Elaboramos uma lista de iniciativas confiáveis que podemos apoiar neste momento de pandemia — e além!
O atual momento de pandemia tem nos apresentado inúmeros desafios. É a primeira vez que a geração de seres humanos vivos hoje no planeta Terra passa por uma experiência dessa magnitude. Algumas de nossas estruturas e crenças mais arraigadas estão craquelando; outras já colapsaram. Entretanto, esta situação também tem descortinado uma dimensão de enorme generosidade em muitos de nós. A despeito do que os meios de comunicação vêm veiculando, temos testemunhado o surgimento de diversas redes de apoio e movimentos individuais que reiteram, todos, uma mesma premissa: a compaixão é a nossa natureza mais básica, é aquilo que somos de mais fundamental.
Assim, celebrando essa capacidade que nunca se esgota e o brilho que surge no olho quando percebemos que podemos ajudar, compartilhamos aqui uma lista de movimentos, organizações e ações pontuais que vêm gerando benefícios em diferentes frentes. Acreditamos que é no fortalecimento dessas qualidades e na construção de redes de apoio que reside o antídoto aos desafios atuais.
Para quem quiser se envolver nesse movimento, elaboramos uma lista de iniciativas confiáveis que podemos apoiar. Se você conhecer outras iniciativas responsáveis e quiser nos enviar para compor esta lista, escreva para revista@bodisatva.com.br ou deixe nos comentários.
A ONG Amigos do Bem, fundada em 1993 e responsável por ajudar 75 mil pessoas do sertão nordestino, organiza uma ação de emergência durante a pandemia do novo coronavírus com o objetivo de atender a famílias carentes de Alagoas, Ceará e Pernambuco.
→ Para saber mais, clique aqui.
A APIB está organizando uma campanha de doações para apoiar comunidades indígenas neste momento de pandemia. O valor arrecadado será destinado à compra de alimentos, remédios e material de higiene para aldeias.
→ Para doar, clique aqui.
A Comissão Pró-Índio do Acre e o Conselho Nacional das Populações Extrativistas, representantes de povos indígenas, ribeirinhos e populações tradicionais, estão reunidos em uma campanha de arrecadação de fundos para prevenir os danos do novo coronavírus.
→ Para apoiar, clique aqui.
A ONG Misturaí! nasceu de um forte desejo de juntar pessoas das mais variadas classes sociais, culturais e educacionais para transformar o mundo e celebrar as misturas. Seus projetos são criados coletivamente e voltados para a inclusão de comunidades carentes.
Entre as suas diversas atividades pontuais e projetos permanentes, a ONG oferece suporte à população em situação de rua em Porto Alegre, por meio do oferecimento de marmitas, roupas, além de projetos de capacitação para pessoas de baixa renda.
→ Para saber mais e apoiar, clique aqui.
Grupo que reúne lideranças de favelas brasileiras como Rocinha, no Rio de Janeiro, e Heliópolis, em São Paulo, lançou uma campanha virtual para angariar fundos para o combate do COVID-19 e o desenvolvimento do empreendedorismo nas favelas.
→ Para saber mais e apoiar, clique aqui.
Ligada à Central Única das Favelas (Cufa), a organização reúne 500 favelas brasileiras e criou um “vale-mãe” de R$ 120 para complementar a renda de mulheres com filhos que vivem em comunidades durante a pandemia. Até o momento, mais de 30 mil mães serão beneficiadas.
→ Para saber como doar, clique aqui.
A Casa da Sopa é um coletivo liderado pela dona Dionísia Machado, que, com seu amor, bondade e compaixão, agrega apoiadores desde 2006 para oferecer refeições a crianças e jovens de baixa renda na comunidade do Castelinho, em Viamão-RS.
→ Para saber mais, clique aqui.
O projeto Chapada Solidária, com apoio do ICM Alto Paraíso, desenvolve campanhas para arrecadar doações para comunidades em situação de vulnerabilidade na Chapada dos Veadeiros. Uma teia de entidades que reúne seus saberes específicos e suas redes de contatos para, de uma maneira orgânica e eficiente, dar respostas rápidas aos desafios que se imponham no decorrer desta crise do COVID-19. Uma destas ações, a distribuição de cestas básicas para a população em situação de vulnerabilidade cadastrada no CRAS.
→ Para saber mais e apoiar, clique aqui.
Iniciativa de pessoas de várias partes do país em resposta à crise arrecada doações para distribuir alimentos agroecológicos a população em situação de rua, moradores de periferias e territórios vulneráveis no campo e nas florestas e criar hortas e cozinhas comunitárias!
→ Para saber mais e apoiar a vaquinha, clique aqui.
O Instituto Caminho do Meio – Canelinha (SC) vem desenvolvendo diferentes iniciativas de apoio a comunidades indígenas no estado de Santa Catarina. Entre elas, está o movimento de apoio ao povo Xokleng da Terra Indígena Laklanõ, que tem sofrido bastante com o COVID-19, a campanha de apoio ao povo guarani do estado, a rifa de apoio à comunidade guarani Tekoá Tava’i, de Canelinha, entre outros.
→ Para saber mais e apoiar, clique aqui.
O ISA trabalha lado a lado com comunidades indígenas, quilombolas e extrativistas para desenvolver projetos que protejam seus territórios, fortaleçam suas culturas e saberes tradicionais, fomentem seu protagonismo político e desenvolvam alternativas econômicas sustentáveis à exploração predatória de suas terras. Temos escritórios e equipes permanentes em quatro estados da Amazônia e compromisso de longo prazo com parceiros das regiões do Xingu e do Rio Negro.
→ Para saber mais e apoiar, clique aqui.
A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB é a maior organização indígena regional do Brasil, que surgiu por iniciativa de lideranças de organizações indígenas e como resultado do processo de luta política dos povos indígenas pelo reconhecimento e exercício de seus direitos, em um cenário de transformações sociais e políticas ocorridas no Brasil após a Constituição Federal de 1988.
Em meio à pandemia da Covid-19, os povos indígenas da Amazônia brasileira vivem uma situação de emergência jamais imaginada. O crescimento desenfreado de contaminados e de mortes pela doença exige cada vez mais ações imediatas das comunidades e organizações indígenas. A COIAB está mobilizada em uma campanha para salvar milhares de vidas.
→ Para saber mais e apoiar, clique aqui.
A AMPARA Silvestre surgiu a partir da OSCIP AMPARA Animal em 2016, e visa a salvar espécies ameaçadas (como a onça pintada) apoiando projetos de reintrodução para equilíbrio da biodiversidade, além de oferecer condições adequadas aos animais que estão condenados ao cativeiro. Durante os incêndios no Pantanal em 2020, a AMPARA Silvestre juntou-se com outras ONGs e movimentos na tentativa de minimizar o sofrimento dos animais resgatados por grupos que atuaram/atuam incansavelmente na região.
→ Para saber como apoiar a ONG e os animais resgatados por ela durante os incêndios, clique aqui.
O projeto está buscando fazer com que alimentos, itens de higiene, equipamentos de proteção individual e informações cheguem até as famílias do Pantanal que estão sob ameaça dos incêndios.
→ Para saber mais e doar, clique aqui.
Localizado na zona rural de Camanducaia, no Sul de Minas Gerais, o santuário hoje abriga mais de 100 animais entre bois, porcos, cavalos, jumentos, cabras, ovelhas, aves, cães e gatos resgatados, vítimas de maus tratos, promovendo um importante trabalho emocional.
O Santuário Vale da Rainha é uma associação sem fins lucrativos. Para custear as despesas que envolvem alimentação, tratamentos, instalações e manejo dos animais que ali vivem, além da subsistência por meio de parcerias, vivências, aulas de ioga e meditação, o santuário humildemente aceita colaborações.
→ Para conhecer e apoiar, clique aqui.
A Chicote Nunca Mais é uma ONG e santuário localizada na região metropolitana de Porto Alegre (RS), que resgata cavalos vítimas de exploração e maus tratos, sobretudo animais que passaram a vida inteira puxando carroça no trânsito caótico de uma das maiores capitais do Brasil. Há muitos anos, a Chicote Nunca Mais vem realizando um trabalho comovente de recuperação física e emocional de dezenas de cavalos, oferecendo-lhes a chance de uma vida digna. Durante este período de pandemia, como muitas outras ONGs, a Chicote Nunca Mais enfrentou uma grande redução nas doações que a possibilitam seguir atuando.
→ Para saber mais e apoiar, clique aqui.
O Santuário Terra dos Bichos é uma ONG que abriga cerca de 300 animais, de 15 espécies diferentes, retirados de maus tratos. Acolhemos 96 porcos, entre os resgates do acidente do Rodoanel – SP / Diadema. Com os filhotes que nasceram depois, temos tido despesas enormes. Nossa média mensal de gastos é de R$ 23.000.
→ Para saber mais e apoiar, clique aqui.
Você sabia que cerca de 3.000 cavalos são abatidos mensalmente em matadouros no Uruguai e que sua carne é exportada para países da Europa? O Santuário Primitivo é uma organização que se dedica, desde 2017, a resgatar e salvar cavalos cujo destino seria o matadouro. No santuário, eles são cuidados por pessoas responsáveis e podem viver sua vida em liberdade, chegando à morte de maneira digna e natural.
→ Para saber mais e apoiar, clique aqui.
O Santuário Voz Animal é uma instituição sem fins lucrativos que surgiu pela iniciativa de voluntários em Eldorado do Sul, a 50km de Porto Alegre (RS). Hoje a instituição abriga mais de 300 animais vítimas de abandono, maus tratos e/ou resgatados da indústria pecuária. Para isso, conta com uma infraestrutura e mão de obra que busca oferecer aos animais qualidade de vida dentro daquilo que seria o mais próximo de sua natureza. Para continuar existindo, o santuário precisa da ajuda financeira de apoiadores e do auxílio de voluntários.
→ Para saber mais e apoiar, clique aqui.
Nossa escola está situada no Coração do Brasil, na Chapada dos Veadeiros, no município de Alto Paraíso de Goiás. A Escola Vila Verde é gerida pelo Instituto Caminho do Meio e possui orientação do Lama Padma Samten. Uma escola diferente e encantadora, nossa proposta é educar para a Felicidade e para a Cultura de Paz. Despertar nas crianças e nos jovens um olhar especial para o mundo interno, para os valores humanos, para a sustentabilidade e para o desenvolvimento de relações positivas consigo, com os outros e com a Natureza.
→ Para saber mais e apoiar, clique aqui.
A Escola Caminho do Meio está situada no CEBB Caminho do Meio, em Viamão-RS. Nossa proposta pedagógica valoriza o cultivo da sabedoria, através da descoberta do mundo interno como elemento estruturador das experiências subjetivas, das relações e da formação do conhecimento. Mundo interno e externo são visto como inseparáveis. Deste modo, o conhecimento, a sustentabilidade, a criatividade, o respeito ao brincar, as habilidades sociais e emocionais compõem uma mandala a ser vivida por inteira no ambiente escolar.
→ Para saber mais e apoiar, clique aqui
Apoiadores
1 Comentário
Banco do Brasil
CNPJ – 14.800.891./0001-75
Ag. 1319-6
C/c 21.983-5
Associação Yawalapiti Awapá