A Bodisatva celebra, neste dia 25 de julho, o lançamento do seu segundo livro Meditação, Transformação e Ioga dos Sonhos, do Venerável Gyatrul Rinpoche.
A Bodisatva celebra, neste mês de julho, o lançamento do seu segundo livro Meditação, Transformação e Ioga dos Sonhos, de autoria do Venerável Gyatrul Rinpoche. Nesta obra preciosa, são oferecidos seus comentários a três textos-raiz da linhagem Nyingma: Transformando Felicidade e Adversidade em Caminho Espiritual, de Jigme Tenpe Nyima; Liberando-se da Delusão Essencial, de Lochen Dharma Shri; e Iluminação da Sabedoria Primordial, de S.S. Dudjom Rinpoche.
Todos os textos foram escolhidos cuidadosamente para alicerçar nossas existências com a prática em três momentos rotineiros da vida humana: a prática formal, a vida cotidiana e o sono. Para conhecermos mais sobre os autores dos textos tradicionais, nascidos em diferentes épocas, publicamos este resumo de suas biografias.
Autor de Transformando Felicidade e Adversidade em Caminho Espiritual
Nascido em 1865, em Golok, no Tibete, Jigme Tenpe Nyima foi o primeiro dos oito filhos do terton Dudjom Lingpa. Ainda muito jovem foi reconhecido por Mingyur Namkhé Dorje (o 4º Dzogchen Rinpoche) como o renascimento de Jikmé Puntsok Jungné (o 2º Dodrupchen). Em 1870, foi entronado no monastério de Yarlung Pemako, fundado por Jikmé Trinlé Özer (o 1º Dodrupchen).
No início, treinou com Khenpo Pema Vajra, no monastério Dzogchen, onde recebeu de Patrul Rinpoche ensinamentos sobre o Bodisatvacharyavatara. Tenpe Nyima estava tendo dificuldade com os estudos, até que teve um sonho em que Do Khyentse Yeshe Dorje, seu mestre na vida anterior, o entregava um livro que ajudava alunos a compreenderem textos filosóficos difíceis, e então seu treinamento melhorou significativamente.
Além de ter estudado com Khenpo Pema Vajra e Dza Patrul Rinpoche, Jigme Tenpai Nyima também recebeu ensinamentos de Jamyang Khyentse Wangpo, Ju Mipam, Jamgon Kongtrul Yonten Gyatso, Terton Sogyel Lerab Lingpa, entre outros. Ele estudou todos os tipos de saberes budistas, incluindo Vinaya, Madhyamaka, Prajnaparamita, Abidarma, e textos Vajrayana tanto da escola Nyingma quanto das escolas Sarma (Kagyu, Sakya e Gelugpa). Alguns dos ensinamentos Nyingma que ele estudou e praticou foram os tantras raiz dos yanas Mahayoga, Anuyoga e Atiyoga, os ensinamentos de Dzogchen Semde, Vajrakilaya, e o ciclo do Longchen Nyingtik.
Em Tsangchen Nodrub Pelba Ling, também conhecido como monastério Dodrubchen, Tenpe Nyima serviu como um professor incansável. Ele ensinou o Bodicharyavatara cem vezes, e o Guhyagarbha Tantra mais de quarenta vezes. Quando sua saúde se tornou mais frágil, mudou-se para um eremitério a duas milhas de distância do mosteiro. Ele compôs cinco volumes de escritos, que incluem Memórias de um Bodisatva. dois comentários sobre o Guhyagarbha Tantra, e os textos O Comentário sobre Tesouros Ocultos e Trazendo a Felicidade e o Sofrimento para o Caminho. Entre seus alunos estava o grande Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö. O 13º e o 14º Dalai Lamas leram e expressaram admiração pelos textos de Tenpe Nyima.
As pessoas do seu tempo o descreveram como sendo quase infantil, muito tranquilo, sem qualquer orgulho. Porém, a profundidade de sua realização era tal, que mesmo a pessoa mais arrogante se sentia humilde na sua presença. Quando faleceu, em 1926, sinais extraordinários apareceram, incluindo tremores de terra e arco-íris.
No texto Transformando Felicidade e Adversidade em Caminho Espiritual, Jigme Tenpe Nyima discorre sobre nossas atividades diárias e nos ensina como melhorar a qualidade das nossas experiências rotineiras, nos conduzindo a tomar tanto os momentos de felicidade quanto os momentos difíceis como partes efetivas de nosso caminho espiritual.
Autor de Liberando-se da Delusão Essencial
Lochen Dharma Shri foi uma emanação de Yudra Nyingpo, um dos vinte e cinco alunos de Guru Rinpoche no Tibete. Ele nasceu em 1654, numa família da linhagem Nyo, e seu irmão mais velho era Terdag Lingpa, de quem recebeu os votos de Refúgio e Bodichita.
Quando tinha 12 anos, recebeu do irmão, seu principal guru, o empoderamento A Essência do Coração dos Vidyadharas (Rigzin Thugthig). Logo em seguida, recebeu votos monásticos de noviço do quinto Dalai Lama, de quem também recebeu a ordenação completa aos 20 anos. Seguindo instruções do Dalai Lama, ele recebeu a linhagem pura do Vinaya Tibetano Inferior da Escola Nyingma, e se tornou um preservador dessa tradição, que sobreviveu à perseguição do budismo feita pelo rei Langdarma no século X.
Lochen Dharma Shri foi um grande erudito, e é autor de um dos tratados mais famosos da Escola Nyingma, o Lochen Kabum. Os vinte e quatro volumes que incluem toda sua obra começam com comentários sobre O Sutra que Reúne Todas as Intenções (The Sutra Which Gathers All Intentions, Dupa mdo) e A Rede Mágica (The Magical Net, Gyutrul Drawa). Seus dois comentários sobre o Guhyagarbha Tantra – o ‘Sangdag Gongyen’ e o ‘Sagdag Shelung’ – são famosos pela clareza e eloquência.
Um de seus irmãos era o terton Minling Terchen Gyurme Dorje, que fundou o monastério Mindroling em 1676. Esse é um dos seis principais monastérios da linhagem Nyingma. Em 1717, os mongóis invadiram o Tibete, e Mindroling sofreu um ataque brutal. Lochen Dharma Shri estava lá, e foi uma das pessoas que morreram.
Em Liberando-se da Delusão Essencial, considerado um dos roteiros mais atuais e acessíveis para a realização da Ioga dos Sonhos, Lochen Dharma Shri traz instruções para a prática durante o sono e nos ensina a preparar a mente durante o dia e à noite, a fim de gerar lucidez e clareza enquanto sonhamos.
Autor de Iluminação da Sabedoria Primordial
Dudjom Rinpoche, também conhecido como Jigdral Yeshe Dorje, foi uma emanação da mente do terton Dudjom Lingpa. Suas vidas anteriores incluem um aluno do Buda, chamado Sariputra, que está presente no Sutra da Prajnaparamita, o Mahasiddha Saraha e Khyeu Chung Lotsawa, um aluno de Guru Rinpoche.
Jigdral nasceu em 1904, na província tibetana de Pemakod, conhecida como uma das quatro “terras ocultas” de Guru Rinpoche. Seu pai era um famoso tulku do monastério de Kathok, e sua mãe era descendente de Ratna Lingpa. Antes de falecer, Dudjom Lingpa avisou a seus alunos onde e como iria renascer. Tulku Gyurme Ngedon Wangpo e Lama Thubten Chonjor de Ling foram até Pemakod, reconheceram Dudjom Rinpoche como um renascimento e o entronaram.
Dudjom Rinpoche começou seus estudos com Khenpo Alen, em Pemakod, e depois foi para as grandes universidades monásticas do Tibete central (Mindroling, Dorje Drak e Tarje Tingpoling) e do Tibete oriental (Kathok e Dzogchen). Alguns de seus professores foram Phungong Tulku Gyurme Ngedön Wangpo, Jedrung Trinlé Jampa Jungné, Khenchen Jampal Dewe Nyima e Minling Dordzin Namdrol Gyatso.
Ele se tornou conhecido por sua erudição e realização, e foi um grande terton (um revelador de textos-tesouros ocultados por Guru Rinpoche ou seus alunos). Suas obras são celebradas pelo conhecimento enciclopédico que elas exibem acerca de todos os ramos do saber budista, incluindo poética, história, medicina, astrologia e filosofia.
Em 1957, após deixar o Tibete por conta das invasões chinesas, Dudjom Rinpoche se estabeleceu em Kalimpong, na Índia, depois mudou-se para Kathmandu, no Nepal, em 1975. Ele estabeleceu comunidades de praticantes na Índia e no Nepal, em locais como Tsopema, Darjeeling, Orissa, Boudhanath e Sarnat. Fundou centros também em outras partes do mundo, como na França e nos Estados Unidos. Para o monastério de Orissa, chamado Duddul Raptenling, Dudjom escolheu Chagdud Tulku Rinpoche para ser o primeiro abade.
Dudjom Rinpoche foi indicado pelo 14º Dalai Lama a ser o líder da escola Nyingma, e dentre suas obras se encontra o livro A Escola Nyingma do Budismo Tibetano – Seus fundamentos e história (sem tradução para o português), publicado em dois volumes. Ele teve nove filhos, sendo seu filho mais velho, Thinley Norbu Rinpoche, um renascimento de Longchen Rabjam. Jigdral Yeshe Dorje entrou em parinirvana em 17 de janeiro de 1987.
No texto – Iluminação da Sabedoria Primordial, considerado um dos mais úteis e diretos manuais de meditação a partir da perspectiva dos ensinamentos da Grande Perfeição (Dzogchen), Dudjom Rinpoche nos ensina a prática de shamata e vipássana e, portanto, destina-se a ser realizado nas sessões de prática formal. O Lama Padma Samten comenta ser este um texto seminal para a estrutura de ensinamentos do CEBB, uma vez que foi a partir dele que surgiu o Roteiro de 21 itens, que orienta nossas práticas na nossa vida cotidiana.
Venerável Gyatrul Rinpoche é um grande mestre da escola Nyingma do budismo tibetano. Reconhecido enquanto criança como a reencarnação do mestre Sampa Künkyap, um meditador que passou sua vida em retiro em uma caverna no Tibete, Gyatrul Rinpoche recebeu instruções de grandes mestres da tradição Nyingma, como Palyul Chogtrul Rinpoche, Dzongter Kunzang Nyima e S. S. Dudjom Rinpoche. Após exilar-se do Tibete em 1959, passou a ser atuante na comunidade tibetana na Índia. Desde 1972, passou a viver e ensinar na América do Norte, onde estabeleceu vários centros de estudo e prática, oferecendo orientações a milhares de pessoas. Para saber mais sobre a vida desse grande mestre, clique aqui.
Meditação, Transformação e Ioga dos Sonhos foi originalmente traduzido do tibetano para o inglês por Sangye Khandro e B. Alan Wallace. Os ensinamentos contidos no livro chegam aos praticantes brasileiros pela tradução coletiva, feita do inglês para o português, do Grupo de Tradução CEBB, neste trabalho representado por Lama Padma Samten, Jeanne Pilli, Henrique Lemes e Marcelo Nicolodi.
Ao adquirir o livro na PRÉ-VENDA você estará colaborando diretamente para o fortalecimento da produção editorial da Bodisatva, um projeto colaborativo e sem fins lucrativos. O envio do seu livro será feito a partir do dia 13 de agosto, tão pronto os exemplares chegarem em nosso estoque! Clique aqui e peça o seu.
As breves biografias dos autores dos trẽs textos-raiz foram compostas a partir das seguintes referências.
Apoiadores