“O livro Meditação, Transformação e Ioga dos Sonhos é um conjunto de instruções piedosas, bênçãos da intenção iluminada de todos esses mestres, que pode ajudar a estruturar a prática e garantir o avanço de uma geração inteira de praticantes do Darma. Sugiro que esses textos não apenas sejam estudados como uma manifestação extraordinária de informações preciosas, mas que sejam contemplados linha a linha, em um esforço de realização que fará com que as experiências brotem diretamente dentro de você mesmo – livrando-o das dúvidas e flutuações da mente discursiva”.
- Lama Padma Samten

Meditação, Transformação e Ioga dos Sonhos

Ven. Gyatrul Rinpoche

 

Os três textos-raiz que compõem Meditação, Transformação e Ioga dos Sonhos foram comentados pelo Venerável Gyatrul Rinpoche no outono de 1991, tendo sido cuidadosamente escolhidos para alicerçar nossas existências com a prática em três momentos rotineiros da vida humana: a prática formal, a vida cotidiana e o sono.

O primeiro texto - Transformando Felicidade e Adversidade em Caminho Espiritual, de Jigme Tenpe Nyima - tornou-se especialmente atual para os momentos desafiadores que agora vivemos. Ele discorre sobre nossas atividades diárias e nos ensina como melhorar a qualidade das nossas experiências rotineiras, nos conduzindo a tomar tanto os momentos de felicidade quanto os momentos difíceis como partes efetivas de nosso caminho espiritual.

O segundo texto - Liberando-se da Delusão Essencial, de Lochen Dharma Shri - é considerado um dos roteiros mais atuais e acessíveis para a realização da Ioga dos Sonhos. Traz instruções para a prática durante o sono e nos ensina a preparar a mente durante o dia e à noite, a fim de gerar lucidez e clareza enquanto sonhamos.

O terceiro texto - A Iluminação da Sabedoria Primordial, de S.S. Dudjom Rinpoche - é considerado um dos mais úteis e diretos manuais de meditação a partir da perspectiva dos ensinamentos da Grande Perfeição (Dzogchen). Baseado na prática de shamata e vipássana e, portanto, destinado a ser realizado nas sessões de prática formal, este ensinamento também deve ser trazido para a nossa vida cotidiana.

 

Leia as primeiras páginas

Sobre o autor, Ven. Gyatrul Rinpoche

Venerável Gyatrul Rinpoche (nascido em 1924) é um grande mestre da escola Nyingma do budismo tibetano. Reconhecido enquanto criança como a reencarnação do mestre Sampa Künkyap, um meditador que passou sua vida em retiro em uma caverna no Tibete, Gyatrul Rinpoche recebeu instruções de grandes mestres da tradição Nyingma, como Palyul Chogtrul Rinpoche, Dzongter Kunzang Nyima e S. S. Dudjom Rinpoche. Após exilar-se do Tibete em 1959, passou a ser atuante na comunidade tibetana na Índia. Desde 1972, passou a viver e ensinar na América do Norte, onde estabeleceu vários centros de estudo e prática, oferecendo orientações a milhares de pessoas.

Lama Alan Wallace apresenta Meditação, Transformação e Ioga dos Sonhos

O Lama Alan Wallace nos mandou um presente desde sua casa: uma apresentação concisa e profunda do segundo lançamento da Bodisatva, o livro Meditação, Transformação e Ioga dos Sonhos, de autoria de seu professor, Ven. Gyatrul Rinpoche.

Lama Samten apresenta o livro Meditação, Transformação e Ioga dos Sonhos

Em poucas palavras, o Lama faz uma apresentação profunda do livro Meditação, Transformação e Ioga dos Sonhos, que a Bodisatva está lançando.

"Os textos que constituem essa obra foram seminais para a elaboração do Roteiro de 21 itens, o roteiro de práticas que seguimos no CEBB. Abarcando todos os momentos da vida diária e instruindo sobre como tomá-los como prática, esses textos de grandes mestres da linhagem Nyingma nos lançam diretamente ao ponto último."

 

Importância da obra para a sanga brasileira

 

Meditação, Transformação e Ioga dos Sonhos é uma obra de importância fundamental para o budismo no Brasil, especialmente em sua conexão com o CEBB. No trecho a seguir, Lama Padma Samten conta sobre seu primeiro contato com o livro, em especial o texto “A Iluminação da Sabedoria Primordial”, de S.S. Dudjom Rinpoche (Parte 3 do livro) - que acabou se tornando um texto fundamental para a construção do programa de estudos do CEBB. O Lama nos conta esta história em um retiro que ofereceu no CEBB Darmata em fevereiro de 2011:

“Eu ganhei esse texto no ano de 1995, em 24 de janeiro, dia do meu aniversário, quando estava fazendo um retiro com Chagdud Rinpoche, na Califórnia. Eu ganhei o livro, do qual esse texto é uma parte. Quando encontrei esse texto, reconheci que ele era realmente importante. A minha base de experiência vinha do Zen. E no Zen, essencialmente, nós sentamos para ver a natureza primordial. Por isso, quando encontrei o ensinamento desse texto, para mim foi uma coisa muito marcante. De modo geral, os ensinamentos Vajrayana do budismo tibetano são associados a iniciações, recitações de mantras, sadanas, mudras, oferendas, mandalas simbólicas, instrumentos musicais variados... e não o silêncio! Por isso, quando encontrei esses ensinamentos eu fiquei muito feliz, porque eles falavam diretamente à minha experiência dentro do Zen. Nas instruções desse texto, nós sentamos em silêncio, sem mudra, sem mantra, sem sadana, sem iniciação, sem oferenda e sem mandala simbólica. Sentamos na simplicidade do silêncio, pois dentro da simplicidade do silêncio podemos ver a natureza primordial e acessar o ponto último. Então, esse é um caminho simples, um caminho direto.”

Desde o final dos anos 1990, Lama Padma Samten tem oferecido diversos ensinamentos ligados a este texto. Além de objeto frequente de estudos e contemplações, “A Iluminação da Sabedoria Primordial” foi também a inspiração para a organização de um programa de treinamento,o Roteiro de 21 itens, um dos principais eixos de prática do CEBB.

“No budismo tibetano, especialmente no budismo Niyngma, valorizamos o tema da Sabedoria Primordial. Se quiserem guardar isso de uma forma muito, muito simples, o façam como uma pergunta, que seria assim: “De onde brota a natural habilidade do Buda de ver as coisas com clareza?” Ou “Como é que ele, ao abrir a boca, fala do Darma de forma leve, natural, sem consultar nenhum texto, sem citar nenhum autor? Simplesmente olha e fala, e o que ele fala tem profundidade e é libertador. De onde brota a sabedoria libertadora do Darma do Buda?” Esta seria a pergunta. E a resposta é: brota da sabedoria primordial. E podemos perguntar: mas o que é a sabedoria primordial? Que segredo é esse? A sabedoria primordial já não é o Darma, mas é o gerador do Darma. Como é possível isso? É exatamente o que esse texto se propõe: iluminar, dar clareza, e um treinamento que nos permita acessar de forma estável, a Sabedoria Primordial. Isso é maravilhoso!”

- Lama Padma Samten
Retiro no CEBB Darmata em fevereiro de 2011.

 

Trabalho a muitas mãos

Este livro foi publicado a muitas mãos, entre as quais as do Lama Padma Samten, a quem tivemos a honra de ter como tradutor. Durante o processo de produção, à medida em que mais praticantes uniam seus esforços em torno desta publicação tão cara à sanga, foi constituído o Grupo de Tradução do CEBB, nome despretensioso que demos a esta reunião de esforço e cuidado com a comunicação de ensinamentos budistas em língua portuguesa.

Nesta edição brasileira de Meditação, Transformação e Ioga dos Sonhos, Marcelo Nicolodi, Jeanne Pilli e Henrique Lemes assinam como tradutores ao lado do Lama Samten. Também cuidaram desta edição nas etapas de revisão, diagramação e edição: Rafaela Valença, Lia Beltrão, Guilherme Erhardt, Bruno L'Astorina e Caroline Souza. Lilian Tavares Prado, Élen Cezar, Lorena Souza, Janaína Araújo e Polliana Zocche, que integram a equipe da Bodisatva, são fundamentais para a etapa de comunicação e venda.

 

 

Meditação, Transformação e Ioga dos Sonhos
Ven. Gyatrul Rinpoche

Tradução: Grupo de Tradução CEBB (Lama Padma Samten, Jeanne Pilli, Henrique Lemes, Marcelo Nicolodi)
ISBN: 978-65-87523-00-2
Edição/Ano:
1/2020
Páginas:
152

Adquira o seu aqui