| | | |

Relíquias do Buda de volta ao Brasil

por 19/12/2009 8 comentários

reliquiascebb588x280

Em fevereiro de 2008 as relíquias do Buda e de grandes mestres do budismo passaram aqui pelo CEBB Caminho do Meio, em Viamão-RS. Era a primeira vez que a exposição acontecia no Brasil. Muitos voluntários foram convocados para ajudar e dar apoio à infra-estrutura do evento, veio gente de todo o Brasil.

Na verdade, tudo era uma incógnita, não sabíamos qual seria o público e se teríamos como fazer um bom trabalho. Paralelamente acontecia o encontro “Budismo no mundo contemporâneo”, com a presença de vários mestres, na sua maioria brasileiros. Coisas do Lama Padma Samten… Tudo era surpresa, muitos que vieram apoiar estavam se conhecendo naquele momento e eu também estava chegando.

Os quatro dias da exposição transcorreram sem nenhum incidente, nenhum mínimo incidente. E as pessoas poderiam perguntar: então deve ter tido pouco público e a exposição não despertou o interesse? Foram aproximadamente 4000 pessoas em 4 dias. A turma que já morava no centro budista tinha trabalhado arduamente de sol a sol e as vezes até de madrugada para seguir fielmente as recomendações da organização internacional do Projeto Maitréia. A resposta do público visitante foi muito boa. Havia bênçãos dos budas para todos os lados e para todos os gostos.

No começo de março de 2010  a turnê das relíquias do Buda estará novamente passando pelo Brasil. Estará em várias cidades, do Chuí ao Oiapoque.

A proposta do projeto é angariar fundos para a construção de uma grande estátua do Buda Maitréia, o buda que está por chegar, o próximo buda da nossa era. Não será uma simples estátua: o motivo de sua construção não é só a criação de mais um grande monumento. Dentro do Buda será construído um hospital, centros de educação e também um templo para meditação. A proposta do projeto é bastante ampla e está fundamentada na idéia da sustentabilidade e da inclusão social para crianças, adolescentes e adultos.

A exposição é também uma forma de propiciar às pessoas o contato com a sabedoria dos mestres do passado, uma reverência à presença desses seres tão especiais que estiveram no nosso planeta relembrando os valores da compaixão, da paz e da possibilidade de transformação e desenvolvimento do nosso potencial através da realização da nossa natureza.

A turnê passará por Viamão-RS (12 a 14/3), Florianópolis (19 a 21/3), Curitiba (26 a 28/3), São Paulo (8 a 11/4), Vitória (16 a 18/4), Salvador (23 a 25/4), Recife (7 a 9/5), João Pessoa (14 a 16/5) e Rio de Janeiro (20 a 23/5). Veja a programação e não perca!

Blog Widget by LinkWithin

| Leia outros posts de


Receba o próximo texto

8 comentários »

  • vanessa disse:

    ahhh que lindo! ói nóis lá! incrível a oportunidade de estar, de alguma forma, olhando, sentindo, seres como Milarepa…

  • Erivelton Cassol disse:

    estou ansioso para conhecer o lama, farei o possível para participar de algum retiro em janeiro.

  • Claudio Roberto disse:

    Que sirva como fonte de inspiração à prática ! Sarva Mangalam !

  • Ana Luiza disse:

    Que maravilhoso projeto!
    Que oportunidade ir à exposição.
    Pude vê-la no Rio e perceber forte energia.

  • loreci disse:

    Maravilhoso. Tive oportunidade de ir vê-la no Templo Budista de Viamão (Caminho do Meio) e com certeza estarei la novamente quando retornar.

  • gabi disse:

    Eba! Estava em São Paulo e não pude ver na primeira vez, agora terei chance =)
    Se precisarem de algum tipo de a ajuda braçal ou material avisem via e-mail.
    Abs! Paz

  • Zuleika disse:

    Estive no templo , foi mágico, muito lindo aqueles momentos, com certeza voltarei este ano e levando mais pessoas comigo.
    Namastê

  • Daisy disse:

    Nossa, que felicidade poder experimentar a paz pela primeira vez quando fui à exposição das relíquias que aconteceu antes. Pena que não vem à região de Blumenau, mas irei a Floripa para vê-las, claro, sem esquecer de voltar correndo pra casa, como é o lema local.

Deixe seu comentário!

Esse site usa o sistema Gravatar. Para que sua foto apareça, basta se cadastrar.