| | | | |

O “GPS do bodisatva” e outros ensinamentos em vídeo do Lama Padma Samten

por 20/10/2010 5 comentários

Gravei de forma amadora a mais recente palestra do Lama Padma Samten aqui em São Paulo, no lançamento do livro A Roda da Vida como Caminho para Lucidez, dia 14 de outubro. Aliás, esse livro está perfeito: capa dura, fotos lindas do Templo Caminho do Meio, bela diagramação e, principalmente, os ensinamentos mais atuais do Lama Padma Samten.

O livro pode ser adquirido em qualquer CEBB ou na loja online. Há uma promoção que recomendo, pois vem com o DVD triplo Psicologia budista: método da mandala, com ensinamentos que não estão no livro. São 5 horas para assistir com muita atenção. Eu estou no meio do disco 2.

São 7 vídeos com cerca de 15 minutos. Para facilitar, listei os principais temas abaixo. Peço desculpas pelas constantes tremidas (não tenho tripé) e pelos barulhos do público. Mas dessa vez consegui aumentar o volume. Em breve disponibilizaremos esses ensinamentos em MP3 para download também. De qualquer modo, você mesmo pode extrair e baixar o áudio que desejar facilmente no site Dirpy.

1. Introdução à Roda da Vida

Temas: mapas mentais, seis reinos, classes de ensinamentos, caminho do ouvinte, mahayana, vajrayana, três animais.


Link Parte 1

2. O caminho do ouvinte

Temas: carência e avareza, caminho do ouvinte, mahayana (compaixão e compreensão), meditação, três venenos, moha (obtusidade mental, mente estreita, desinteresse), história da ciência, ignorância, delusão, imensidão do universo.


Link Parte 2

3. “Nós somos o silêncio vivo da mente”

Temas: filosofia da ciência, Lankavatara Sutra, como a mente se engana, paisagens, mundos, bolhas, céu, co-emergência, identidades, meditação, avidya, natureza não-obstruída da mente.


Link Parte 3

4. “Nós somos o conjunto de coisas flutuantes que nós não somos”

Temas: natureza não-obstruída da mente, mahayana tantrayana, experiências como campo de lucidez, vedana (gostar / não gostar), mundo interno, javali (identidade), relacionamentos, meditação.


Link Parte 4

5. “O GPS é o próprio Buda da compaixão”

Temas: voto de bodicita, samsara, paciência, compaixão, o GPS do bodisatva, vajrasatva, experiência condicionada, emoções perturbadoras, terra pura, alayavijnana (depósito das experiências possíveis), luminosidade.


Link Parte 5

6. “Meditação é treinar estabilidade em meio a adversidade”

Temas: corpo translúcido, relacionamentos, bodisatvas, meditação, estabilidade, ação no mundo, impermanência, paisagem, insatisfatoriedade, seis reinos, natureza serena, não condicionada, continuidade do eu.


Link Parte 6

7. “Ir além do que pode ser pensado e criar soluções”

Temas: eu, identidade, wittgenstein, avidya, tempos de degenerescência, samsara, trazer benefício aos seres.


Link Parte 7

Há diversos outros ensinamentos no canal do Lama Samten no YouTube. Você pode receber por email links para os novos vídeos, basta se inscrever no canal.

Blog Widget by LinkWithin

Gustavo Gitti é aluno do Lama Padma Samten. Pode ser encontrado às quintas no CEBB São Paulo. | Leia outros posts de


Receba o próximo texto

5 comentários »

  • Tweets that mention Vídeos da palestra em SP sobre a Roda da Vida | Bodisatva: um olhar budista -- Topsy.com disse:

    […] This post was mentioned on Twitter by George Kussumoto, Lama Padma Samten. Lama Padma Samten said: Novo post no blog Bodisatva com os vídeos da palestra sobre Roda da Vida: http://bit.ly/9tjBaD […]

  • Rafael Filipe
    Rafael Filipe disse:

    Muito bom gente! Ensinamentos preciosos, eu estava lá! Não deixem de assistir, vale a pena!

    um abraço a todos!

  • Cristiano disse:

    Fantastico!!!!

    Agradeco por essa iniciativa e por nos deixar tao perto dos ensinamentos maravilhosos de nosso mestre!

    No Lama
    Cris

  • Denise disse:

    É grande meu débito de gratitude ao Lama e ao Bodhisattva Gustavo por compartilharem esses vídeos maravilhosos. Eu acompanho as palestras e os ensinamentos pela internet pq não moro no país e esse meio tem me ajudado muito a compreender mais sobre o Budismo e a me tornar uma pessoa melhor.
    Muito obrigada!

  • Zita - Recife disse:

    Muito obrigada Gustavo! Apesar de toda a leveza e de todos os sorrisos com que o Lama nos ensina, são ensinamentos muito profundos. Também estava nesta palestra e, além de ouvir o precioso Lama, me alegrei muito por compartilhar este momento com a Sanga de São Paulo e de todo Brasil! O livro sobre a Roda da Vida que foi lançado pelo Lama com esta palestra também está muitoooooooooooo bonito, um trabalho muito maravilhoso! Que todos possam lê-lo e se beneficiar!!!

Deixe seu comentário!

Esse site usa o sistema Gravatar. Para que sua foto apareça, basta se cadastrar.