Evento inicia nesta sexta-feira (27) e segue até o dia 01/01, com a primeira palestra do ano do Lama Padma Samten
A virada do ano é um ótimo momento para avaliar o que foi feito e sonhar um futuro melhor para nós mesmos, para as pessoas ao nosso redor, para a sociedade e para o meio ambiente. E como um auxílio nessa reflexão, o CEBB e o ICM têm promovido, há 25 anos, o evento “108 Horas de Paz”, com a intenção de reforçar as redes horizontais de interdependência, compaixão e colaboração, a fim de que se tornem especialmente importantes em tempos de acirramento das questões sociais e ambientais. Assim, o evento chega a mais uma edição especial.
Este ano, o 108 Horas de Paz atinge um novo marco: a realização de sua 25ª edição, abraçando as várias potencialidades do existir e do sonhar em conjunto.
O evento — uma parceria entre o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB) e o Instituto Caminho do Meio (ICM) — iniciará mais uma jornada em prol da Cultura de Paz nesta sexta-feira (27) de forma presencial na sede do CEBB Caminho do Meio, em Viamão-RS, seguindo até o dia 01/01/2025, totalizando as referidas 108h seguidas de atividades.
Igualmente, haverá disponibilidade para ouvir e assistir às palestras e mesas-redondas de forma online. A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento, clicando AQUI. Faça sua inscrição!
Transformando onde estamos
Nesta edição de 2024/2025, o 108 Horas de Paz está se dedicando ao tema “Comunidades Transformadoras: Encontro, Escuta e Partilha”.
A partir das enchentes que afetaram o estado do Rio Grande do Sul e das diversas crises que desafiam comunidades ao redor do nosso planeta, todos(as) são convidados(as) para um espaço de diálogo e acolhimento, visto que as alterações sistêmicas que a Humanidade atravessa pedem encontros que fortaleçam nossa resiliência e nos inspirem a construir redes de apoio e práticas coletivas que respondam, com compaixão e sabedoria, às necessidades emergentes do nosso tempo.
“Existe uma sabedoria natural nas pessoas, uma sabedoria natural na população. Então, um dos aspectos do ‘108 Horas’ é justamente resgatar isso. É uma celebração! Quando a gente pensa em Cultura de Paz ou pensa no final do ano como uma ‘celebração da paz’, nós estamos celebrando a força da comunidade de se manter junta. De se manter solidária. De ser capaz de fazer boas coisas, sem apoio oficial. Apenas por um encantamento do próprio coração, por uma capacidade de auto-organização”, diz o Lama Padma Samten, idealizador do projeto que completa um quarto de século.
Com organização do CEBB e do ICM, o evento têm o apoio da Ação Paramita, do Intersomos e da Revista Bodisatva. Neste ano, em sua programação especial, o 108 Horas de Paz contará com presenças como a da cacica Iracema Gah Té, do monge Jorge Koho Mello, de Ana Cláudia Arantes Quintana, Pepe Vargas, Leoberto Brancher, Gislene Macêdo, cacique Cirilo, Felipe Capellari, Olga Curado, Vanessa Cristina Francisco, Rafinha, Caroline Bertolino, Zaira Schuch, Babá Phil, Padre Wilner Charles, May East, Kazuaki Tanahashi e do Lama Padma Samten, entre outros(as).
Com o intuito de ampliar a nossa visão e gerar benefícios para além da sangha budista, esse evento acontece anualmente, promovendo diálogos, palestras, rodas de sonhos e atividades culturais — inclusive, em todos os dias, o Lama Samten conduzirá a meditação, às 7h.
Também é do Lama Samten a já tradicional palestra de abertura do ano, às 10h, no dia 1º de janeiro. Um momento onde refletimos sobre temas importantes que moldam a nossa vida e também de refazer os votos de trazer benefício a nós mesmos e aos outros seres, lembrando do potencial inato que possuímos para, dessa forma, iniciarmos o ano gerando a aspiração de cultivar essa mesma potência.
Confira a programação
27/12/2024 | Sexta-feira | Budismo e Aldeia – Introdução à noção de Terra Pura e os benefícios que elas trazem enquanto Comunidades Transformadoras — clique AQUI
28/12/2024 | Sábado | Meio Ambiente – Como adiar o fim do mundo? — clique AQUI
29/12/2024 | Domingo| Educação e Sociedade – Que mundo queremos? — clique AQUI
30/12/2024 | Segunda-feira| Saúde e Cura – O que é viver bem? — clique AQUI
31/12/2024 | Terça-feira| Inter Religioso – O que a espiritualidade tem a nos ensinar sobre esses tempos — clique AQUI
01/01/2024 | Quarta-feira| Palestra Lama Padma Samten — clique AQUI
Apoiadores