É o segundo ano consecutivo que a turnê vem ao país, trazendo a realização das famosas mandalas de areia
A Turnê de Artes Místicas Tibetanas, com Geshe Lobsang Dhondup, chega a seis estados brasileiros em 2025, incluindo diversas atividades. Esta é a 2ª turnê que acontece em nosso país, indo para CEBBs rurais e urbanos.
Ela faz parte das celebrações internacionais pelos 90 anos de Sua Santidade, o XIV Dalai Lama. A proposta é oferecer ao público uma vivência rica e transformadora, conectando as pessoas com expressões artísticas e culturais que vêm encantando pessoas em diversos países.
Por meio de apresentações, palestras e atividades interativas, o evento promove valores essenciais como a compaixão, a paz global e o respeito entre as culturas.
Após a incrível repercussão da primeira edição, em 2024, a Turnê de Artes Místicas Tibetanas retorna ao Brasil com uma programação ainda mais ampla. Realizada em parceria entre o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB) e a Tibet House Brasil, a iniciativa passará por seis estados e oferecerá 10 atividades que integram cultura, espiritualidade e arte milenar, entre os meses de junho e julho.
A turnê tem como destaque as mandalas de areia, elaboradas pelos monges em uma prática dedicada e profunda, que representa ensinamentos como a impermanência e a purificação da mente. Outra atração são os cânticos multifônicos, reconhecidos internacionalmente por sua beleza sonora. O jornal The New York Times chegou a descrevê-los como uma “invocação do êxtase sagrado”.
Organização das areias antes do início da confecção da mandala (Foto: CEBB Sukhavati)
E ainda teremos a alegria de receber e ouvir Geshe Lobsang Dhondup, mestre budista que iniciou seu caminho espiritual na infância e foi reconhecido como geshe – título equivalente a doutor em filosofia budista – em 2015. Com uma movimentação internacional, Geshe Lobsang atuou como Oficial Cultural de Sua Santidade, o XIV Dalai Lama, no continente africano, conduzindo ensinamentos voltados para a promoção de um mundo melhor.
O evento está vinculado ao tradicional Monastério Drepung Loseling, um dos maiores e mais respeitados centros de estudos budistas do mundo. Mais informações sobre o monastério podem ser encontradas em www.drepung.org.
Cânticos multifônicos entoados pelos monges tibetanos (Foto: CEBB Sukhavati)
Confira a programação pelos vários locais:
14/06: Niterói-RJ;
15/06: Rio de Janeiro;
16/06: Volta Redonda-RJ – Evento cultural noturno;
17 a 22/06: CEBB Abhirati (Juiz de Fora-MG) – Retiro com Mandala de Akshobia e consagração de estátuas;
24 e 25/06: Brasília – Eventos noturnos com cantos sagrados e palestras;
27 a 29/06: CEBB Alto Paraíso (Alto Paraíso de Goiás-GO) – Retiro com Mandala de Kuntuzangpo;
02 a 07/07: CEBB Sukhavati (Quatro Barras-PR) e Curitiba – Retiro com Mandala de Tara Vermelha e consagração de estátuas;
09/07: Florianópolis – Evento noturno;
10 a 13/07: CEBB Mendjila (Canelinha-SC) – Retiro com Mandala do Buda da Medicina;
16/07: Porto Alegre – Evento noturno;
18 a 20/07: CEBB Caminho do Meio (Viamão-RS) – Retiro com Mandala de Chenrezig;
21/07: Três Coroas-RS– Passeio; e
22/07: Viagem para a Argentina a partir de Porto Alegre.
Trata-se de mais uma oportunidade de praticarmos como uma Grande Sangha. Para mais informações, a orientação é buscar os CEBBs de cada local, tanto por meio de site, como nas redes sociais dos Centros.
Aspiramos que muitos seres possam se beneficiar com esse movimento!
Palestras da turnê têm mobilizando grande público por onde passam (Foto: Luiz Bettoni)
Apoiadores