Tesouro Precioso das Instruções Essenciais

Conselhos para o dia a dia da vida espiritual e técnicas de meditação, por Longchenpa


Por
Revisão: Carol Franchi
Tradução: do tibetano para o inglês por Lama Chökyi Nyima e, para o português, por Guilherme Erhardt

Longchenpa é reverenciado como um dos maiores mestres dentro da linhagem Nyingma. O número de suas composições é bastante extenso, no entanto, a coleção dos Sete Tesouros é provavelmente a mais conhecida e admirada.  Os fragmentos abaixo foram retirados de O Tesouro Precioso das Instruções Essenciais (Man ngag rin po che’i mdzod), que é um dos volumes dessa coleção. O texto está composto no formato de versos que em sua maioria destacam sempre seis pontos para serem contemplados. É uma coleção de conselhos para o dia a dia da vida espiritual, bem como de instruções filosóficas e sobre as técnicas de meditação, seja no contexto do Sutra, Tantra ou Dzogchen. 


 

Preparação para a solidão

Em seguida, se você quiser permanecer solitariamente, seis coisas são essenciais para sua preparação:

Certifique-se de que, separado do seu guru, você possa ser autossuficiente.

Elucide quaisquer perguntas que você tenha sobre como dissipar as dúvidas ou os obstáculos.

Certifique-se de que seu corpo não esteja  acometido pela doença, forças negativas ou obstáculos.

Libere-se das limitações dos assuntos humanos comuns.

Receba conselhos detalhados em como realizar os dois tipos de benefício.

Tenha confiança a respeito do que realmente é a visão.

 

Perseverança 

Existem seis formas de aplicar a perseverança para consumar a prática espiritual:

Mesmo à custa de sua vida, não vire sua mente para longe do darma sagrado.

Mesmo se você ficar doente, não dê origem a visões errôneas¹. 

Não permita que seus compromissos sejam minados por pressões sociais ou obstáculos.

Desenvolva a capacidade de combinar a sua experiência de equilíbrio meditativo com a atividade após a meditação.

Não renuncie a sua diligência até que você tenha conseguido seu objetivo.

Desenvolva a habilidade de apreciar a igualdade do sabor de tudo que você encontrar, seja no que eliminar ou confiar. 

 

Temas de contemplação progressiva

Em seguida, há seis tópicos de contemplação:

Contemple o fato de que toda a responsabilidade recai sobre você;

Que todo o seu sofrimento resulta de ações anteriores; 

Que essas ações anteriores foram determinadas em um certo momento por circunstâncias; 

Que tais circunstâncias negativas surgiram a partir de seus padrões instáveis de pensamento; 

Que estes, aliás, foram o resultado de sua busca equivocada por objetos sensoriais externos; 

E que desse modo o caminho para a liberação é  obscurecido.

 

Assumir a responsabilidade

Há seis considerações que dizem respeito a assumir responsabilidade por todas as suas limitações: 

O sofrimento deste mundo de nascimento e morte está dentro de você.

Há sofrimento em buscar o que você não consegue encontrar ao procurar.

Há sofrimento em proteger seus interesses—sofrimento que traz a si mesmo através da sua necessidade.

Há sofrimento em encontrar os inimigos e separar quem são os amigos, e isso é criado por suas fixações de apego aos amigos e aversão aos inimigos.

Há um intenso sofrimento do renascimento nos três reinos inferiores.

Tudo isso é criado por seu próprio carma, e nada mais.

 

Confusão

Seis pontos referem-se ao estado de confusão, com suas percepções errôneas e pensamentos negativos:

Não há fim para o dano produzido quando sua mente não está domada.

O aparecimento de coisas prejudiciais é o resultado de sua própria percepção impura.

Você faz julgamentos arbitrários sobre os sons, embora eles sejam apenas a vacuidade que pode ser ouvida.

Você reage à sua mente, que é naturalmente expansiva, ao suprimir ou se entregar aos pensamentos.

Você assume que o que é agradável ou doloroso é sempre assim, quando não é.

Sua mente está inflamada pela raiva e pelo rancor.

 

Gurus

Gurus que atuam como guias no caminho para a liberação possuem seis qualificações:

Eles acendem a lâmpada da sabedoria primordial para aqueles que vagam na escuridão.

Eles trazem de volta aqueles que vagam ao longo da beira de um abismo para o caminho autêntico.

Eles resgatam aqueles que estão afundando em um rio com a balsa da felicidade suprema.

Eles levam a um lugar de completa liberdade aqueles que foram aprisionados.

Eles puxam  para a terra firme da liberação aqueles atolados no pântano do sofrimento.

Eles cortam os laços de fixação dualista com a espada da sabedoria primordial.

Portanto, pense nos gurus como verdadeiros Budas.

 

As falhas de alguém que não leva uma vida espiritual

Sem uma vida espiritual, você terá seis falhas:

Você será como uma velha cega, obscurecida pelo seu não reconhecimento da consciência lúcida.

Você será como uma prostituta, habilidosa em seduzir os outros para a existência condicionada.

Você será como um espectador em uma feira, distraído por atividades sem sentido.

Você será como um bebê entretido por um cuidador, com a  mente enganada pela influência traiçoeira do que é percebido.

Você será como uma criança brincando, auto absorvido.

Você será como um peixe preso em uma rede, suas percepções confusas serão difíceis de cortar.

Assim, você desperdiçará sua vida humana em ações que não tem propósito.

 

Liberação

Existem seis maneiras de libertar-se desses reinos:

Livre-se da visão de que as coisas são permanentes e, portanto, elimine a procrastinação e a preguiça.

Deixe de fazer planos para os próximos anos e, em vez disso, se dedique à sua prática espiritual, seja quaisquer que forem seus recursos.

Desista do comportamento comum e siga o caminho dos ensinamentos.

Purifique-se do carma negativo e dos efeitos das ações prejudiciais,  usando os quatro poderes como antídotos.

Prossiga seu duplo desenvolvimento o máximo que puder, usando os dez tipos de prática espiritual².

Traga tudo para o caminho espiritual, esteja você inicialmente empreendendo uma ação, efetivamente realizando-a ou conduzindo-a até a conclusão.

Tudo isso irá libertá-lo rapidamente dos reinos do samsara.

 

Erros na meditação

É ensinado que, em geral, há seis erros ao meditar:

Se você não conseguir perceber a lucidez profunda de rigpa, você vai ficar perdido em um estado vago, sem clareza.

Se você fizer uma tentativa deliberada de cultivar clareza, a sua experiência de sabedoria primordial será fragmentada.

Se você tentar suprimir a proliferação de pensamentos, sua mente vai ficar demasiadamente focada.

Se você não conseguir perceber a lucidez profunda de rigpa, você vai ficar perdido em um estado vago, sem nitidez.

Se você não tem uma experiência profunda decisiva, você vai ser seduzido pela dúvida e influenciado pelas circunstâncias.

Se você usar seu corpo, fala e mente de uma forma artificial, sua confusão será agravada pelos conceitos.

Qualquer um destes seis erros constitui um obscurecimento. Aqueles que buscam autenticidade devem eliminá-los da sua meditação.

 

Compreensão errônea do Mahayana

Existem seis formas de compreensão errônea do espírito do Mahayana:

Já que verdadeiramente todos os seres sencientes são  herdeiros dos vitoriosos, tratá-los com  condescendência  ou menosprezo é uma compreensão errônea  do espírito do Mahayana.

Como todos aqueles que pedem ajuda estão sendo bondosos, encorajando-os a se ocupar de ações positivas, ficar de braços cruzados é uma compreensão errônea  do espírito do Mahayana.

Porque inimigos e demônios que causam prejuízo são os mais excelentes objetos de sua paciência, ter raiva ou se ressentir é uma compreensão errônea  do Mahayana.

Porque as críticas às suas falhas é uma instrução de prática espiritual que dissipa essas falhas, reagir defensivamente ou se desequilibrar emocionalmente é uma compreensão errônea  do Mahayana.

Porque ganho, honra e fama são servos do demônio da ruína, ser dominado pelas oito preocupações mundanas e conceitos é uma compreensão errônea do Mahayana.

Porque bênçãos e poderes espirituais podem ser maras, reagir a eles com orgulho e auto importância é uma má compreensão  do espírito do Mahayana.

Muitos com tal compreensão errônea vagam pelo samsara.

 

Créditos da imagem: Inteligência artificial Dall.E


¹ Por exemplo, culpar os ensinamentos ou professores por não salvar você do carma negativo.
² Copiar os textos sagrados, fazer oferendas, ser generoso, escutar os ensinamentos, memorizar os ensinamentos, ler  as escrituras, explicar os ensinamentos aos outros, entoar preces  e liturgias, contemplar o significado dos ensinamentos, e  meditar.

 

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