Satish Kumar. Foto: Roy Riley (Divulgação).

Educação para a felicidade: é possível?

Para responder à questão, Lama Padma Samten conversa com o cofundador do Schumacher College, Satish Kumar, na edição especial do 108 Horas de Paz, neste sábado (02/10)


Por
Revisão: Caroline Souza

Peregrino pela paz, ativista de longa data e ex-monge jainista, Satish Kumar tem inspirado mudanças globais há mais de 50 anos. Nascido na Índia, aos 9 anos Satish renunciou ao mundo e se juntou aos monges jainistas. Inspirado por Gandhi, aos 18 ele decidiu que poderia alcançar ainda mais e empreendeu uma peregrinação pela paz em nome do desarmamento nuclear, caminhando sem dinheiro desde a Índia até a América do Sul, passando por Moscou, Londres, Paris e América do Norte. 

Satish tem sido o espírito-guia por trás de uma série de movimentos ecológicos e educacionais. Ele foi cofundador do Schumacher College, na Inglaterra, onde hoje é professor visitante. Além disso, foi editor da consagrada revista Resurgence & Ecologist, e atualmente é seu editor emérito.

Aos 85 anos, Satish segue dedicando sua vida à campanha pela regeneração ecológica, educação holística e justiça social e espiritual, o que inclui conversas com os mais diversos públicos.

Nesta edição do 108 Horas de Paz: Especial de Educação, o Lama Padma Samten vai conduzir uma conversa com Satish Kumar sobre a educação para a felicidade. E quem já ouviu alguma de suas falas sabe o quão inspirador ele pode ser, pois Satish fala diretamente do coração, principalmente quando se trata de educação e ecologia. 

Satish Kumar. Foto: Roy Riley (Divulgação).

“Vamos educar nossas crianças para a vida, não apenas para o trabalho. Nós precisamos de uma educação da cabeça, do coração e das mãos”, ensina Satish Kumar. Essa é uma das tantas frases que o professor usa para nos mostrar um novo jeito de educar, que não tem como prioridade a formação meramente intelectual. 

Muito pelo contrário, o ensino se dá pelo fazer, e por isso mesmo no Schumacher College – uma faculdade internacional – são oferecidos estudos de ecologia na graduação, pós-graduação, programas de pesquisa, cursos de curta duração e residência em horticultura – parte da educação acontece na cozinha e na horta, onde os alunos praticam as atividades da vida cotidiana. 

Em palestra no TEDx Talks, em 2013,  Satish exortou os jovens a redescobrir sua criatividade,  afirmando: “quando vocês deixarem suas universidades, não busquem emprego. Vão e criem um trabalho. (…) Quando se tornam empregados, vocês suspendem sua criatividade, suspendem sua imaginação, suspendem sua engenhosidade e apenas seguem as ordens do seu chefe. (…) E vocês têm muito pouca chance de serem vocês mesmos. Mas quando têm um meio de vida, como na expressão budista ‘meio de vida correto’, que vem do coração, vocês são os criadores, são os mestres dos seus destinos”.

Com sua fala, Satish Kumar nos toca profundamente, pois é a expressão direta da ação de alguém que conhece o seu lar – o planeta Terra – e com ele vive em harmonia, ajudando a criar um maravilhoso futuro sustentável para toda a humanidade. 


Inscreva-se no 108 Horas de Paz Especial aqui!

Assista à palestra de Satish Kumar no TEDx Talks!

Apoiadores

4 Comentários

  1. Solange Macari disse:

    Uma atitude muito necessária !

  2. Koshin disse:

    Satish Kumar, não conhecia. Muito profunda sua contribuição. Não compreendi o que seria justiça espiritual. Vou procurar ler algum livro dele e vou procurar assistir palestras. Obrigada revista Bodisatva. Sempre trazendo uma ampliacão, uma abrangência maior para cada aspecto do darma.

  3. Teresa Maria Braga de Moraes disse:

    Maravilha existir e compartilhar com os ensinamentos de um ser iluminado !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *