Em sua 23ª edição, o 108 Horas de Paz traz painelistas para contemplarem diferentes visões dentro da temática da programação
Viamão/RS – De 27 de dezembro a 1º de janeiro, o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB) e o Instituto Caminho do Meio (ICM) promovem a 23ª edição do 108 Horas de Paz. Em formato presencial e online, o tema deste ano é Espiritualidade e Cultura de Paz. A programação aprofunda os valores da Carta Fé na Democracia, construída coletivamente por diversas entidades e lançada neste ano de 2022.
Segundo os organizadores do evento, “por meio de diálogos, palestras, rodas de sonho e atividades culturais, diferentes perspectivas confluem para formar uma visão ampla e propostas concretas para lidar com os desafios da sociedade atual, gerando benefícios e desenvolvendo boas relações em todos os níveis”.
As inscrições podem ser realizadas no site 108horasdepaz.com.br, podendo a participação ser presencial ou online. Não há pré-requisitos para participar e é possível se inscrever nas atividades de forma independente.
Programação
Durante as manhãs acontecem as mesas com convidados, das 9h às 12h. Durante a tarde, serão realizadas conversas apreciativas sobre os temas abordados na parte da manhã. À noite, haverá programação cultural. Confira os temas e os painelistas já confirmados:
28/12 | Quarta
Visão de Mundo: Como cultivar a visão aberta em tempos de reconstrução?
Neste dia, somos convidados a contemplar as possibilidades de reconstrução das situações quando elas parecem desmoronar. Como reconstruir com lucidez e visão ampla, permitindo que diferentes visões sejam acolhidas e que movimentos positivos possam surgir.
Alguns painelistas confirmados: Lama Padma Samten, Olga Curado, Letícia Cesarino, Ana Inés Algorta Latorre e José César Martins.
29/12 | Quinta
Culturas regenerativas: Utopias ou possibilidades?
O tema busca refletir sobre culturas que tenham como referencial a lucidez e que busquem o aprofundamento sem cair em mera utopia. Que possam ser viáveis em nossas vidas a partir da sustentabilidade, educação, redes de agricultura familiar, assentamento, entre outros.
Alguns painelistas confirmados: Lama Padma Samten, José Cirilo Pires Morinico, Flávia Vivacqua, Ousmane Pame e Dionísia Machado.
30/12 | Sexta
Cuidado emocional: Quais os caminhos para cuidar com lucidez das relações e dos seres?
Momento de olhar para o mundo interno e perceber que ferramentas podemos usar para trazer uma visão mais ampla diante de um cenário contemporâneo de desequilíbrio e adoecimento.
Alguns painelistas confirmados: Lama Padma Samten, Rachel Melo, Lama Gelek, Aurino Lima Ferreira, Gilbraz Aragão.
31/12 | Sábado
Fé na Democracia: Como ampliar o respeito à diversidade religiosa?
Na sexta-feira, diversas lideranças religiosas trarão ideias sobre como cada tradição pode se conectar com a democracia a partir da fé que exerce e como as diferentes expressões do sagrado podem contribuir para o tema.
Alguns painelistas confirmados: Lama Padma Samten, Babá Phil, Marcelo Barros, Monge Yakusan, Ivana Warwick , Celso Marques, Monge Koho, Mãe Maria, Eduardo Santana, Pai Edson, Pajé Juruna e Alexandre Júnior.
Dia 01/01 (domingo) | 10h | Abertura do Ano
Palestra com Lama Padma Samten
Introdução ao budismo e à meditação – No dia 27 também será oferecida uma atividade extra para interessados em aprender técnicas de meditação e terem uma introdução ao budismo. A conversa inicia às 15h e segue até às 17h, momento no qual serão abordadas questões fundamentais do Budismo: as 4 nobres verdades, os 8 passos do nobre caminho, e conceitos como impermanência, coemergência, além de práticas como shamata (meditação), prajnaparamita, entre outros. O facilitador do encontro será Guilherme Erhardt, tutor do CEBB.
SERVIÇO:
O que: Evento 108 Horas de Paz: Espiritualidade e Cultura de Paz
Quando: De 27 de dezembro a 01º de janeiro
Onde: Viamão/RS (com transmissão online)
Inscrições: https://108horasdepaz.com.br/
Mais informações: viamao@cebb.org.br
Apoiadores