Ordenação de 142 monjas Drukpa Kagyu

Em evento histórico no Butão, 142 monjas receberam a ordenação completa da ordem monástica Drukpa Kagyu


Por
Revisão: Cristiane Schardosim Martins
Tradução: Rosana Folz

Você sabia que, em junho deste ano, 142 monjas receberam a ordenação completa da ordem monástica Drukpa Kagyu no Butão? Com alegria nossa equipe traduziu a carta enviada pelo monastério Dongyu Gatsal Ling, coordenado pela venerável Jetsunma Tenzin Palmo, informando sobre este evento histórico do ressurgimento da ordenação plena de mulheres, um assunto considerado altamente controverso. Nós nos regozijamos que, hoje, as próprias monjas terão o poder de constituir uma sanga de ordenação dupla de monjas e monges.


Temos o prazer e a honra de anunciar que em 21 de junho de 2022, a ordenação completa de bhikshuni foi concedida a 142 monjas, em um local auspicioso abaixo de Paro Taktsang no Butão, por Sua Santidade Je Khenpo, Tulku Jigme Chhoeda, lama chefe da ordem monástica Drukpa Kagyu no Butão. Este evento histórico foi apoiado por Sua Majestade o Rei Jigme Khesar Namgyel Wangchuck e organizado por Sua Majestade a Rainha Mãe, Ashi Tshering Yangdoen Wangchuck, que é a Patrona da Fundação das Monjas Butanesas e o Dr. Tashi Zangmo, o diretor fundador da BNF.

Tradicionalmente, a ordenação completa de monjas era dada na linhagem Mulasarvastivada vinaya existente no budismo tibetano e butanês. As monjas só recebiam até a ordenação de noviças ou shramanerika. O ressurgimento da ordenação plena tem sido objeto de discussão por muitos anos, mas nenhuma resolução sobre como ela poderia ser realizada havia sido acordada. Continua sendo um assunto altamente controverso.

No entanto, hoje em dia as monjas estão vivendo em monastérios bem administrados e se tornando altamente educadas na filosofia e prática budistas. Elas próprias agora são professoras e autoras de livros. Então, o tempo está pronto para elas darem o próximo passo e se tornarem totalmente ordenadas como o próprio Buda especificou e como a educação moderna mostrou ser uma possibilidade válida. As monjas são plenamente capazes de estudar e empreender o Vinaya ou código monástico, realizando os rituais monásticos e levando uma vida exemplar. Desta forma, a Sangha Quádrupla de monásticos e leigos será completada como era a intenção do Buda.

Portanto, foi com grande coragem e compaixão que Sua Santidade o Je Khenpo do Butão tomou a decisão de conceder esta ordenação superior às monjas – abrindo assim as portas para a elevação e encorajamento de todas as monjas na tradição Mulasarvastivada.

A cerimônia em si foi realizada pela sanga bhikshu [monge] com Sua Santidade o Je Khenpo como mestre ordenador. Este método de ordenação foi permitido pelo Buda na ausência de uma sanga de bhikshuni [monja]. Após 12 anos como bhikshunis, as próprias monjas terão o poder de constituir uma sanga de ordenação dupla de monjas e monges.

Como haviam muitas monjas e elas eram meticulosamente ordenadas de três em três por vez, a cerimônia acabou se estendendo por 3 dias. No primeiro dia, Sua Majestade o 4º, ou ex-rei, Jigme Single Wangchuk, juntamente com sua esposa, a rainha-mãe e outros membros da família real, visitaram o local de ordenação e o rei fez um discurso encorajador e inspirador às monjas.

Esta é uma ocasião verdadeiramente importante para as monjas da linhagem Mulasarvastivada e nos regozijamos que finalmente um alto Lama de reputação impecável como Je Khenppo deu um passo à frente para ajudar e apoiar a sanga feminina nesta tradição.

 

Tradução do Gatsal – Newsletter do Monastério Dongyu Gatsaling, Edição n. 39, Verão 2022

 

Apoiadores

1 Comentário

  1. Virginia disse:

    Felicíssima , verdadeiramente um momento histórico !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *