Carol Senna e Amanda Senna, fundadoras do Luzeirim

Luzeirim Poético lança livros infantis que bebem nas fontes da cultura popular e do budismo

“Muitos mundos (em um só)”, de Carol Senna, e “Adivinha quem é: Pássaros em cordel”, de Amanda Senna, estão sendo lançados neste sábado (04/09), com retransmissão pelo Youtube da Bodisatva



O nascimento da Luzeirim, uma companhia de arte, infância e cultura de paz

“Nossa especialidade é brincar na rua, no quintal, em escolas ou em praças, com música, dança e palhaçaria inspiradas em manifestações brasileiras como a ciranda, o xote, o cacuriá e brincadeiras de roda de norte a sul do país”, contam as pernambucanas Amanda e Carol Senna. 

Além do laço familiar, as irmãs compartilham duas paixões: a cultura popular brasileira e os temas ligados à educação e à infância. Essas paixões, que elas trazem do berço e vêm cultivando ao longo de suas trajetórias pessoais de vida, culminaram recentemente no surgimento de um sonho em comum, o projeto Luzeirim Poético: Versos de brincar e encantar.

Resumidamente, o Luzeirim Poético habita os territórios da arte, da infância e da cultura de paz. Enquanto uma iniciativa brincante que integra música, poesia e contação de histórias, ela tem como referência a cultura popular brasileira e abordagens educativas voltadas ao cultivo de um bom coração, à responsabilidade universal e aos valores humanos.

Em 2020, em meio à turbulência de um mundo mergulhado em uma pandemia, o Luzeirim foi contemplado por editais emergenciais da Lei Aldir Blanc e ampliou um pouco mais o alcance de seu movimento, difundindo duas sementes de benefício em tempos tão desafiadores. Um desses editais, ligado à Secretaria de Cultura de Viamão, possibilitou a gravação de canções autorais do grupo. O outro, o Edital de Criação e Formação Diversidade das Culturas, da Fundação Marcopolo, viabilizou a publicação de dois livros infantis, escritos e ilustrados por Carol e Amanda, que estão sendo lançados neste sábado, dia 4 de setembro.

Carol Senna com os dois livros do Luzeirim, que estão sendo lançados no próximo sábado

Lançamento dos livros Muitos Mundos (em um só) e Adivinha quem é: Pássaros em cordel

Às 19h deste sábado, 4 de setembro, ocorrerá um encontro simbólico na trajetória do Luzeirim, que será transmitido pelo canal da Carol Senna no YouTube e retransmitido pela Bodisatva. Amanda e Carol se reunirão com Fernando Leão, Olegário Alfredo e Márcia Cavalcante para celebrar o lançamento de seus livros Adivinha quem é: Pássaros em Cordel e Muitos Mundos (em um só), que falam sobre a natureza e a diversidade cultural e ambiental em linguagens da cultura popular brasileira. 

Fernando Leão é historiador e educador há mais de 30 anos. Coautor de 3 livros, faz parte da Comunidade Ativadora do Programa Escolas Transformadoras, é embaixador da COREComunidade Reinventando a Educação e participa do projeto Educa Compaixão. Olegário Alfredo é mestre Gaio, poeta, cordelista, haicaísta e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC). Márcia Cavalcante é professora, coordenadora institucional da ONG Cirandar e atua há cerca de quinze anos com projetos comunitários de leitura.

“A poesia popular traz a possibilidade do brincar com a palavra, tão cara ao universo infantil. As crianças bem pequenas são especialmente sensíveis e requerem conteúdo de qualidade que contemple suas necessidades. Percebemos a escassez de oferta nesse segmento e, assim, criamos nossas obras para contemplar este público”, afirmam as autoras.

O estabelecimento de iniciativas culturais voltadas a crianças, mas que também têm o potencial de tocar e envolver os adultos cuidadores, favorece as relações e vínculos, reverberando de forma positiva para a vida daquele indivíduo e do meio social onde ele está inserido. “Os livros ilustrados são um potente instrumento de conexão com as crianças. A infância é alimentada por histórias, pelo brincar e pelas imagens significativas. No contexto atual de tamanho desafio para crianças e famílias, oportunizar arte, poesia, história e brincadeira de forma integrada, com conteúdo ligado à diversidade e aos elementos da natureza, sem dúvidas contribui para a promoção da vida de crianças e famílias” complementam Carol e Amanda. 

As duas obras em breve estarão disponíveis para compra pelos canais do projeto Luzeirim e também na loja virtual da Bodisatva. Além disso, o projeto prevê a distribuição gratuita dos livros para pontos de leitura (bibliotecas comunitárias – ONG Cirandar) e as Secretarias de Educação de Viamão, Porto Alegre, Gravataí, Alvorada, Cachoeirinha e Guaíba

Conheça as obras do Luzeirim

Adivinha quem é: Pássaros em Cordel, de Amanda Senna, é voltado ao público infantojuvenil, mas não se restringe aos jovens. Sua brincadeira cativa pessoas de todas as idades. Escrito no formato de um texto em cordel, ele é composto por adivinhas em sextilhas, e cada adivinha aborda um pássaro diferente. 

O livro é um convite ao brincar, e desperta a curiosidade e interesse sobre esses animais ainda tão presentes e atraentes em nosso cotidiano, apesar da crescente urbanização. As ilustrações são inspiradas na xilogravura, promovendo a diversidade por meio dessa estética tão ligada à cultura popular brasileira. 

Este livro inclui 10 pássaros presentes na fauna do Rio Grande do Sul, e se propõe a ser um primeiro volume de uma série a ser continuada, pois a autora possui adivinhas em cordel para mais 20 animais. O projeto gráfico convida a um brincar com o livro, favorecendo o mistério proporcionado pela adivinha.

Adivinha e ilustração da obra de Amanda Senna

Resposta da adivinha e ilustração da obra de Amanda Senna


Muitos Mundos (em um só), de Carol Senna, também dança entre os territórios da infância e da cultura popular. No formato de quadrinhas, antes de virar livro, foi criado para ser recitado e traz em si a métrica mais popular da tradição da poesia oral do Brasil, que se conecta diretamente com a cultura da infância. O enredo aborda de forma lúdica o tema da empatia, remetendo à importância de perceber os diferentes “mundos” que surgem a partir dos diferentes pontos de vista e experiências de uma diversidade de seres não apenas diferentes seres humanos, mas também outros seres que compartilham conosco a biosfera. 

A empatia surge de forma metafórica e diz sobre o conjunto de referências da autora, que, também sendo educadora, pesquisa a interface entre as diferentes linguagens artísticas, como a música e a poesia, e o cultivo de habilidades socioemocionais e valores humanos na convivência com as crianças. As ilustrações são inspiradas no repertório afetivo da autora, trazendo de forma singela referências a diferentes biomas brasileiros, e a diversidade na fauna e nos costumes são retratados de forma suave. 

Na paleta de cores escolhida predominam azuis e azulados, fazendo uma referência ao elemento natural predominante na aventura poética do  livro, o elemento água. A água aparece como pano de fundo do livro como símbolo de sensibilidade, cura e conexão, e dá suporte para o protagonista, que viaja em sua jangada através dos diferentes mundos. Esse livro se propõe a ser o primeiro de uma série inspirada nos 5 elementos da natureza (água, terra, fogo, ar e espaço), e as cinco sabedorias associadas a cada um desses elementos, segundo a tradição budista do Tibete, uma das referências da autora.

Desenho que virou ilustração da obra de Carol Senna

Trecho da obra:

Navegando no meu barco, vou do rio para o mar.
As águas vão me levando, quantos mundos vão ligar!

Há os mundos que conheço, tem outros que ainda não.
Como gosto de aventuras, viajo com atenção.

Cada ser, com sua mente, vê um mundo diferente.
Viajando com meu barco, fui olhando atentamente.

Que meus olhos sejam livres, e minha mente, muito ampla,
para ver os outros seres em seus mundos, nessa dança.


Este texto é uma parceria paga entre a Bodisatva e o Projeto Luzeirim Poético

Apoiadores

2 Comentários

  1. Merci disse:

    Estou encantada com os dois livros Pássaros em Cordel e Muitos mundos. Quero comprar.
    merciterapeuta@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *