Arquivo Centro Nyingma

Kum Nye

Uma técnica tibetana de relaxamento


Por
Revisão: Dirlene Ribeiro Martins
Edição: Carol Franchi

“Todos nós temos lembranças de momentos em que nos sentimos particularmente vivos, quando o mundo parece novo e promissor como um jardim de flores em uma manhã de primavera. De repente, uma sensação de vitalidade aguda, sustentada pelo conhecimento de que todos os elementos estão em harmonia absoluta. Nossos corpos se sentem saudáveis e energizados, nossas mentes estão claras e confiantes. A essência dessa experiência é o equilíbrio, que leva a um profundo sentimento de carinho e frescor, e se estende muito além do sentimento que chamamos de ‘felicidade’.” Tarthang Tulku. Kum Nye – Preparação profunda para o Yoga Tibetano.


Kum Nye é a arte de desenvolver esse verdadeiro equilíbrio. Por meio do relaxamento, podemos descobrir toda uma nova maneira de ser, uma perspectiva que se delicia com a integração do corpo, mente, sentidos, sentimentos e meio ambiente.

O QUE É O KUM NYE?

O Kum Nye é composto por uma série de exercícios simples, eficientes e curativos, que funcionam para aliviar o estresse, transformar padrões negativos de comportamento, promover o equilíbrio e a saúde e aumentar nossa apreciação pela vida.

Os exercícios respaldam-se em teorias dos sistemas de energias densas e sutis do corpo, que são a base da medicina tibetana e das disciplinas do budismo sobre o corpo e a mente. As posturas físicas do Kum Nye e os exercícios de respiração — combinados com a consciência interior e a concentração — se alinham e integram o corpo físico e os sentidos com a mente.

Gradualmente, quietude, presença e vitalidade vão se desenvolvendo, o que nos permite captar a nossa natureza interior. Dentro desses estados de calma e de bem-estar, surgem naturalmente o conhecimento e a força de que precisamos para guiar nossas vidas.

O valor do sistema de relaxamento Kum Nye está no fato de abordar holisticamente o corpo e a mente, integrando e equilibrando o físico e o psicológico para gerar saúde.

ORIGEM

O Kum Nye foi sistematizado e adaptado para o Ocidente por Tarthang Tulku Rinpoche, o Lama Chefe da linhagem Nyingma, que atualmente reside na Califórnia, Estados Unidos. Ele teve contato com a prática por intermédio de seu pai, um lama e médico tibetano, e de seus mestres no Tibete, que ensinavam o Kum Nye como uma prática preparatória para a meditação.

Quando Tarthang Tulku mudou-se para os Estados Unidos, na década de 1970, observou a dificuldade de seus novos alunos ocidentais de ficarem sentados por longos períodos, devido a inquietações, distrações mentais e vários tipos de desconforto físico. Para ajudá-los, ele introduziu exercícios de Kum Nye antes da meditação e obteve resultados muito positivos: pessoas que haviam tentado meditar sem sucesso por meses, ou mesmo anos, foram capazes de aquietar o corpo e a mente.

Arquivo Centro Nyingma

Segundo Rita Toledo, formadora de instrutores de Kum Nye e aluna de Tarthang Tulku Rinpoche, desde 1986:

“Eu me lembro da surpresa que tive ao fazer Kum Nye pela primeira vez. De onde vinham essa inteireza e leveza, banhadas em um tipo de alegria diferente, uma espécie de felicidade? O objetivo  essencial do relaxamento Kum Nye é desbloquear tensões superficiais e profundas, recentes ou antigas, como as da infância, liberando uma energia fresca e abundante que ficou comprimida e congelada, sabe-se lá por quanto tempo. É um sistema de cura e transformação que traz alívio para o sofrimento em todas as áreas da nossa existência”.

QUEM PODE PRATICAR?

O Kum Nye pode ser praticado com segurança por qualquer pessoa, de qualquer idade. Todos os interessados em aprofundar a sua relação com o próprio corpo, em aliviar o estresse da vida diária, em viver um estilo de vida mais equilibrado, são bem-vindos à prática.

ONDE PRATICAR O KUM NYE?

No Brasil, é possível praticar o Kum Nye nos Centros Nyingma.

Em São Paulo

CENTRO NYINGMA DO BRASIL

Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 224

Alto de Pinheiros (próximo à Praça Panamericana)

Budismo Tibetano (centronyingmabrasil.org.br)

No Rio de Janeiro

CENTRO NYINGMA DE BUDISMO TIBETANO

Rua Casuarina, 297 – casa 02, Humaitá

Home – Nyingma (nyingmario.org.br)

Visite os sites dos Centros e conheça os cursos com início no mês de março.

Apoiadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *