceto o curso.
Programação completa: www.semanatibetana.com.br
Twitter: @SemanaTibetana

Sobre o CCT

O Centro de Cultura Tibetana (CCT) é uma organização não-governamental sem fins econômicos que possui a missão de apresentar e preservar a cultura tibetana no Brasil e na América Latina, sobretudo em seus aspectos material e imaterial sustentado-se em princípios éticos universais como Ahimsa, que pressupõe práticas de não-violência e Nalanda, que pressupõe a absorção, interpretação e disseminação de conhecimentos.

Blog Widget by LinkWithin

Gustavo Gitti é aluno do Lama Padma Samten. Pode ser encontrado às quintas no CEBB São Paulo. | Leia outros posts de


Receba o próximo texto

2 comentários »

  • cristina murakami disse:

    Fiquei muito feliz com os acontecimentos de divulgação da arte tibetana no brasil,nos torna mais receptivos e unidos!Saber que existe uma cultura como a tibetana busca na essência do ser humano valores de respeito ao próximo e a natureza que fazemos parte, nos dá a esperança de um mundo melhor,tornando viável a nossa evolução espiritual !
    Cristina, abraços!

  • Fabio S Murakami disse:

    A cultura tibetana esta sendo reprimida dentro de seu territorio, no entanto em vista de sua grandiosidade conseguiu se expandir para outras partes do mundo.
    E como é maravilhoso o Brasil poder ter um conhecimento da existencia dela e ainda teremos mais uma visita do Dalai Lama no mes de setembro.
    Tudo muito lindo para nós…

    Fabio

Deixe seu comentário!

Esse site usa o sistema Gravatar. Para que sua foto apareça, basta se cadastrar.