| | | | | |

Vídeo da palestra “Ética ambiental e budismo” – Lama Padma Samten

por 6/12/2009 3 comentários

Assista ao vídeo da palestra do Lama Padma Samten na PUC-RS, em Porto Alegre, dia 17 de novembro de 2009, na abertura do evento II Bioética em Debate: Ética Ambiental – Crises e Perspectivas.

“Eu não venho aqui falar como uma outra cultura superior, mas apenas imaginando que todos nós estamos no mesmo barco.”

“Nós já nem vamos tratar da questão se a realidade tem uma face final ou não. O que nós vamos perceber o tempo todo é que a face que a realidade externa mostra é inseparável de nossos olhos.”

“As próprias empresas geraram os problemas pelas quais elas estão passando”

“Mesmo que a gente não vá expandir a matriz energética, nós podemos, por meio de eficiência de processos, gerar uma expansão de nossa própria atividade.”

Mais vídeos no canal do Lama Samten no YouTube.

Blog Widget by LinkWithin

Gustavo Gitti é aluno do Lama Padma Samten. Pode ser encontrado às quintas no CEBB São Paulo. | Leia outros posts de


Receba o próximo texto

3 comentários »

  • Claudio Roberto disse:

    Parabéns Lama Samten. Por favor, continue nessa linha, o meio acadêmico precisa muito destes questionamentos. O tema está ligado também à carta de Ani Zamba. Obrigado a ambos !
    Prece: “Senhor, dainos compreensão às coisas que não podemos modificar, coragem para modificar as que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras.”

  • Claudio Roberto disse:

    Os Sistemas podem ser muitos, a Verdade uma só. A Vida se conecta, compactua. A palavra é um bom fio, mas não o novelo.

  • Radeir disse:

    Caíssimo!
    Falar em Pernambuco,veja o que há 17 anos batalhei, numa Bio-Ética-Primária- Intuitiva,movida por um colossal inconformismo,diante dos fatos resultantes do CENSO/91 ,e em dezembro/91 escandalosamente publicados .
    Morava em Minas e movida pela necessidade de fazer alguma coisa,mudei-me para Macieó,para in loco acelerar a pesquisa e elaboração do Projeto Sementeira,de uma simplicidade gritante, a solução capaz de erradicar a sub-raça de nanicos, chamados maldosamente de ‘Homens Gabirus! ( Rato Grande)e ao mesmo tempo reflorestar o Nordeste com Árvores Frutíferas, devolvendo ao solo o que por séculos foi dele tomado,originando gradativamente a destruição do meio, a seca dos rios,desertificação e claro, tornando solos e clima impróprios a vida, tanto de animais,vegetais e seres humanos.

    SEMENTEIRA.
    O original de SEMENTEIRA foi entregue em mão ao Dom Helder Câmara (provavelmente o perdeu).Por IRONIA, já que ele mesmo era pequenino, talvez com parentesco próximo desta raça desvalida,pois não pediu ao Superientendente da SUDENE, conforme eu o pedia.Imaginei que Dom Helder Câmara tinha autoridade e poder de mudar o destino dessa sua gente, apenas pedindo à SUDENE encaminhar para todas as EMATER Norte/Nordeste – orgãos responsáveis e bem pagos para zelar,proteger e bem promover o melhor aproveitamento das terras do Brasil.

    Mesmo com o descaso do Dom Helder, por quatro anos espalhei para pessoas responsáveis pela terra. A Emater MG elogiou mas disse que não tinha verba para implantá-lo. Recorri então a Vale do Rio Doce onde houve a promessa de fornecer os meios para Emater ,mas nunca veio a resposta,pois dependia da aprovação do Ministro de Minas e Energia,Sr, Paulino Cícero..Enviei-o também ao Dr Marco Maciel,então senador, ele respodeu-me dizendo que ia fazer todo possível – nada fez,nem quando se tornou vice-presidente.

    Ontem, 17/12/2009 enviei e-mail para Rede Globo,pois há um Anexo muitíssimo interessante, um modo gracioso dela ajudar a desenvolver a mentalidade das crianças ,jovens carenmtes de informações básicas sobre os bens da natureza e tendo na ÁRVORE a máxima representação do que é vida e harmonia terrena.

    (“Mas eu queria mesmo que a equipe da Globo analisasse o ANEXO – CONHECER PARA RESPEITAR –
    UM MINUTO COM A “ÀRVORE-AMIGA” e desenvolvesse o que ele porpõe.
    Esta poderia ser mais uma contribuição desta rede e na verdade um belo programa para envolver todas as crianças, jovens e velhos cansados de enlatados violentos de outros países.

    Os ” 30 MINUTOS”, é só um ESBOÇO – pra dar uma idéia do que e como apresentá-lo depois de dar uma mexidinha no texto?

    A Rede Globo, tem um pessoal da melhor qualidade criativa,que tal levar ao ar esta proprosta inocente e engraçadinha?

    Na verdade, as pessoas precisam descobrir o valor das árvores,frutas e sementes cujo destino tem sido lixões poluidores. As populaçoes desprezam os tesouros naturais e milhares de crianças precisam aprender amar os bens que só as Árvores podem dar. A Rede Globo tem vez e voz, capaz de contribuir para a recuperação da mentalidade das crianças e de quebra ver os resultados em tempo record. Quer apostar?
    Pensem com carinho e. a Terra-Mãe.. e o Céu retribuirá multiplicado!”)

    De: Ade T.Reis
    Assunto: RADEIR : COP 15 – PROJETO SEMENTEIRA
    Para: radeir@ymail.com
    Data: Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2009, 4:48

    Ade T.Reis enviou o link de um blog para você:

    Amigos,Elaborei Projeto Sementeira antes da ECO-RIO/92,há 17 anos e até hoje não foi implantado.Ele é a solução-COP 15-Ajudem-me realizá-lo?A TERRA AGRADECE!

    Blog: RADEIR
    Postagem: COP 15 – PROJETO SEMENTEIRA
    Link: http://radeir.blogspot.com/2009/12/projeto-sementeira-mahler-symphony-no-2.html

    Desculpa os excessos, mas não tenho o e-mail direto,daí aproveitar o espaço agora oferecido.

    E peço que faça deste projeto Sementeira uma redação mais apropriada,melhorada, mais técnico e que principalemnte o defenda e apresente como realmente é: A solução mais simples para salvar nosso planeta Terra.
    Que o Céu o inspire e abençoe desde agora!
    Radeir

Deixe seu comentário!

Esse site usa o sistema Gravatar. Para que sua foto apareça, basta se cadastrar.