O legado de Y.A. Maha Nayaka Sthavira Ashin Jinarakkhita tem grande importância para o Budismo na Indonésia e no mundo, e traz uma visão que unifica várias tradições sem se restringir a visões fragmentadas ou étnicas
O legado de Y.A. Maha Nayaka Sthavira Ashin Jinarakkhita tem grande importância para o Budismo na Indonésia e no mundo. Sua dedicação a uma visão não-sectária do Budismo reflete os ensinamentos centrais do Buda, unificando várias tradições sem se restringir a visões fragmentadas ou étnicas.
Lama Padma Samten expressa sua aspiração de compartilhar este texto com a sanga, destacando a importância de uma abordagem inclusiva. Ele acredita que, em um tempo em que muitas tradições podem se tornar sectárias, é crucial lembrar a essência unificadora do caminho do Buda.
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Y.A. Maha Nayaka Sthavira Ashin Jinarakkhita (Y.A. M.N.S. Ashin Jinarakkhita), nascido em Bogor em 23 de janeiro de 1923, e falecido em Jacarta na quinta-feira, 18 de abril de 2002, foi o primeiro monge indonésio após a queda do reino de Majapahit. Ele faleceu no Hospital Pluit em Jacarta, enquanto monges de toda a Indonésia estavam se reunindo em Jacarta para participar do Maha Sabha I, a Grande Conferência da Sanga Indonésia.
Nascido com o nome Tee Boan An, ele estudou na THS Bandung (atualmente ITB) e na Universidade de Groningen, na Holanda. Em Groningen, além de frequentar palestras oficiais, estudou filosofia, sânscrito e páli, e fez cursos de misticismo oferecidos pelo Dr. J.E. van de Stok, professor emérito da Universidade Agrícola de Wageningen.
Enquanto era anagarika em 22 de maio de 1953, na sua posição como Presidente da Associação Indonésia Sam Kauw e também Vice-Presidente do Conselho Central da Juventude Teosófica da Indonésia, organizou a primeira celebração nacional do Trisuci Waisak em Borobudur, marcando a primeira desde que o Budismo havia estado adormecido na Indonésia por 500 anos.
Após essa celebração, em 29 de julho de 1953, coincidentemente com a comemoração do Dia da Perfeita Iluminação do Bodhisattva Avalokitesvara, ele continuou sua vida santa como samanera, sob o nome Thi Cen. Sua ordenação foi conduzida de acordo com a tradição Mahayana (Ch’an, Zen Chinês) sob a orientação de Y.A. Mahabhiksu Pen Ching no Mosteiro Kong Hua Sie em Jacarta. Testemunhas incluíram Y.A. Mahabhiksu Ju Sung, Y.A. Bhiksu Ju Khung, Y.A. Bhiksu Cen Yao e Y.A. Bhiksu Wu Cing.
Sob orientação de Y.A. Mahabhiksu Pen Ching, ele viajou para Birmânia no início de 1954 para estudar mais profundamente o Budismo. Lá, ele passou por treinamento vipassana no Centro de Meditação Mahasi Sasana Yeiktha, em Rangoon.
Seu rápido progresso nesse treinamento, alcançado em menos de um mês, chamou a atenção de Y.A. Mahasi Sayadaw. Em abril de 1954, testemunhado por Y.A. Balangoda Ananda Metteya do Sri Lanka e Y.A. Chaokun Bimoldam da Tailândia, ele recebeu a ordenação completa como monge com Y.A. Mahasi Sayadaw como seu principal professor espiritual.
Para ajudar a disseminar os ensinamentos do Budismo, fundou a Associação Budista Leiga da Indonésia (PUUI) em 1955, que mais tarde evoluiu para o Conselho Budista Leigo da Indonésia (MUABI), e agora opera sob o nome de Conselho Indonesiano Buddhayana (MBI).
Incansavelmente, Y.A. M.N.S. Ashin Jinarakkhita viajou por toda a Indonésia para propagar o Dharma e orientar o treinamento vipassana. Em vários lugares, budistas foram inspirados a se reunir e praticar o Dharma. Ele também buscou ordenar budistas dispostos a se tornarem samaneras (monges noviços).
Em 1959, Y.A. M.N.S. Ashin Jinarakkhita convidou monges do exterior, incluindo Y.A. Mahasi Sayadaw, Y.A. Narada Mahathera e Y.A. Piyadassi Mahathera, para vir à Indonésia realizar novas ordenações de monges. Ordenações também foram realizadas enviando candidatos a monges para o exterior. Isso levou ao estabelecimento da Sanga Sagrada Indonésia, que mais tarde se desenvolveu na Maha Sanga Indonésia (1963) e finalmente na Grande Sanga Indonésia (1974). Y.A. M.N.S. Ashin Jinarakkhita ocupou consistentemente a posição de líder supremo.
Y.A. M.N.S. Ashin Jinarakkhita também esteve ativo em atividades religiosas budistas internacionais. Ele participou de várias conferências budistas internacionais, incluindo o Sexto Conselho Budista (Chattha Sangayana) realizado em Rangoon de 1954 a 1956, e conferências organizadas pelo Conselho Mundial da Sanga Budista (WBSC) e pela Associação Mundial dos Budistas (WFB). Ele foi fundador do Conselho Mundial da Sanga Budista (WBSC), eleito repetidamente como Vice-Presidente e, por último, serviu no Conselho de Anciãos.
Y.A. M.N.S. Ashin Jinarakkhita não se alinhou a nenhum secto budista específico. “Eu sou apenas um servo do Buda,” ele respondeu quando Y.A. Dalai Lama lhe perguntou sobre seu secto. Ao praticar os ensinamentos centrais encontrados em todos os sectos budistas, Y.A. M.N.S. Ashin Jinarakkhita esforçou-se para apresentar um Budismo indonésio contextualizado.
Y.A. M.N.S. Ashin Jinarakkhita será sempre lembrado pelos budistas indonésios, e seu espírito de luta deve continuar a ser imitado por seus sucessores.
Bintang Mahaputra Utama
O Governo da República da Indonésia concedeu o Bintang Mahaputra Utama ao falecido Y.A. M.N.S. Ashin Jinarakkhita por seus serviços extraordinários ao Estado e à Nação da Indonésia (Decreto Presidencial nº 056/TK/2005, promulgado em Jacarta em 9 de agosto de 2005). A condecoração foi apresentada pelo Presidente Susilo Bambang Yudhoyono no Palácio Presidencial em 15 de agosto de 2005, à Grande Sanga Indonésia, recebida por Y.M. Jinadhammo, Mahathera como Anu Nayaka Theravada, acompanhado por Y.M. Dharmavimala, Sthavira como Maha Lekhanadikari, e testemunhado por Y.M. Aryamaitri, Mahasthavira como Anu Nayaka Mahayana, e Y.M. Vajrasagara, Sthavira como Anu Nayaka Vajrayana.
Esta condecoração originou-se de uma proposta submetida pelo Presidente da DPR RI Akbar Tandjung à comunidade budista enquanto ele estava visitando o Centro Budista Ekayana em Jacarta Ocidental, onde o corpo do falecido Y.A. M.N.S. Ashin Jinarakkhita estava em repouso por oito dias (18 a 25 de abril de 2002). Quando o Vice-Presidente Hamzah Haz visitou, Y.M. Aryamaitri, Sthavira, líder do Centro Budista Ekayana, transmitiu a proposta do Presidente da DPR RI. O Vice-Presidente solicitou que a proposta fosse processada através da Secretaria de Estado.
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Desejo que seus ensinamentos permaneçam para sempre em todas as direções.