Ajudando os filhos a gerar mérito

Como apoiá-los a abandonar as causas do sofrimento e a criar as causas da felicidade


Por
Tradução: Josiane Tibursky

Este é um trecho do livro Pais alegres, filhos bem-sucedidos, publicado pela Bodisatva em 2020, que contém conselhos perfeitos de Lama Zopa Rinpoche sobre o contexto do Darma para a criação dos filhos, com sugestões sobre como introduzir práticas simples à educação.


“Anos atrás visitei uma parente distante e seu marido, em sua casa em Darjeeling. Seus filhos eram bem jovens na época, mas todas as manhãs, depois de se lavarem, arrumarem-se, de estarem prontos para ir à escola, toda a família ia junto à sala de orações, que era muito bonita, e fazia três prostrações na frente de um altar no qual havia muitas imagens. Faziam isso todos os dias antes de os filhos saírem para a escola. Como frequentemente gosto de mencionar, o benefício de fazer uma única prostração a uma imagem do Buda é incomensurável. Cria o carma para se renascer como um rei que gira a roda tantas vezes quanto o número de átomos da Terra que seu corpo cobre quando você se prostra. Obter esse tipo de renascimento requer méritos infinitos e inconcebíveis. 

Havia muitos objetos sagrados no altar, e as crianças faziam três prostrações a esses objetos, o que permite imaginar o quanto de mérito geravam. Ao fazer três prostrações, as crianças criavam três causas para a iluminação. Além disso, dependendo de quantas imagens havia ali, geravam tanto mais mérito. Se houvesse mil imagens, e elas se prostrassem apenas uma vez diante de todas, teriam criado milhares de causas para a iluminação. Se seus filhos fizerem o mesmo, isso lhes dará muita esperança, pois todos os dias criarão causas para a felicidade, para o sucesso nesta e em vidas futuras, bem como as causas da liberação e da iluminação. Portanto, você tem a oportunidade muito especial de ajudar seus filhos — ensinando-os a se prostrarem diante de objetos sagrados.

Há várias outras coisas que se pode ensinar aos filhos que serão muito benéficas para eles. Por exemplo, é bom ter um altar em sua casa com muitas fotos, thangkas, imagens de budas e deidades. Além disso, cada um de seus filhos pode ter sua própria imagem especial, por exemplo, de Tara ou Chenrezig. Assim, todos os dias — de manhã e talvez também à noite, mas pelo menos uma vez por dia — seus filhos podem oferecer um doce ou um bolinho em um belo prato para a sua imagem, bem como para todas as outras, inclusive fotos e thangkas. Se não puderem fazer mais, devem pelo menos dizer om ah hum para abençoar o doce ou o bolinho e transformá-lo em oceanos de néctar antes de oferecê-lo. Você também pode fazer orações em conjunto, como:

Por esse mérito, que eu jamais cause danos a qualquer ser senciente e possa fazer com que todos os seres sencientes tenham toda a felicidade até a iluminação o mais rápido possível.

Ou:

Por esse mérito, que eu, como o Buda, possa liberar inumeráveis seres sencientes do sofrimento e levá-los à iluminação o mais rápido possível.

Ao dedicar as ações dessa maneira, seus filhos não gerarão apenas o grande mérito de fazer oferecimentos a objetos sagrados, como também o mérito que estão gerando se tornará extremamente poderoso.

SE SEUS FILHOS NÃO CRIAREM UM BOM CARMA POR ELES PRÓPRIOS, COMO VOCÊ PODE ESPERAR QUE TENHAM UMA VIDA FELIZ? SEM MÉRITO, SEM O BOM CARMA, É IMPOSSÍVEL QUE SEJAM FELIZES E BEM-SUCEDIDOS. 

Não importa quantos diplomas universitários uma pessoa tenha hoje em dia; não há garantia de que encontrará um emprego e será feliz. Por outro lado, há muitas pessoas que vivem uma vida feliz e satisfeita, que experimentam paz interior, apesar de não terem um diploma universitário. Por essas razões, você deve se concentrar em usar meios hábeis para auxiliar os filhos a gerar mérito. Esforce-se para que, mais cedo ou mais tarde, eles venham a ter uma vida tranquila, livre de problemas. Ao gerar mérito, seus filhos terão todo o sucesso na vida, inclusive o de encontrar um emprego.

Dei alguns exemplos, mas há muitas outras coisas que você, como pai/mãe budista, pode fazer para ajudar seus filhos. Já mencionei os sete fundamentos para a felicidade e a paz que você deve ensinar-lhes, mas você também pode ensinar todas as “16 Qualidades” ou “16 Darmas” estabelecidos por Songtsen Gampo. Além de fornecer esse tipo de instrução, você pode orar por seus filhos — suas orações serão muito poderosas, devido à sua forte conexão cármica com eles. Ao mesmo tempo em que você reza por eles, deve também guiá-los com habilidade, para que façam muitas pequenas práticas que gerem mérito em suas vidas cotidianas, como fazer caridade a outros seres sencientes, inclusive animais, insetos, e assim por diante.

Quero esclarecer: quando sugiro que, ao mesmo tempo em que você educa seus filhos, deve orar por eles, não digo que você deva rezar apenas para que sejam bem-sucedidos nos exames escolares. Essa é uma oração muito pobre; não cria causas para que seus filhos experimentem a felicidade vida após vida, nem cria causas para sua liberação e iluminação. Claro, você pode rezar para que tenham vidas longas, para que sejam saudáveis, para que todos os seus desejos estejam de acordo com o Darma, para que suas ações não se transformem em carma negativo e para que não causem dano a si e aos outros, mas em particular, você também pode fazer uma prece assim:

Que meus filhos desenvolvam as mesmas qualidades de Tara (ou Chenrezig, Manjushri, Buda da Medicina ou Lama Tsongkhapa) nesta vida, e sejam capazes de fazer um trabalho perfeito para os seres sencientes, libertando-os dos oceanos dos sofrimentos samsáricos e levando-os à completa iluminação o mais rápido possível.

Essa oração é curta, mas inclui todas as realizações. Outra oração que você pode fazer por seus filhos é aquela que vai ao encontro dos ensinamentos de Lama Tsongkhapa, que possui qualidades especiais:

Devido a todo o mérito gerado nos três tempos por mim, por todos os budas e bodisatvas e por todos os seres sencientes, que eu e todos os seres sencientes, sem atraso de um segundo sequer, consigamos encontrar os ensinamentos da pura sabedoria do vitorioso, Lama Tsongkhapa, dotado de pura moralidade e atitude corajosa, que fez grandes obras para todos os seres sencientes e realizou a ioga dos dois estágios — cuja essência é a sabedoria transcendental da felicidade não dual e da vacuidade.

Ou você pode orar para que seus filhos sejam guiados por Lama Tsongkhapa agora e no futuro:

Em todas as nossas vidas, por meio do vitorioso, 
Lama Tsongkhapa, 
Agindo pessoalmente como o guru 
Mahayana, 
Que nunca nos desviemos nem por um instante 
Do excelente caminho glorificado pelos vitoriosos.

Essa é uma oração que recito frequentemente quando me encontro com outras pessoas. Entoo também em voz alta os vários mantras poderosos que purificam até mesmo os mais pesados carmas negativos, aqueles “sem interrupção”, que fazem renascer no inferno inferior e experimentar o mais pesado dos sofrimentos por muito tempo.6 Também recito o mantra do Buda Maitreya e oro para que, quando o Buda Maitreya vier a este mundo, aqueles com quem estou possam se tornar seus discípulos, receber ensinamentos diretamente dele e obter a profecia de sua iluminação durante o tempo dos ensinamentos do Buda Maitreya.

Outra excelente oração para recitar é a da prática de Cittamani Tara:

Por favor, abençoe-me para que eu me 
dedique em pensamento e ação 
Ao professor virtuoso, a própria fonte de toda 
a bondade. 
Treinando no caminho que agrada a todos os 
conquistadores 
Que eu possa alcançar a iluminação insuperável.

Você pode rezar à Tara junto com seus filhos da mesma maneira que você normalmente reza. Estou apenas sugerindo algumas ideias e, em seguida, você pode fazer alterações. Há diversas coisas que se pode fazer para educar os filhos e dar significado ao fato de terem nascido em uma família budista.

Além disso, como budista, você deve dar aos animais de estimação, como cães e gatos que estão sob seus cuidados, uma vida muito especial. Por “especial”, não quero dizer comida especial ou roupas especiais. Quero dizer que você deve recitar para eles os poderosos mantras que purificam seu carma negativo, a fim de que os animais domésticos nunca mais nasçam nos reinos inferiores e para que alcancem a iluminação rapidamente. Você deve recitar esses mantras para seus animais todos os dias e também recitar em voz alta as orações que mencionei antes, bem como várias preces do Lam-rim.

Se tiver uma estupa, caminhe com seu animal de estimação em torno da mesma. Na minha casa, em Aptos, Califórnia, EUA, havia uma estupa que guardava um grande conjunto de tsá-tsás. Em torno dessa estupa eu levava um cão que uma mulher mexicana havia salvado de ser sacrificado e que depois me deu. No entanto, você também pode organizar o maior número possível de objetos sagrados, como tsá-tsás, imagens e estupas, em diferentes níveis em uma mesa e circum-ambular a mesa juntamente com seus animais. Dessa forma, o carma negativo que esses animais geraram ao longo de muitos éons é purificado. A circum-ambulação de uma estupa ou imagem que contenha os quatro mantras-relíquias de darmakaya tem o incrível benefício de purificar o carma negativo de se renascer nos oito infernos quentes. Desse modo, dependendo do número de vezes em que você leva o animal ao redor da mesa, esse mesmo número de carmas negativos acumulados em muitos éons são purificados e muitas causas de iluminação são criadas.

Quero deixar claro, mais uma vez, que apenas por ouvirem mantras ou preces, ainda que os animais domésti não entendam uma única palavra, por simplesmente serem levados em torno de objetos sagrados, seu carma negativo é purificado e, quando morrem, renascem nos reinos superiores. Essas ações também criam as causas, muitas vezes, de sua liberação e iluminação.

Deveria haver vantagens especiais para um animal que esteja sob os cuidados de um budista. Como você tem a oportunidade de ajudá-los a obter um renascimento mais elevado, encontrar o Darma e um amigo virtuoso, e alcançar a liberação do samsara e a iluminação, seria uma grande pena não beneficiar esses animais domésticos que você mantém como animais de estimação para sua própria felicidade.

Como os budistas devem dar uma vida especial inclusive aos animais sob seus cuidados, não resta dúvida de que devem fazer o mesmo por seus filhos. Entretanto, embora eu saiba de alguns pais/mães budistas que tentam dar exemplos a seus filhos e explicar-lhes o Darma, conheço muitos outros que não o fazem. Em vez disso, deixam seus filhos fazerem o que quiserem. É uma pena, porque, quando as crianças são jovens, antes de crescerem e saírem de casa, há inúmeras oportunidades de ajudá-las a gerar mérito e de dar-lhes uma educação que plantará as sementes da iluminação em suas mentes.

É claro que não há garantia de que você conseguirá ajudar seus filhos porque, como já mencionado, as crianças têm seus próprios carmas que trazem consigo de vidas passadas. Algumas crianças se sairão bem e, quando adolescentes, serão disciplinadas, compassivas e contentes. Outras, por causa da influência do mundo e de seus amigos, irão se distanciar do Darma e terão uma vida totalmente diferente daquela que seus pais desejavam para elas.

NÃO IMPORTA O QUE ACONTEÇA, COMO PAI/MÃE BUDISTA, VOCÊ TEM A RESPONSABILIDADE DE DAR A SEUS FILHOS ALGUM BENEFÍCIO ESPECIAL; CASO CONTRÁRIO, O FATO DE TEREM NASCIDO EM UMA FAMÍLIA BUDISTA NÃO SERÁ DIFERENTE DE TEREM NASCIDO EM UMA FAMÍLIA NÃO BUDISTA.

Enquanto seus filhos são jovens, não aproveitar a oportunidade de plantar neles sementes de bons hábitos seria algo muito triste. Ao dizer isso, não estou afirmando que você deve forçar seus filhos a adotarem seu estilo de vida. Ao contrário, quero apenas enfatizar que é importante ajudá-los a abandonar as causas do sofrimento e a criar as causas da felicidade — não apenas a felicidade desta vida, como também a felicidade das vidas futuras, a liberação do samsara e a completa iluminação. Se seus filhos, enquanto são jovens, aprenderem algumas práticas do Darma, recitarem alguns mantras, e assim por diante, mesmo que não deem prosseguimento a essas práticas quando forem mais velhos, todo o mérito coletado anteriormente ainda os fará conhecer e praticar o Darma em vidas futuras, e isso lhes trará felicidade por muitas vidas. Como não é fácil ajudar seus filhos quando já são adolescentes e não querem mais ouvi-lo, você deve tentar beneficiá-los o máximo possível enquanto ainda são pequenos. 

Concluindo, há muitas maneiras pelas quais você pode tornar a vida de seus filhos significativa, de modo que, no mínimo, não causem danos a si próprios e, se possível, também tragam felicidade e benefício aos outros seres sencientes e ao mundo. Já que, como pai/ mãe budista você pode fazer muito para ajudar seus filhos, seria uma lástima — e também muito triste e estranho — que não ensinasse a seus filhos as coisas em que você tem fé e que são benéficas para a sua própria vida.”

Este livro é de distribuição gratuita. A Bodisatva atua de forma colaborativa e sem fins lucrativos. Faça parte nos apoiando em: bodisatva.com.br/apoie.

Título original do Livro: Joyful Parents, Successful Children
Apoiadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *