“Com a lucidez de uma mente educada pela prática diligente, ao longo do texto, Bernie nos desafia a aceitarmos nossa suficiência e utilizarmos todos os ingredientes de que dispomos no aqui e no agora para preparar a refeição suprema de nossas existências, e oferecê-la na celebração do contentamento que surge naturalmente do serviço que não se apega aos resultados das ações. Dessa forma, efetivamente podemos assumir nossa parte na superação dos desafios pessoais e coletivos.”
- Monge Koho, tradutor para o português de Instruções ao cozinheiro.
Instruções ao Cozinheiro
Ensinamentos de um mestre zen sobre viver uma vida com sentido
Bernie Glassman e Rick Fields
Instruções ao cozinheiro pode ser usado igualmente como um manual para negócios ou para a prática espiritual, um guia para a culinária ou para a vida. Bernie Glassman, um dos mais provocadores professores budistas do nosso tempo, baseia-se nos ensinamentos do Mestre Dogen, o fundador da tradição japonesa Soto Zen no século XIII, para relatar suas próprias experiências como abade, ativista social e empresário. Este livro, escrito com Rick Fields, descreve a visão de Glassman e seu trabalho, particularmente com a Fundação Greyston, uma rede de empreendimentos sem fins lucrativos — incluindo a famosa Padaria Greyston — que se estabeleceu em uma região pobre de Nova Iorque. Oferecendo preceitos como "Use o que você tem" e "Reconheça suas falhas como seus melhores ingredientes", Bernie aplicou de forma profunda e radical os princípios da espiritualidade tanto na transformação social como nos negócios.
Em 1996, Bernie Glassman recebeu o prêmio de Empreendedor Social do Ano, e esta experiência ímpar é estudada até hoje na Universidade de Business de Harvard.
O livro traz ainda pósfacio de José Ovídio Copstein Waldemar com informações preciosas sobre o período posterior a 1995, quando Bernie Glassman deixa a Fundação Greyston e passa a se dedicar ao fortalecimento do Zen Peacemakers, organização da qual foi fundador e diretor espiritual.
Leia as primeiras páginas
Sobre os autores Bernie Glassman e Rick Fields
Bernard Tetsugen Glassman é abade da Comunidade Zen de Nova York e também do Centro Zen de Los Angeles. Ele é o fundador da Greyston Mandala, uma rede de empresas e organizações sem fins lucrativos que fazem trabalho de desenvolvimento comunitário no sudoeste de Yonkers, Nova York. Baseando-se em suas raízes budistas, a abordagem de Greyston integra as dimensões econômica, social, educacional e espiritual de cada empreendimento.
Roshi Glassman é um ex-engenheiro aeroespacial que trabalhou em missões tripuladas a Marte em McDonnell-Douglas durante a década de 1970. Ele tem um doutorado em Matemática Aplicada pela UCLA. Ele praticou no Zen Budismo sob a orientação de Taizan Maezumi Roshi em Los Angeles. Roshi Glassman é cofundador da Zen Peacemaker Order, uma ordem internacional de ativistas sociais engajados em testemunhar e pacificar por todo mundo.
Rick Fields é o autor de How the Swans Came to the Lake: A Narrative History of Buddhism in America e The Code of the Warrior e editor de uma antologia, The Awakened Warrior. Ele é co-autor de Chop Wood, Carry Water: A Guide to Spiritual Fulfillment in Everyday Life e co-tradutor de The Turquoise Bee: Love Songs of the Sixth Dalai Lama. Ele é um editor colaborador do Tricycle: The Buddhist Review e editor-chefe do Yoga Journal. Ele mora em Berkeley, Califórnia.
Bernie Glassman, breve história
Nesse vídeo profundo e reflexivo, Bernie Glassman, autor do livro Instruções ao Cozinheiro recém lançado pela Bodisatva, conta um pouco sobre a criação de uma inovadora experiência de espiritualidade engajada. Através da Fundação Greyston em Yonkers, Nova York, desempregados, dependentes químicos e pessoas em situação de rua tiveram a oportunidade de conquistar um lar, aprender uma profissão e voltar a ter uma vida “normal”, graças a moradias, creches, clínicas e uma rede social holística. Para isso, foi necessário um novo tipo de Centro Zen, que envolveu praticantes no bem-sucedido negócio de fundar e manter uma padaria e realizar trabalho comunitário sem abrir mão de práticas intensivas de meditação e estudo aprofundado do budismo.