Aspiração de Dzongsar Khyentse Rinpoche

Reze para que quando você correr atrás de desejos sem sentido, o objeto de seu desejo leve você a beneficiar os seres sencientes


Por
Tradução: Jeanne Pilli

O atual Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche, Thubten Chökyi Gyamtso,nasceu em 1961 no leste do Butão. Ele foi reconhecido como Tulku por S.S. Sakya Trinzin, e recebeu transmissões e ensinamentos de muitos dos maiores mestres do Budismo Tibetano, inclusive de S.S. o 16º Karmapa; S.S. Khyentse Rinpoche, Thubten Chökyi Gyamtso (seus avós paterno e materno); Chatral Rinpoche; Nyoshul Khen Rinpoche, Khenpo Appey, e muitos outros. Seu guru raiz foi Dilgo Khyentse Rinpoche, que começou a treinar Rinpoche a partir dos 7 anos. Esta aspiração deste grande mestre foi traduzida por Jeanne Pilli.


 

Aspire não apenas entender o Darma intelectualmente, mas também compreendê-lo experiencialmente.

Aspire corporificar bodicita absoluta e relativa, e assim não apenas a sua boa aparência, conhecimento e influência política atrairão e magnetizarão os seres sencientes.

Aspire criar conexões com as pessoas — mesmo com aqueles que você vir só de relance, com uma camiseta de cores vivas em meio à multidão — que possam ter como resultado uma semente de Darma plantada em suas mentes.

Aspire o contínuo florescimento do Budadarma e reze para que surjam muitos grandes detentores do Darma e que seus esforços para libertar todos os seres sencientes sejam livres de obstáculos.

Aspire que seu corpo, seu propósito, e todas as suas ideias e pensamentos, de uma forma ou de outra, tornem-se benéficos para os seres sencientes. Por exemplo, se de repente tiver um desejo de verificar a situação do mercado de ações, possa esse pensamento mundano amadurecer em uma manifestação benéfica.

Aspire nunca renascer na família de um bilionário, porque essas circunstâncias fariam com que você tivesse uma visão de mundo cor-de-rosa e o privaria da riqueza de compreender o Darma. Ao mesmo tempo, aspire tornar-se presidente dos Estados Unidos, da China ou da Rússia, para que possa beneficiar habilmente seres sencientes com o poder que esse trabalho trouxer para você.

Aspire tornar-se uma prostituta em um decadente distrito da luz vermelha de uma grande cidade, e que a bodicita brote na mente de qualquer um com quem você tenha contato.

Aspire praticar o Darma minuciosamente e completamente, e reze para que não fique sempre esperando o momento certo para começar a praticar. Quando tiver tempo, vá para algum lugar calmo e pratique.

Aspire nunca adiar uma prática que você já conhece porque deseja obter um conhecimento mais intelectual do Darma.

Aspire vivenciar a tristeza.

Aspire sempre tomar a direção certa, por mais ignorante que você possa ser. Reze para que quando você correr atrás de desejos sem sentido, o objeto de seu desejo leve você a beneficiar os seres sencientes. Quando perder a paciência, possa você se sentir constrangido com o seu comportamento e ganhar alguma realização. Quando se sentir deprimido, possa a própria depressão ser a causa para você realizar a verdade.

E o mais importante de tudo, sempre aspire aspirar.”

Dzongsar Khyentse Rinpoche

Apoiadores

2 Comentários

  1. Roberto Martins disse:

    Muito bom!!!! Me traz boas aspirações de estender o dharma para tudo e todos!!!!

  2. Dela ser disse:

    Gratidão. Felizes somos em estar em local que podemos ouvir o Darma.So nisso criamos méritos para diminuir atitudes menos felizes no sansara.E o remédio para feridas da Alma.Padma Yuntso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *