Contemplações Fundamentais

As práticas que direcionam a mente para o Darma


Por
Revisão: Carol Franchi
Edição: Guilherme Erhardt

Nesta próxima quarta-feira, dia 27.03, iniciará o estudo “As práticas que direcionam a mente para o Darma”, tendo por base o tesouro espiritual “Ornamento da Preciosa Liberação”. O oferecimento deste estudo faz parte de uma aspiração do Lama Padma Samten de seguir com contemplações fundamentais entre os estudos de aprofundamento, estabelecendo uma rotina de estudos e práticas contínuas ao longo do ano para a sanga local e virtual. A facilitação será feita pelo tutor Guilherme Erhardt, de forma presencial no CEBB Caminho do Meio e online. Inscreva-se aqui.

Há muito tempo esse texto apoia os praticantes em nossa sanga e, desta vez, teremos a oportunidade de contemplá-lo durante duas semanas. O texto de Gampopa apresenta as etapas do caminho gradual. Inspirado por esses ensinamentos, contemplaremos temas como a vida humana preciosa, impermanência, carma, sofrimento, refúgio, bodichita e as seis paramitas. Essas contemplações visam o estabelecimento de uma fundação sólida que nos impulsiona no caminho da meditação e na direção da visão correta e refúgio verdadeiro. E há um aspecto bastante prático no “Ornamento da Preciosa da Liberação”, ele não está destinado a erudição mas é um guia inestimável que apresenta as etapas fundamentais do treinamento.


Abaixo compartilhamos a introdução presente no livro composta pelo Khenpo Konchog Gyaltsen:

O Senhor do Dharma Gampopa (1074–1153 D.C.), autor de O Ornamento da Preciosa Liberação, possuía realização completa dos ensinamentos e práticas do budismo, a filosofia ensinada pelo Buda Shakyamuni em, aproximadamente, 560 A.C. Gampopa estudou o sistema de treinamento dos sutras na linhagem Kadampa e recebeu o treinamento tântrico do grande santo Milarepa. Deste modo, por ter corporificado a forma completa do budismo, o Senhor Gampopa estabeleceu com sucesso o budismo completo no Tibete. Sua linhagem de discípulos se espalhou por toda Jambudvipa e se tornou a joia da coroa de todo o budismo.

Ele dissipou completamente a escuridão da confusão e resolveu todos os mal-entendidos entre os sistemas dos sutras e dos tantras. É por isso que ficou conhecido entre os discípulos de Milarepa como o “discípulo sol”. Na verdade, era como se o próprio Buda tivesse se manifestado novamente em forma humana. Portanto, os ensinamentos de Gampopa são reconhecidos como completamente puros e preciosos.

Entre os muitos textos importantes que ele escreveu, O Ornamento da Preciosa Liberação é, provavelmente, o mais significativo. Gampopa disse: “Para qualquer um que deseje me encontrar, o estudo de O Ornamento da Preciosa Liberação e da Guirlanda Preciosa do Caminho Excelente é o mesmo que estar comigo”. Assim, O Ornamento da Preciosa Liberação atua como regente de Gampopa nos tempos atuais. Neste livro você encontrará a forma completa do budismo – desde o ponto inicial, a base pela qual começamos o caminho, até a realização do estado búdico e a manifestação de atividades para o benefício de infinitos seres sencientes.

A primeira tradução para o inglês desta obra foi realizada pelo professor Herbert Guenther em 1959. Sua dedicação e iniciativa tornaram este texto conhecido entre os ocidentais, e muitas pessoas foram grandemente beneficiadas por esse generoso esforço. Eu me alegro por isso e respeito muito esse trabalho maravilhoso. Devido à sua tradução, fui encorajado por muitos estudantes a ensinar O Ornamento da Preciosa Liberação. Durante as aulas, traduzi diretamente do tibetano para meu inglês simples, e busquei apoio para passagens difíceis no livro do professor Guenther. Desta forma, levamos cerca de dois anos e meio para passar por todo o texto. Muitos estudantes expressaram que se sentiram muito beneficiados por essa apresentação direta. Assim, pensando que outros também poderiam se beneficiar, decidimos publicar esta tradução.

Para que vocês, leitores, não tenham que consultar muitas fontes diferentes, traduções da história da vida do Senhor do Dharma Gampopa e outras histórias citadas no texto foram incluídas aqui. Elas foram retiradas do Bendurya Tratsom, compilado pelo Venerável Khenpo Lodro Donyo, um dos meus melhores amigos dos tempos de escola. Seu livro é muito útil para o estudo de O Ornamento da Preciosa Liberação porque complementa todas as histórias.

Nos séculos sétimo, oitavo, décimo, décimo primeiro e décimo segundo no Tibete, muitos tradutores iluminados traduziram o budismo do sânscrito para o tibetano. Os textos budistas em tibetano de que dispomos hoje podem ser traduzidos de volta para o sânscrito de forma quase exata, sem perder nada do seu significado original. Isto foi possível porque a língua tibetana é muito rica e se aproxima bastante do sânscrito. Além disso, eles traduziram e retraduziram os textos muitas vezes.

Havia três estilos básicos de tradução naquele tempo: literal, focado no significado, e tanto literal quanto focado no significado. Muitos grandes tradutores fizeram o esforço de traduzir o texto literal e o significado juntos. Fizemos todo o esforço possível aqui para traduzir desta forma, mas devido às limitações da língua inglesa e ao significado profundo do Dharma, esta tradução ainda poderá ser melhorada no futuro.

O Ornamento da Preciosa Liberação é um dos livros que eu mais prezo. Tive a boa fortuna de receber este precioso ensinamento do aclamado mestre Khunu Lama Rinpoche, Tenzin Gyaltshen. Eu recebi ensinamentos Vajrayana, incluindo o Caminho Quíntuplo do Mahamudra, do eminente mestre de retiros Khyunga Rinpoche durante meu retiro de três anos. Do iluminado mestre de retiros Pachung Rinpoche, recebi as Seis Yogas de Naropa, o Mahamudra e muitas outras instruções e transmissões. Khunu Lama Rinpoche nasceu na Índia setentrional. Era um erudito consumado do sânscrito. Além disso, ele foi ao Tibete e estudou com muitos eminentes professores das diferentes escolas, ganhando compreensão de todos os aspectos do conhecimento, tanto convencional quanto absoluto. Mais tarde, dedicou sua vida a retiros, renunciando a todas as preocupações mundanas para corporificar os ensinamentos que tinha estudado. Desde que recebi este ensinamento dele, tenho me esforçado para compreender este livro. Dei ensinamentos sobre ele para monges em diferentes monastérios, em diversas ocasiões, e também para estudantes ocidentais.

Muitos séculos se passaram, os estilos de vida e cultura mudaram, mas o budismo puro – os ensinamentos sobre o sofrimento e as causas do sofrimento, felicidade, a paz e suas causas – não muda. Mesmo este livro tendo sido escrito no século doze, ele continua relevante para o mundo ocidental do século vinte e um, com suas tecnologias científicas e materiais altamente desenvolvidas. Penso que a sabedoria de Gampopa está bastante de acordo com as teorias científicas modernas.

Gampopa baseou seu texto na Lâmpada para o Caminho da Iluminação de Atisha. Khunu Lama Rinpoche dizia que este foi o primeiro texto Lam rim escrito no Tibete, e que todos os outros grandes textos Lam rim posteriores se basearam em O Ornamento da Preciosa Liberação. Portanto, todas as escolas budistas tibetanas o estudam. É um texto-base de grande importância para o tradicional retiro de três anos.

Os vinte e um capítulos deste livro descrevem sistematicamente o caminho que deve ser trilhado para alcançar o estado búdico – nem mais, nem menos. Se você deixar de lado um passo, o objetivo não será atingido. Mais do que isso não é necessário, a rota está completa. Este livro é uma instrução essencial, e não um comentário extenso, sem significados ocultos – apenas ensinamentos precisos e consistentes. Todos que estiverem interessados no budismo podem estudá-lo e aplicá-lo em suas práticas. Se você estudar este texto completamente, adquirirá uma compreensão da forma completa dos estágios do budismo. Não espere entender tudo lendo o texto apenas uma ou duas vezes. Como Sua Santidade o Dalai Lama enfatiza, é melhor confiar em um professor autêntico e praticar para entender a completa profundidade desta grande obra.

A estrutura do texto:

PARTE 1: A CAUSA PRIMÁRIA
Capítulo 1: A natureza búdica
PARTE 2: A BASE DE TRABALHO
Capítulo 2: A vida humana preciosa
PARTE 3: A CAUSA CONTRIBUINTE
Capítulo 3: O mestre espiritual
PARTE 4: O MÉTODO
Capítulo 4: Impermanência
Capítulo 5: O sofrimento do samsara
Capítulo 6: O carma e seu resultado
Capítulo 7: Bondade amorosa e compaixão
Capítulo 8: Refúgio e preceitos
Capítulo 9: O cultivo da bodhicitta
Capítulo 10: O treinamento na bodhicitta de aspiração
Capítulo 11: O treinamento na bodhicitta de ação
Capítulo 12: A perfeição da generosidade
Capítulo 13: A perfeição da ética moral
Capítulo 14: A perfeição da paciência
Capítulo 15: A perfeição da perseverança
Capítulo 16: A perfeição da concentração meditativa
Capítulo 17: A perfeição da sabedoria discriminativa
Capítulo 18: Os aspectos dos cinco caminhos
Capítulo 19: Os dez bhumis dos bodhisattvas
PARTE 5: O RESULTADO
Capítulo 20: A iluminação perfeita
PARTE 6: AS ATIVIDADES
Capítulo 21: As atividades do Buda

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