Elise Bozzetto

Evento “108h de Paz” traz programação para colocar ações positivas em movimento

De 28 de dezembro a 1º de janeiro de 2022, o Centro de Estudos Budistas Bodisatva e o Instituto Caminho do Meio promovem o tradicional evento “108h de Paz”. A 22ª edição 2021/2022 tem como tema “Ações Positivas em Movimento”.


Por
Revisão: Cristiane Schardosim Martins

Programação é promovida pelo Centro de Estudos Budistas Bodisatva e pelo Instituto Caminho do Meio


 

De 28 de dezembro a 1º de janeiro de 2022, o Centro de Estudos Budistas Bodisatva e o Instituto Caminho do Meio promovem o tradicional evento “108h de Paz”. A 22ª edição 2021/2022 tem como tema “Ações Positivas em Movimento”. Não há pré-requisitos e a participação independe de contribuição financeira. A programação ainda está em construção e pode ser conferida em 108horasdepaz.com.br.

Segundo a mandala de organização do evento, a virada do ano é um ótimo momento para avaliar o que foi feito e sonhar com um futuro melhor para nós mesmos, para as pessoas ao nosso redor, para a sociedade e para o meio ambiente. Nesta vigésima segunda edição, será abordada a grande aceleração das crises ambiental, social, econômica e de saúde que vivemos, e como as comunidades podem, de forma mais urgente do que nunca, seguir se engajando em ações positivas, que ajudem as pessoas a atravessarem esse período com menos sofrimento e a criarem mundos mais favoráveis.

Por meio de diálogos, palestras, rodas de sonho e atividades culturais, diferentes perspectivas confluem para formar uma visão ampla e propostas concretas para lidar com os desafios da sociedade atual, gerando benefícios e desenvolvendo boas relações em todos os níveis.

Programação:

Dia 28/12 (terça) | Visão de Mundo
Em que direção estamos indo?

Dia 29/12 (quarta) | Educação
Educar para a Felicidade. Como reaprender a olhar?

Dia 30/12 (quinta) | Resiliência
Resiliência adaptada à nossa realidade. Como gerar benefícios?

Dia 31/12 (sexta) | Inter-Religiosidade
Como o Sagrado se engaja no Bem Viver?

Dia 01/01 (sábado) | Abertura do Ano
Palestra com Lama Padma Samten

Convidados:

Entre os convidados já confirmados para o evento estão:

Lama Padma Samten
Físico, com bacharelado e mestrado em física quântica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alfredo Aveline foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da física quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista.

Ernst Götsch
É agricultor e pesquisador suíço, também conhecido como o pai da chamada Agricultura Sintrópica.

Kaká Werá
É escritor, ambientalista e conferencista indígena brasileiro do povo tapuia. Fundador do Instituto Arapoty, empreendedor social da rede Ashoka de Empreendedores Sociais e conselheiro da Bovespa Social & Ambiental.

Alemberg Quindins
Criador da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri.

Frei Davi
Teólogo e filósofo, tendo tido sua ordenação sacerdotal em 1983, na ordem dos Franciscanos. Criador e Diretor Executivo da Educafro (Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes).

Ousmane Pame
Ousmane é membro fundador da Rede Global de Ecovilas para a África Ocidental e da REDES (Réseau pour l’émergence des écovillages au Sahel).

Arthur Shaker
PhD em Etnologia Indígena pela Unicamp em 2002. Estágios em Educação, Tradições Milenares. Coordenador e instrutor de Meditação do Núcleo Meditação Ciência e Saúde, da Casa de Dharma, Centro Budista Theravada, SP. Coordenador do Projeto Uirá Cosmologias, Espiritualidades e Saúde Mental-Espiritual nas Sabedorias Milenares Indígenas e Asiáticas.

Rosane Jovelino
Quilombola de Matriz Africana, Administradora, Especialista em Gestão Estratégica Pública (UNICAMP/INGÁ), poeta, escritora, membro do Núcleo de Mulheres Quilombolas da Bacia e Vale do Iguape – Marias Filipas em Cachoeira/BA.

Renata Bahrampour
É Advogada no escritório de assuntos externos da comunidade bahá’í do Brasil, da qual é integrante, coordenando ações de enfrentamento a violações de direitos humanos contra bahá’ís no Irã, no Iêmen e em outros países por perseguição religiosa.

INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser feitas no site 108horasdepaz.com.br. Não há pré-requisitos e a inscrição independe de contribuição financeira. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cebbcm@gmail.com.

Apoiadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *