A Revista Bodisatva convida você para um encontro com mulheres que trilham o caminho do Darma.
“Para que as mulheres encontrem caminhos viáveis para a liberação, nós precisamos da inspiração de outras mulheres que tenham conseguido permanecer fiéis às suas próprias energias sem se tornar fixadas a seu gênero e que tenham, com esta integridade, atingido completa liberação.”
– Lama Tsultrim Allione
Em 2017, após anos sem publicações, a Bodisatva retomou suas atividades com um novo grupo de praticantes e lançou a edição nº 29, intitulada O Som Feminino do Darma. Essa edição especial compartilha histórias de mulheres que, guiadas pela sabedoria e compaixão, romperam as barreiras patriarcais de suas culturas em benefício de todos os seres.
Essa é a nossa inspiração para o evento online que acontecerá em 15 de março de 2025, reunindo mulheres que dedicam suas vidas ao caminho de prática e contemplação da natureza interna. Convidamos você a aquecer o coração e se conectar com esse tema atemporal, refletindo sobre a trajetória dessas mulheres e encontrando nelas inspiração para a sua própria prática.
Data e horário
15 de março de 2025, sábado, das 09h às 17h.
Programação
MANHÃ:
09h | Monja Tenzin Landron
Tema: A trajetória de uma monja brasileira no estudo da filosofia budistaA Monja Tenzin Landrom é natural do Brasil, foi engenheira química e profissional de recursos humanos. Desde 2013 vive em Dharamsala/India, ao lado da Comunidade Tibetana Exilada. Estudou filosofia budista no instituto de ensino Tibetan Library, assim como com grandes mestres, é aluna do Mestre Gueshe Lharampa Gyaltsen Tsering. Desde 2016 no curso de 17 anos de Filosofia/Psicologia Budista (Gueshe) no monastério budista Geden Choeling, agora entrando no 10o ano. Em 2020, recebeu ordenação monástica de Sua Santidade o Dalai Lama.
10h | Monja Lobsang Lhamo
Tema: Reflexões sobre Dona Morte e a Senhora ImpermanênciaVen. Monja Estela, Lobsang Lhamo, tornou-se monja em 2011 e é monja plenamente ordenada (bhikṣuṇī, gelongma) desde 2020, quando recebeu os votos dentro da tradição Geluk. É graduada em Artes Plásticas pela UNICAMP em 2009 e leciona em escolas municipais de Campinas. Formou-se em Teologia Budista pelo ITCB (atual Instituto Pramāṇa) em 2018. É doutoranda em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, UMESP. Faz parte do programa de mestrado livre em Teologia Budista pelo Instituto Pramāṇa da Associação Buddha Dharma e é parte do corpo docente destes.
11h | Andiara Paz
Tema: Tecendo Sanghas: a presença feminina na construção de comunidades budistasAluna do Lama Padma Santen, é tutora residente e coordenadora do Cebb Akanishta, localizado em Bacupari – RS. Está conectada à sanga desde 1998. Foi moradora da Aldeia Cebb Caminho do Meio no período de 2004 a 2018, onde atuou em diversas áreas, incluindo a coordenação local. Foi editora da Revista Bodisatava de 2006 a 2013.
—
Mediadora: Cristiane Schardosim Martins
Cristiane Schardosim Martins é revisora e preparadora de textos com experiência na área de preparação editorial e revisão acadêmica, atuando desde 2021. Com uma sólida formação em textos jurídicos, fez uma transição bem-sucedida para a revisão de textos gerais, atendendo a autores independentes e colaborando com a Editora Bodisatva. Sempre em busca de uma abordagem que abarque a diversidade de vozes e estilos, Cristiane preza pelo respeito e empatia nas relações profissionais. É aluna do Lama Padma Samten desde 2012, incorporando os ensinamentos budistas à sua prática profissional e pessoal.
TARDE:
14h | Praticantes que fazem parte da Bodisatva
Tema: Irrigando a Raiz – Lançamento do livro “Ensinamentos para a Dakini”A equipe da Bodisatva fará o lançamento de seu novo livro “Ensinamentos para a Dakini”. Ensinamentos para a Dakini reúne as instruções orais de Padmasambhava sobre a prática do Dharma, transmitidas durante sua estadia no Tibete no século IX. Essas orientações foram registradas por sua principal discípula, Yeshe Tsogyal, em um código secreto conhecido como “escrita das dakinis” e cuidadosamente ocultadas como preciosos termas – tesouros destinados a serem revelados séculos depois. Traduzido do tibetano por Erik Pema Kunsang, sob a orientação direta do renomado mestre Dzogchen Ven. Tulku Urgyen Rinpoche, este livro apresenta uma parte essencial dos ensinamentos orais de Padmasambhava para um comportamento pessoal de modo realista.
15h | Tiffani Gyatso
Tema: Geometria da Iluminação: a arte como veiculo do Dharma
Tiffani Gyatso é uma artista brasileira cuja trajetória une arte e espiritualidade. Especialista em Thangka, iniciou seus estudos no mosteiro de Gandan, na Mongólia, e se especializou no Instituto Norbulingka, na Índia. Também explorou a geometria sagrada no Oriente Médio, estudando na Prince’s School of Traditional Arts, em Londres, e no Marrocos. Entre 2007 e 2012, pintou os murais do templo do CEBB em Viamão, RS. Formada em Artes Visuais, exibiu sua pintura contemporânea em Nova York (2011 e 2015) e aprofundou sua arte com mestres da dança e do pincel chinês. Hoje, coordena e vive no Atelier YabYum, em Extrema, MG, onde oferece imersões e cria suas obras. Autora do livro Vida e Thangka, desde 2012 guia grupos de estudo pela Índia, Butão e outros países do Oriente.16h | Lama Tsultrim Allione
Tema: Como alimentar seus demôniosLama Tsultrim Allione, nascida Joan Rousmanière Ewing em 3 de outubro de 1947, em Bangor, Maine, mudou-se com sua família para Keene, New Hampshire, aos oito anos de idade. Desde jovem, demonstrou interesse pelo budismo, especialmente após receber um livro sobre o tema de sua avó materna aos quinze anos. Aos dezenove anos, viajou para o Nepal e a Índia, onde teve contato com refugiados tibetanos e começou a se aprofundar nas práticas budistas tibetanas. Em 1970, aos 22 anos, em Bodhgaya, Índia, tornou-se a primeira mulher americana a ser ordenada como monja budista tibetana. Posteriormente, renunciou aos votos monásticos, casou-se e teve três filhos, sendo agora avó de seis netos. Em 2007, foi reconhecida no Tibete e no Nepal como a emanação da renomada iogue tibetana do século XI, Machig Labdrön. Atualmente, é uma das poucas mulheres lamas no mundo e fundadora do centro de retiros Tara Mandala, no Colorado, onde continua a ensinar e a guiar praticantes no caminho budista.
—
Mediadora: Juliana Quadros
Juliana Quadros é mãe, consultora de gestão de marcas, aluna de Lama Padma Samten desde 2009, tutora dos referenciais do CEBB e mora na Aldeia Sukhavati onde apoia os movimentos do Darma.
Tradutora: Alessandra Grassi Salles
Tradutora dos livros, palavras e cursos de Master Choa Kok Sui (Cura Prânica e Yoga Arhática) e de Tenzin Wangyal Rimpoche desde 2014 (sangha Ligmincha).
Obs. : Teremos tradução para o português da fala da Lama Tsultrim Allione
Inscrição e Prática de Generosidade
Sua inscrição e participação independem de contribuição financeira. Caso aspire e lhe seja possível o valor de referência é de R$280. Essa contribuição apoia as atividades da Bodisatva e permite retribuir nossos parceiros, viabilizando assim nossa atuação no mundo.
Nossa jornada até aqui só foi possível graças à generosidade de muitas pessoas e instituições. Nosso principal propósito é que os ensinamentos alcancem o maior número de pessoas possível, e sua contribuição é essencial para que isso aconteça.
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com plataformabodisatva@gmail.com.
Apoiadores