Uma nova aldeia, sonhos de novas Terras Puras

A sanga de São Paulo constrói, de forma coletiva, uma nova aldeia rural para expandir méritos e beneficiar muitos seres



Em setembro de 2019, uma semente foi plantada: durante um retiro do Lama Padma Samten em São Paulo, membros do CEBB Campinas perguntaram para o Lama se ele considerava que a sanga paulista poderia ter uma aldeia. “Se houver méritos pode haver a Aldeia São Paulo”, respondeu nosso querido mestre. Com isso, um sonho foi compartilhado e construído a muitas mãos. Conheça como os praticantes estão se organizando para constituírem mais um local de prática no Vale do Silêncio – área de Jarinu, São Paulo.


 

Uma aldeia surge a partir de um sonho coletivo. O CEBB Dewachen, nome inspirado na Terra Pura do Buda Amitaba, nasce em área ainda preservada a 51 km de São Paulo capital e 40 km de Campinas. Dos 24 hectares, 17 são mata nativa do bioma Mata Atlântica. O local deve fomentar a prática de agricultura sintrópica, além de sediar um Templo para práticas diárias e retiros. A ideia a longo prazo é também integrar-se com a comunidade de Jarinu por meio de projetos.

Atualmente, a nova aldeia organiza-se por mandalas, tendo a Mandala Gestora e as mandalas específicas: Agroecologia, Comunicação, Edificações, Educação, Infraestrutura, com cerca de 60 pessoas da sanga. 

Já formalizado, o CEBB Dewachen está na fase de reforma e adequação da casa de apoio, refeitório e sala de meditação, com a presença de pessoas da Sanga Aldeia alguns dias da semana e finais de semana para condução deste processo. A aspiração é edificar uma Terra Pura que possa trazer benefícios para inúmeros seres e ser espaço de prática tanto para os residentes quanto demais membros da sanga.

Atualmente, as pessoas interessadas em fazer doação para refúgio coletivo e individual podem se inscrever no grupo informativo da Aldeia para receber informações:

https://bit.ly/aldeiacebbsp  

O grupo está aberto a novas adesões e envia informações quinzenais sobre o processo de construção, com possibilidade de acessar um questionário e se posicionar sobre as formas de apoio. Abaixo criamos uma linha do tempo contando como foi construído este sonho para quem tem interesse em conhecer o passo a passo estabelecido.

 


         

Passo a passo para inspirar e compartilhar:

  1. Em setembro de 2019, a sanga perguntou, em um retiro, para o Lama Padma Samten, como ela via o surgimento de uma Aldeia em São Paulo.
  2. Durante o 108 Horas pela Paz em Viamão, em 2019, o CEBB Campinas, em um dos eventos, comunica o desejo de levar esse sonho adiante. Neste período diversas pessoas dos CEBBs e GEBBs do estado se articularam com o CEBB Campinas, todos aspirando avançar neste sonho.
  3. Surge em seguida a Mandala Aldeia que começou a estudar os documentos que orientam a construção das aldeias. Iniciaram-se encontros mensais e depois semanais.
  4. Foi desenvolvido um questionário com a finalidade de conhecer o perfil de potenciais moradores da aldeia e a disponibilidade de cada um em vincular-se à experiência. Como a maioria dos membros era da região de Campinas, iniciou-se a prospecção e visitas de áreas nesta região. Em outubro ampliou-se a busca na região central do estado.
  5. Em 2020, foram feitas duas rodas de conversa com membros de outras aldeias. Uma delas foi com o Marcelo Nicolodi (Abhirati) e a outra foi com o Pelegrini e Luís Felipe (Viamão), Bruno (Sukhavati) e Rossano (Mendjila). Essas conversas  reacenderam e impulsionaram o sonho da Aldeia São Paulo.
  6. Foi estreitado o vínculo com o CEBB SP-capital, buscando representação de praticantes do mesmo na Mandala do CEBB Dewachen.
  7. Em novembro 2020 o Lama Padma Samten participa de uma roda de conversa sobre o CEBB Campinas e sobre o movimento Aldeia de São Paulo. A partir desta roda de conversa, o movimento se fortalece e se inicia o processo de criação legal da nova aldeia.
  8. Ainda em novembro, o CEBB SP promove uma roda de conversa sobre a Aldeia. A partir desta roda de conversa aumenta consideravelmente a participação de praticantes no sonho para edificação do CEBB Dewachen.
  9. Em dezembro foi criado o grupo “Mandala Comunicação Aldeia SP”, com o propósito de ser elaborado e implementado um plano de comunicação, considerando o momento de avanço no processo da materialidade deste sonho.
  10.  No mesmo mês, foi criado o grupo “INFORMATIVO Aldeia Cebb SP”, que passa a receber as informações da Mandala de Comunicação, mediadas pela Mandala Gestora Aldeia, de forma a estabelecer uma dinâmica de comunicação clara, direta e acessível às pessoas participantes deste sonho.
  11. Durante ano de 2021 focamos na busca por áreas, tendo sido visitadas cerca 15 áreas na região entre Campinas, São Paulo e São Carlos.
  12. No segundo semestre de 2021, definimos pela área de Jarinu, Vale do Silêncio e iniciamos negociações.
  13. O compromisso de compra  foi efetivado em abril de 2022, ficando a compra definitiva para ser consolidada após a saída do arrendatário da área, conforme acordo com o proprietário. A saída ocorreu no início  de junho de  2022.
  14. Neste momento o CEBB Dewachen aguarda a formalização da minuta da escritura para consolidar a compra.
Apoiadores

6 Comentários

  1. Thiago Memória disse:

    Que maravilha!
    Talvez um dia o Ceará terá méritos o suficientes também.

  2. Fernanda Gonsales Paulino disse:

    Já é possível visitar o local ?
    Tem valores dos lotes?

    • Elise Bozzetto disse:

      Oi Fernanda!
      Para saber mais, você deve entrar no link do grupo, lá eles informam o andamento de tudo 🙂

  3. Margot gonçalves disse:

    Gratidão, tenho interesse em todas informações, valor da concessão, formatação, produção…Quanto tempo p iniciar… Verei se acho mais informações e aguardo de vcs amada sanga🙏💜☮️

  4. Natalia Vallone Yoshida disse:

    Que notícia feliz! Aguardo esse momento a muoto tempo e gostaria muito de participar e me envolver no que permitirem! Aguardo mais informações para tal! 🤩✨🌟🙏🏻

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *