Lama Elizabeth Mattis Namgyel. Foto: Arquivo Instituto Paz & Mente Brasil, tirada durante o retiro 2019 da Lama organizado pela Paz & Mente

A Iniciativa Caminho do Meio

Elizabeth Mattis Namgyel lança seu novo projeto, The Middle Way Initiative


Por
Revisão: Caroline Souza

No dia 26 de setembro de 2020, Elizabeth Mattis Namgyel vai estar online lançando seu novo projeto: The Middle Way Initiative – MWI (A Iniciativa Caminho do Meio), e oferecendo uma palestra com tradução para português e espanhol. Conhecida no Brasil por seus livros O poder de uma pergunta aberta e A lógica da fé (ambos da Lúcida Letra), a Lama traz o espírito da investigação aberta para fundar essa organização budista sem fins lucrativos, cuja missão é honrar e preservar os insights e métodos de investigação que caracterizam os ensinamentos do Buda sobre o Caminho do Meio. 

Nas palavras da Lama, a visão da organização é servir como um hub (um eixo central) para conversas sobre o Caminho do Meio, e um espaço para a investigação da relevância desses ensinamentos no mundo no qual vivemos. No recém-lançado site da iniciativa, e na própria fala da Lama no vídeo em que faz um convite aberto para o evento, é enfatizado o potencial de benefício que os ensinamentos do Caminho do Meio têm, especialmente no momento atual, por servirem como antídoto ao pensamento extremista, fundamentalista e dogmático.

Tatjana K. Meyerowitiz, vice-presidente da organização, nos conta que os ensinamentos do Caminho do Meio têm sido o grande trabalho da vida da Elizabeth, e a organização surge para apoiar este trabalho em uma variedade de áreas. “O hub ao qual Elizabeth se refere pretende ser um espaço para estudantes de budismo se reunirem em torno de conversas e escuta dos ensinamentos do Caminho do Meio que Elizabeth oferece, para dialogarem e serem capazes de esclarecer particularidades dos ensinamentos relacionadas à sua prática.”  

 

MWI e o Brasil 

The Middle Way Initiative (MWI) já nasce com um vínculo formal com o Brasil: Cerys Tramontini, aluna direta de Elizabeth e fundadora do Instituto Paz e Mente, que realizou o primeiro retiro da Lama Elizabeth no Brasil, em Ibiraquera (SC). Cerys é a Diretora da América Latina das atividades da organização (MWI) e diz que a aspiração, ao atender a esse convite da Lama Elizabeth, é “dar suporte à Lama na América Latina para que todo o seu trabalho possa se expandir e beneficiar muitos seres. A Lama, como uma professora autêntica, insere-se numa linhagem ininterrupta e pode nos apoiar no estabelecimento da visão e, a partir disso, nossa prática floresce. Sem isso, patinamos”. Para o trabalho, Cerys conta com um grupo de amigos-voluntários que apoiam várias atividades, que está aberto para quem tiver interesse (veja como ajudar no final do texto). 

Ainda sobre a presença do MWI no Brasil, Tatjiana menciona que a escolha da Lama Elizabeth é sempre por qualidade e não por quantidade. “Ao começar a desenvolver esses programas, Elizabeth gosta de deixar as coisas se desenrolarem através de coincidências auspiciosas, e acredita que quem quer que tenha a intenção de estar junto ao darmos início a este empreendimento irá se aproximar naturalmente. Desse modo, não é necessária tanta estratégia de divulgação, mas a simples comunicação boca a boca de pessoas comuns já é suficiente”. 

 

Projetos 

Foi no Brasil, em parceria com o Instituto Paz e Mente, que nasceu a ideia e onde foi criado o projeto O Sutra da Arte: explorando a natureza da criatividade através do Sutra do Coração, um dos três principais projetos do The Middle Way Initiative (MWI). Sua primeira edição vai acontecer online, de 19 a 22 de novembro, e as inscrições já estão abertas. Através deste programa, a Lama Elizabeth realiza um antigo desejo de apresentar os ensinamentos em um contexto de criatividade, incluindo música e artes visuais. Seu irmão, Chime Mattis, irá apresentar suas composições do Sutra do Coração, que serão cantadas em inglês, espanhol e português, e Tatjana K. Meyerowitiz irá fazer uma introdução ao mundo da expressão visual trazendo uma abordagem contemplativa da arte. 

Outros dois projetos do MWI Youth (Juventude) e Lineage (Linhagem) estão em fase embrionária e serão desenvolvidos no futuro mas, como explica Tatjana, “é importante incluí-los desde o começo, por essas áreas serem de grande interesse para a Lama Elizabeth”.   

Além deles, o MWI é responsável também pelo podcast Open Question, lançado em abril deste ano, no qual Elizabeth entrevista diferentes estudantes e professores sobre suas descobertas pessoais e seu caminho espiritual. Financiado pela Hemera Foundation, dentro do âmbito do Tara’s Project, está voltado a apoiar mulheres comunicando a sabedoria budista. No episódio de abertura do podcast, Elizabeth faz uma afirmação que resume sua intenção: “Eu quero reconhecer e declarar que a mente humana tem um potencial natural para sanidade e brilho, para curiosidade e maravilhamento. Eu sempre confio e estimo essas qualidades quando elas emergem em mim, e me comovo e me inspiro quando as vejo em outras pessoas.”  

 

Lançamento The Middle Way Initiative 

Palestra: Caminho do Meio – Abrindo o mundo de possibilidade criativa

Com Elizabeth Mattis Namgyel 

Sábado, dia 26 de setembro

10h30 – 13h30 MST (-6 GMT) 

Para se inscrever, clique aqui


Se você tem interesse de se voluntariar para as atividades do The Middle Way Initiative na América Latina, escreva para: cerys@middlewayinitiative.org e/ou cerys@pazemente.com.br

Para se inscrever no retiro O Sutra da Arte: explorando a natureza da criatividade através do Sutra do Coração, clique aqui.

Para receber informações sobre os eventos da Lama Elizabeth Mattis Namgyel no Brasil através de um grupo de transmissão do Whatsapp, clique aqui

Apoiadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *