Ciência e Espiritualidade

Novo episódio da série Diálogos Budismo e Sociedade, com Lama Padma Samten e convidados



Na série “Diálogos Budismo e Sociedade”, Lama Padma Samten conduz conversas com convidados e também compartilha reflexões sobre o Budismo e temas socialmente relevantes, como Educação, Diálogo Inter-religioso, Economia, Cultura Contemporânea, Psicologia, Ciência, Ecologia, e os Povos Originários, entre outros.

O próximo episódio será dia 16 de maio às 20h, e trará como tema “Ciência e Espiritualidade”. Você pode fazer sua inscrição aqui.


Dualidade e não dualidade, delusão e luminosidade, a origem e criação dos mundos. A visão espiritual antiga e o surgimento da ciência. Há leis na natureza? O que é a vida e qual é sua origem? As verdades e as visões de mundo envelhecem?

Convidados

Lama Padma Samten é físico pela UFRGS, Alfredo Aveline deu aulas na universidade por 20 anos. Ativista ambiental, fundou em 1986 o CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva) e largou a docência para dedicar-se à espiritualidade. Em 1996 foi graduado Lama budista por seu mestre, Chagdud Rinpoche, tibetano fundador do Templo de Três Coroas. Hoje, Lama Padma Samten – dedica-se à ciência, à espiritualidade e ao movimento ecológico.

Eliana Tavares é professora de Linguística, na Universidade Federal de Rio Grande (FURG), desde 1998; fez doutorado em Neurolinguística na UNICAMP e Pós-Doutorado em Linguística Cognitiva, na Universidade Católica de Braga (UCP – Portugal). Investiga e orienta estudos vinculados à abordagem cognitiva da significação, que buscam compreender o papel da mente na relação entre a língua e o mundo. Em 2010, devido à doença de Alzheimer em sua avó materna, aproximou-se do Darma, tornando-se discípula do Lama Samten; atualmente, tem casa no CEBB Akanishta.

Polliana Zocche é bióloga, com mestrado em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado na mesma área pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Depois de investigar as relações entre o mundo e os seres vivos pela abordagem científica, viu no budismo métodos profundos de investigação do mundo e da mente, em primeira pessoa, e a isso segue se dedicando. Aluna de Lama Padma Samten desde 2012, passou os últimos três anos em retiro no CEBB Jetavana e CEBB Akanishta/Bacupari.

Flavio Depaoli é físico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Através de parcerias entre o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Grupo Cardioex) e o Instituto de Física da UFRGS (construção de biossensores) colaborou durante vários anos com pesquisas relacionadas à ioga e a Meditação. Está organizando um livro de compilações de ensinamentos do Lama Padma Samten, seu professor desde 2008, sobre o diálogo entre o Budismo e a Ciência.

É também professor/facilitador da Unipaz-PR (ciência e espiritualidade) e tutor dos referenciais do CEBB.

Apoiadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *