Registro de um ano atrás, no lançamento do novo site da Bodisatva

Um ano de primavera da Bodisatva

Celebramos, em outubro de 2018, um ano do lançamento da nova plataforma online da Bodisatva


Por
Revisão: Bruna Crespo

Há um ano, a equipe da Revista Bodisatva – cada um(a) instalado(a) na sua salinha nos recantos deste Brasil – comemorava a estreia da nossa nova identidade e da nova plataforma online, gerada coletivamente sob os cuidados especiais de Elen Cezar, Diego Navarro, Lilian Tavares e Polliana Zocche.

Estreamos com mãos em preces, um pouco nervosos, em uma entrevista valiosa com a Monja Coen Sensei, “A prática é a vida em grupo” , assinada por Glaucia Domingos, que nos alertou sobre a importância da prática coletiva e a tendência – considerada por ela equivocada – de praticantes se isolarem. E nada mais oportuno do que relembrar e celebrar, hoje, o conselho da Monja Coen sobre a nossa motivação de caminharmos juntos e juntas neste trabalho coletivo e colaborativo.

Como diz o querido Lama Padma Samten, que nos inspira diariamente na busca por uma comunicação de transformação do mundo, “nós estamos criando a primavera”. Essa primavera que o nosso professor enfatiza é sobre o que nós aspiramos e podemos construir em teia. É desse olhar mágico que surgem as mandalas de transcritores, revisores, tradutores, ilustradores, diagramadores, fotógrafos, jornalistas, pauteiros e apoiadores que nos unem em uma grande rede de colaboradores e colaboradoras, que já soma mais de 80 pessoas.

Registramos mais de 138 mil visitas virtuais e publicamos mais de 120 conteúdos, entre especiais, textos inéditos, republicações de matérias das revistas impressas (como parte do trabalho de revitalização do acervo da Bodisatva) e postagens do site antigo. Hoje, trazemos um pouco daquilo que foi mais marcante neste nosso primeiro ano de primavera.


No início deste ano, dedicamos nosso coração à vinda da venerável Jetsunma Tenzin Palmo ao Brasil, com série especial de ensinamentos de Tenzin Palmo sobre as Seis Perfeições (ou Seis Paramitas), além de uma entrevista exclusiva com esta grande mestra, “Precisamos de uma compaixão destemida“, que vale rememorar.

Em junho, empenhamos nossa energia para acompanhar a passagem do grande mestre zen Kaz Sensei pelo Brasil, junto ao lançamento da Bodisatva nº30, com uma cobertura especial registrada por nossa equipe flutuante e querida.

Na mandala da tradução tivemos a alegria de publicar textos de outros veículos da tradição budista, como o “Bardo da realidade“, escrito pelo Erik Pema Kunsang e publicado na Levenkunst. Destacamos também a publicação da tradução do trecho do livro de Chogyam Trungpa, “Confie na bondade que existe em você“, que nos emociona ao entrarmos em contato com tamanha compaixão.

Do Lama Padma Samten compartilhamos preciosos ensinamentos transcritos, em sua maioria na seção Acervo, que conta com um grupo de digitalização e transcrição de textos impressos, desde a edição impressa nº 1. Um dos sonhos da Bodisatva é disponibilizar todo o acervo impresso na plataforma digital. E com o auxílio da mandala de transcrições, publicamos em agosto, “Chagdud Rinpoche, um construtor de estradas“, em que o nosso professor lembra a história de seu mestre.

 


Recebemos também, para a seção Praticantes, relatos enviados por praticantes do Darma e de diversas tradições que trabalham por uma Cultura de Paz, promovendo o conhecimento do mundo interno e o estabelecimento de relações positivas em projetos e experiências sociais com práticas contemplativas. Confira aqui alguns desses relatos.

Entre os artigos mais acessados no site, neste primeiro ano de publicações, está a série “Doença Mental na Perspectiva Budista” – no Acervo – e “A gente não sabia fazer diferente”. O primeiro é de autoria do Lama Padma Samten e o segundo foi produzido por João Vale, um dos tutores do CEBB e colaborador da revista, que nos convida neste texto a fazer a prática de Metabavana para nossos pais e familiares.

Com os corações aquecidos, agradecemos a todo(a)s apoiadores e doadores, voluntários e anônimos. E, inspirado(a)s na visão de Terra Pura, renovamos os votos de trabalharmos em uma plataforma de comunicação voltada para a divulgação de conteúdo relacionado à transformação de mundo, interno e externo.

Que a expansão do florescimento da primavera siga em benefício de todos os seres!


Relembre com a gente

O lançamento do novo site da Bodisatva foi feito durante o encerramento do retiro “Budismo e reencantamento da vida” com Lama Padma Samten no Cebb Caminho do Meio, em 01/10/2017. Veja como foi:


Apoiadores

1 Comentário

  1. Ormando disse:

    Parabéns a todas as pessoas que fazem a Revista Bodisatva florescer, e a todas que contemplam as belezas de suas flores e frutos ^^

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *